·
Clareza
·
Objetividade
·
Letras (fonte)
compatível
·
Organização
·
Apresentação
·
Se está de acordo
com o planejamento e a turma.
·
Diversidade de
questões
·
Questões criativas
e prazerosas
·
Tamanho e
quantidade de questões.
·
Enunciados bem
elaborados.
|
2)
O que você orienta aos professores
na elaboração de questões dissertativas (abertas)?
A
melhor maneira de utilizar este tipo de questão é propor um problema autêntico,
com dados e informações, para que o aluno construa uma explicação. Este
cuidado faz com que os alunos procurem utilizar conceitos e conhecimentos
esperados, limitando assim a abrangência da resposta.
Fuja
de questões como “o quê você acha”, “em sua opinião” e outras questões amplas
demais como “discorra sobre tal assunto”. O aluno precisa articular o que ele
sabe, mas precisa também entender o que você quer dele. O direcionamento
nesse tipo de questão é fundamental.
|
3)
O que você orienta aos professores na elaboração de
questões objetivas (fechadas)?
·
Permite
incluir vários assuntos numa só prova e os alunos até arriscam acertar quando
não sabem o que foi pedido, na sorte.
·
Mas
devem ser elaboradas com precisão e quantidade adequada de opções para resposta.
·
Ter
muito cuidado com imagens nas provas que devem ser claras e evidentes com a
questão.
|
4)
Com relação a quantidade de questões
e a valorização, qual a sua orientação?
*Não
gosto de provas extensas.
*Mas
é necessário equilíbrio entre valorização e quantidade de questões.
*Quanto
à valorização priorizo muito a faixa etária e também nível de turma.
*Devido
imaturidade de muitas crianças é preciso estar atentos a valorização que
aponte o real nível de aprendizagem de cada um.
|
5)
Com relação ao conteúdo da
avaliação, o que você observa e orienta?
As avaliações devem conter o conteúdo
estudado, o que também precisa ter transdisciplinariedade.
Ver textos como fonte de construção em
qualquer disciplina.
|
6)
O que não precisa conter numa avaliação?
*Questões de caça-texto
* Questões somente abertas.
* Pegadinhas
* Falta de objetivo em questões.
*Questões que cobrem a mesma coisa ou que
respondam outras da atividade.
*Muitas questões de opinião pessoal.
|
7)
No momento da correção da avaliação,
o que você considera importante?
*Análise das respostas das crianças e
valorização do que a criança fez com coerência.
|
8)
Após a correção da avaliação o que
você orienta?
*Que a professora analise com a criança o
que ela errou.
Avaliação como fonte de construção nos anos iniciais.
|
Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
Nenhum comentário:
Postar um comentário