Lembretes!!!!
OBS:
Diversificar as atividades e planejar bem
as aulas. Um professor sem planejamento fica perdido e a turma não evolui.
Ø Faça
uma sequência didática ou um plano de aula semanal a partir de uma história.
Ø Trabalhe
a mesma história diariamente até os alunos conseguirem fazer o reconto da mesma, com detalhes.
Ø Escolha
músicas diversas de acordo com a história;
Ø Explore
a dança a mímica o teatro
Ø Trabalhe
sensações pelo tato, olfato, paladar...
Ø Seriação
dos personagens da história
Ø Classificação
Ø Artes
Ø Faça
cartazes com parlendas, desenho e o
título da história, frases ou músicas (lembre-se do ambiente alfabetizador)
Ø Contagem
e recitação de números a partir de músicas (Mariana, a galinha do vizinho) ...
Ø Reconhecimento
do nome através de crachás, fichas e letras móveis.
Ø Quebra
cabeça do nome próprio.
Ø Analise
e síntese
Ø Avalie
diariamente o seu aluno, registre e coloque no portfólio
Lembre-se das atividades que
se repetem diariamente;
Ø Roda
de conversa, entrega de crachás, o tempo, dia da semana, leitura do alfabeto,
numerais e dos rótulos/embalagens e cartazes da sala. Tudo que existe na sala
deve ser explorado, ou seja, nada é meramente um enfeite.
Tenham sempre o planejamento em mãos para
consulta, nele tem todas essas orientações e várias outras.
ALGUMAS IDEIAS DE
ATIVIDADES PARA TRABALHAR O COGNITIVO, MOTRICIDADE FINA E AMPLA, NOÇÕES DE LATERALIDADE
E COORDENAÇÃO MOTORA.
Algumas atividades que podem ser feitas, que
contribuem muito para o desenvolvimento cognitivo da
criança, trabalhando sua motricidade fina e ampla, sua ludicidade e
também suas noções de lateralidade e coordenação motora.
- Andar livremente, batendo
palmas;
- Andar para
frente;
- Andar de costas;
-
Andar com as mãos na cabeça ou na cintura;
-
Andar na ponta dos pés;
-
Andar encostando um pé à frente do outro;
- Andar sobre diferentes tipos de
linhas traçadas no chão (retas e curvas) ou sobre o contorno de figuras
geométricas;
- Andar, com as pernas abertas,
sobre uma corda esticada no chão;
- Andar procurando seguir determinado ritmo,
que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar palmas, batidas do pé,
músicas etc. para marcar o ritmo);
- Andar aos pares ou trios, de
mãos dadas, seguindo em estímulo auditivo (música, por exemplo); cessando o
estímulo, as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.
- Recorte e
colagem (papel picado, grãos, contas).
- Rasgar papéis
com as mãos.
- Amassar os papéis picados.
- Confecção de colares.
- Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel.
- Massinhas de modelar.
- Argila
- Brincar de faz-de-conta.
- Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer
caretas, piscar.
- Dançar.
- Jogos de memória
- Correr com e sem apoio.
- Equilibrar-se num pé só/pular com os dois pés/
num só pé...
- Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos
outros.
- Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo,
azedo.
- Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado.
- Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas,
cantigas de roda, canções folclóricas.
- Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e
repetidas frequentemente.
- Observar e explorar o ambiente através do tato.
-Andar pelas formas geométricas/ Identificar
formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo.
- Caminhos das cores/tapetinho identificar cores.
- Representa, por meio de gestos, sem utilização de
objetos, o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar,
etc.
- Rodinha para conversação.
- Andar imitando um trenzinho, transpondo
obstáculos, passando por baixo de mesas eu formarão um túnel, circundar
objetos.
- Morto-vivo (jogo)
- Andando, chegar a um ponto determinado na sala,
equilibrando um objeto na mão, na cabeça, etc.
- Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água,
massa para desenvolver a percepção tridimensional, a percepção de distância e
orientação espacial.
- Ajudá-la no desenvolvimento do vocabulário,
encorajando-a na identificação das atividades realizadas nas tarefas diárias.
- Ensiná-la a identificar as roupas que usa e os
diferentes passos no processo de vestir e despir.
- Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o
canto acompanhado de instrumentos musicais.
- Exercícios para desenvolver a lateralidade (andar
em linha reta; curva; ziguezague, andar em pistas limitadas com fita, etc.)
- Desenho espontâneo com lápis de cera.
- Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas
duras e flexionadas.- Utilizar fantoches, teatro de máscaras, teatro de sombra
para apresentação (histórias) às crianças.
- Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do
coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de
animais conhecidos.
- Desenhar um caracol no chão, as crianças devem
andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar.
- Manipulação de material de sucata.
- Conversar com as crianças ao máximo, aproveitando
todos os momentos, tendo como temas sua família, seus brinquedos, seus amigos,
suas brincadeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário