quarta-feira, 15 de abril de 2015

Interpretação de textos 6º e 7º anos



Interpretação de textos 6º e 7º anos

TEXTO 1
O HOMEM FAZ O CLIMA. E FAZ MAL

A interferência do homem no meio ambiente pode acelerar em milhares de anos os processos naturais de mudanças climáticas e trazer graves consequências à vida na Terra. O consumo desenfreado e a explosão demográfica têm sido fatores de forte influência entre as atividades humanas.
Em consequência, fenômenos como a elevação da taxa de emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera podem atingir picos incontroláveis em poucas décadas, sem que a vida na Terra consiga se adaptar. Se nada for feito, daqui a um século poderemos viver num ambiente de catástrofe.

Se a temperatura não parar de subir, daqui a cerca de 100 anos poderemos ter grandes mudanças na ocorrência de fenômenos como tormentas e furacões. A elevação do nível dos oceanos, consequência do aquecimento global, pode levar o mar a invadir parte das grandes cidades litorâneas e se misturar com fontes de água potável, como os rios que nele deságuam, salinizando-as. Águas provenientes do derretimento dos picos das montanhas geladas poderão invadir vales e cidades em seu entorno. Espécies mais sensíveis correm o risco de extinção, causando desequilíbrio nos ecossistemas e nas cadeias alimentares.
O cenário de catástrofe está desenhado. Resta ao homem fazer alguma coisa para evitar a concretização dessas profecias.
(Karen Gimenez. O homem faz o clima. E faz mal. Superinteressante, São Paulo, set. 2008.Edição especial. As 30 maiores descobertas da ciência, p. 34. Adaptado.)

Leia o texto 1 e responda:

1.Qual é o assunto do texto?

2. Segundo o texto quais são os fatores de forte influência humana no meio ambiente?

3. Ainda de acordo com o texto, o que pode ocorrer daqui há um século se a temperatura continuar subindo?

4. A finalidade desse texto é:
a) conscientizar as pessoas.                                 b)pressionar os políticos.
c) criticar o consumo desenfreado.                      d)investigar as causas do aquecimento global.

5. Assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso):

(   ) No futuro, as taxas de emissão de gás carbônico podem atingir picos incontroláveis
(    ) Os efeitos da ação do homem sobre o clima da Terra são pequenos.
(  ) Daqui a 100 anos pouca coisa mudará no nosso planeta, pelo que se observa atualmente.
(   ) Os hábitos de consumo das sociedades afetam o meio ambiente.

6.Dos problemas causados pelo homem ao meio ambiente só não é citado(a) no texto:
a) o aumento da taxa de emissão de gás carbônico.           
 b)a ocorrência de tormentas e furacões.
c) a elevação do nível dos oceanos.         
d)o congelamento das águas dos rios.

7. No último parágrafo o  autor expressa:
a) um alerta para que as pessoas mudem seus hábitos.  
b) uma crítica ao consumo desenfreado.
c) um comentário sobre a situação mundial.
d)um sentimento de revolta contra as atitudes governamentais.

TEXTO 2
(Fonte charge: Internet)

8.Observe a imagem, que elementos você identifica como ação humana no meio ambiente?
9.Sobre o que o pai está falando? Mas quando o filho diz “o clima”, o que realmente ele quer dizer?

10. Relacione o texto O homem faz o clima. E faz mal com essa charge.










Leitura: De olho no meio ambiente
De olho no meio ambiente

Você toma banho, viaja, compra coisas, come, vai à escola e faz as mesmas coisas que quase
todo mundo faz. E a gente pode não perceber, mas todas essas ações causam impacto na natureza.
Faz pouco tempo que a humanidade começou a se preocupar com isso. Antigamente, as pessoas
não tinham consciência de que suas ações afetavam a vida de outros seres. A população era bem menor, e o modo de vida era muito diferente.
Assim, usar madeira de uma árvore para fazer uma casa não seria um problema. Mas, para
erguer uma cidade, uma floresta inteira poderia ser destruída, mudando a vida de muitos seres. Além  disso, com uma população maior, há mais interferência no ambiente para ter plantações, ruas, indústrias e fontes de energia.
Graças aos avanços da ciência, pouco a pouco, o homem foi percebendo que causava
desequilíbrio no ambiente e descobrindo quanto isso era grave.
Preocupado, em 1866, o alemão Ernest Haeckel criou um termo para definir uma ciência que
estava surgindo: a ecologia, que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente.
Mas foi só no século 20 que o assunto passou a ser mais discutido. Em 5 de junho de 1972, foi
realizada a primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente para destacar a importância de proteger a natureza e melhorar as condições de vida do planeta. A data foi escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente. Hoje, todos sabem que é importante preservar a natureza, e a data serve para lembrar que devemos pensar sobre o problema.
A cada ano, nascem 77 milhões de pessoas. É mais gente consumindo produtos e recursos
naturais. Aí, as indústrias produzem mais, muitas poluem o ar, as águas e o solo. Lixo, contaminação dos mares e poluição do ar e do solo não são ruins só para os humanos. Se outros seres vivos ficam sem alimento ou casa, podem desaparecer, piorando o desequilíbrio ecológico.
Além de tentar recuperar o que foi destruído, temos de encontrar soluções para que as pessoas
vivam bem sem prejudicar a natureza.
Hoje, há cerca de 6,5 bilhões de pessoas na Terra. Calcula-se que, em 2050, sejam mais de 9
bilhões. Se toda essa turma ajudar, a Terra poderá se tornar um lugar melhor para os habitantes de todas as espécies.
Revista Recreio, maio de 2008. p. 24. (Texto adaptado)


Sobre o texto 1, marque a resposta correta.

1) No trecho “Faz pouco tempo que a humanidade começou a se preocupar com isso” (linha 03), a
palavra sublinhada refere-se ao trecho

(A) “...essas ações causam impacto na natureza.”
(B) “...há cerca de 6,5 bilhões de pessoas na Terra.”
(C) “...faz as mesmas coisas que quase todo mundo faz.”
(D) “...usar madeira de uma árvore para fazer uma casa...”
(E) “A data foi escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.”

2) O autor do texto De olho no meio ambiente afirma que, por alguma razão, o homem tomou
consciência de que suas ações prejudicavam a natureza.
A frase que aponta essa razão é
(A) “Mas foi só no século 20 que o assunto passou a ser mais discutido.”
(B) “Antigamente, as pessoas não tinham consciência de que suas ações afetavam a vida de outros
seres.”
(C) “Hoje, todos sabem que é importante preservar a natureza, e a data serve para lembrar que
devemos pensar sobre o problema.”
(D) “Além disso, com uma população maior, há mais interferência no ambiente para ter plantações,
ruas, indústrias e fontes de energia.”
(E) “Graças aos avanços da ciência, pouco a pouco, o homem foi percebendo que causava
desequilíbrio no ambiente e descobrindo quanto isso era grave.”

3) No trecho “Aí, as indústrias produzem mais, e muitas poluem o ar, as águas e o solo.” , o
valor semântico do termo em destaque é
(A) causa.
(B) adição.
(C) oposição.
(D) explicação.
(E) consequência.

Atividade Avaliativa de Ensino Religioso

I-                    Sobre o tema meio ambiente discutido em seminários, e a partir da leitura do texto abaixo, responda as questões que se seguem:

 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. A humanidade precisa buscar o desenvolvimento econômico garantindo o equilíbrio ecológico.

Desenvolvimento sustentável é: “Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”

Adotar a prática dos três “erres”: o primeiro R, de REDUÇÃO, que se recomenda evitar adquirir produtos desnecessários; o segundo R. de REUTILIZAÇÃO, que sugere que se reaproveite embalagens, plásticos e vidros, por exemplo; por fim, o terceiro e último R, de RECICLAGEM, que orienta separar o que pode ser transformado em outro produto ou, então, em produto semelhante.


http://educacaodevalor.blogspot.com.br/2011/11/atividade-sobre-desenvolvimento.html

1-      Explique com suas palavras o que você compreende por desenvolvimento sustentável.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2-      Cite duas ações que você e sua família podem praticar para ajudar no desenvolvimento sustentável do planeta.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3-      Escolha um dos quatro elementos e complete as lacunas: (água, fogo, ar e terra)
Elemento:__________________________________________________________

Simbologia:_______________________________________________________

Qual a importância dele para a vida na terra:

__________________________________________________________________

Problemas ocasionados pelo homem que envolve esse elemento (causas e consequências). ___________________________________________________________________

4-      Associe:

(1) reciclagem                                                  (         )Separação do lixo por categoria

(2) degradação                                                (         )destruição do meio ambiente

(3) reflorestamento                                      (         )reaproveitamento da matéria-prima

(5) Coleta seletiva                                          (         )recuperação do solo

II- Se você fosse convidado a criar um slogan (frase)  para um projeto de sustentabilidade, qual sugeria?

_________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Muito Bom estes exercícios. Eu sempre falo da questão ambiental com meus alunos. É de suma importância, se quisermos continuar vivendo nessa Terra.

    ResponderExcluir