quarta-feira, 27 de maio de 2015

Orientações para planejamentos

Lembretes!!!!

OBS: Diversificar as atividades e planejar bem as aulas. Um professor sem planejamento fica perdido e a turma não evolui.

Ø  Faça uma sequência didática ou um plano de aula semanal a partir de uma história.
Ø  Trabalhe a mesma história diariamente até os alunos conseguirem fazer o reconto  da mesma, com detalhes.
Ø  Escolha músicas diversas de acordo com a história;
Ø  Explore a dança a mímica o teatro
Ø  Trabalhe sensações pelo tato, olfato, paladar...
Ø  Seriação dos personagens da história
Ø  Classificação 
Ø  Artes
Ø  Faça cartazes com  parlendas, desenho e o título da história, frases ou músicas  (lembre-se do ambiente alfabetizador)
Ø  Contagem e recitação de números a partir de músicas (Mariana, a galinha do vizinho) ...
Ø  Reconhecimento do nome através de crachás, fichas e letras móveis.
Ø  Quebra cabeça do nome próprio.
Ø  Analise e síntese
Ø  Avalie diariamente o seu aluno, registre e coloque no portfólio

Lembre-se das atividades que se repetem diariamente;

Ø  Roda de conversa, entrega de crachás, o tempo, dia da semana, leitura do alfabeto, numerais e dos rótulos/embalagens e cartazes da sala. Tudo que existe na sala deve ser explorado, ou seja, nada é meramente um enfeite.

                           Tenham sempre o planejamento em mãos para consulta, nele tem todas essas orientações e várias outras.



ALGUMAS IDEIAS DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR O COGNITIVO, MOTRICIDADE FINA E AMPLA, NOÇÕES DE LATERALIDADE E COORDENAÇÃO MOTORA.

Algumas atividades que podem ser feitas, que contribuem muito para o desenvolvimento cognitivo da criança, trabalhando sua motricidade fina e ampla, sua ludicidade e também suas noções de lateralidade e coordenação motora. 

 - Andar livremente, batendo palmas;
-  Andar para frente;
-  Andar de costas;                                                             
- Andar com as mãos na cabeça ou na cintura;
- Andar na ponta dos pés;
- Andar encostando um pé à frente do outro;
- Andar sobre diferentes tipos de linhas traçadas no chão (retas e curvas) ou sobre o contorno de figuras geométricas;
- Andar, com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão;
 - Andar procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar palmas, batidas do pé, músicas etc. para marcar o ritmo);
- Andar aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo em estímulo auditivo (música, por exemplo); cessando o estímulo, as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.
- Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas).
- Rasgar papéis com as mãos.
- Amassar os papéis picados.

- Confecção de colares.

- Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel.

- Massinhas de modelar.

- Argila

- Brincar de faz-de-conta.

- Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar.

- Dançar.
 - Jogos de memória
- Correr com e sem apoio.

- Equilibrar-se num pé só/pular com os dois pés/ num só pé...

- Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos outros.

- Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo.

- Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado.

- Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas.

- Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e repetidas frequentemente.

- Observar e explorar o ambiente através do tato.

-Andar pelas formas geométricas/ Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo.

- Caminhos das cores/tapetinho identificar cores.

- Representa, por meio de gestos, sem utilização de objetos, o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc.

- Rodinha para conversação.

- Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por baixo de mesas eu formarão um túnel, circundar objetos.

- Morto-vivo (jogo)

- Andando, chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um objeto na mão, na cabeça, etc.

- Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água, massa para desenvolver a percepção tridimensional, a percepção de distância e orientação espacial.

- Ajudá-la no desenvolvimento do vocabulário, encorajando-a na identificação das atividades realizadas nas tarefas diárias.

- Ensiná-la a identificar as roupas que usa e os diferentes passos no processo de vestir e despir.

- Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o canto acompanhado de instrumentos musicais.

- Exercícios para desenvolver a lateralidade (andar em linha reta; curva; ziguezague, andar em pistas limitadas com fita, etc.)

- Desenho espontâneo com lápis de cera.

- Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas duras e flexionadas.- Utilizar fantoches, teatro de máscaras, teatro de sombra para apresentação (histórias) às crianças.

- Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos.

- Desenhar um caracol no chão, as crianças devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar.

- Manipulação de material de sucata.

- Conversar com as crianças ao máximo, aproveitando todos os momentos, tendo como temas sua família, seus brinquedos, seus amigos, suas brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário