quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Como analisar uma prova?Dicas para análises de avaliações/ provas

Como analisar uma  AVALIAÇÃO?


1)   Quais os aspectos que você observa quando analisa uma avaliação?

·        Clareza
·        Objetividade
·        Letras (fonte) compatível
·        Organização
·        Apresentação
·        Se está de acordo com o planejamento e a turma.
·        Diversidade de questões
·        Questões criativas e prazerosas
·        Tamanho e quantidade de questões.
·        Enunciados bem elaborados.

2)   O que você orienta aos professores na elaboração de questões dissertativas (abertas)?

A melhor maneira de utilizar este tipo de questão é propor um problema autêntico, com dados e informações, para que o aluno construa uma explicação. Este cuidado faz com que os alunos procurem utilizar conceitos e conhecimentos esperados, limitando assim a abrangência da resposta.
Fuja de questões como “o quê você acha”, “em sua opinião” e outras questões amplas demais como “discorra sobre tal assunto”. O aluno precisa articular o que ele sabe, mas precisa também entender o que você quer dele. O direcionamento nesse tipo de questão é fundamental.

3)   O que você orienta aos professores na elaboração de questões objetivas (fechadas)?

·        Permite incluir vários assuntos numa só prova e os alunos até arriscam acertar quando não sabem o que foi pedido, na sorte.
·        Mas devem ser elaboradas com precisão e quantidade adequada de opções para resposta.
·        Ter muito cuidado com imagens nas provas que devem ser claras e evidentes com a questão.




4)   Com relação a quantidade de questões e a valorização, qual a sua orientação?


*Não gosto de provas extensas.
*Mas é necessário equilíbrio entre valorização e quantidade de questões.
*Quanto à valorização priorizo muito a faixa etária e também nível de turma.
*Devido imaturidade de muitas crianças é preciso estar atentos a valorização que aponte o real nível de aprendizagem de cada um.



5)   Com relação ao conteúdo da avaliação, o que você observa e orienta?

     As avaliações devem conter o conteúdo estudado, o que também precisa ter transdisciplinariedade.
  Ver textos como fonte de construção em qualquer disciplina.


6)   O que não precisa conter numa avaliação?

 *Questões de caça-texto
 * Questões somente abertas.
 * Pegadinhas
 * Falta de objetivo em questões.
 *Questões que cobrem a mesma coisa ou que respondam outras da atividade.
*Muitas  questões de opinião pessoal.



7)   No momento da correção da avaliação, o que você considera importante?

   *Análise das respostas das crianças e valorização do que a criança fez com coerência.


8)   Após a correção da avaliação o que você orienta?

 *Que a professora analise com a criança o que ela errou.
  Avaliação como fonte de construção nos anos iniciais.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário