O passo na escada
Depois... muito depois... o
ruído de um passo. Um passo forte, límpido, vivo, familiar. Um passo que vem
vindo e que sobe depressa os degraus de uma escada.
Um passo que ouço extasiada e espero numa ânsia sem palavras,
reconhecendo entre todos os outros o seu pisar, ágil e diferente; que a tudo,
como a mim, enche de segurança.
Sei que para chegar não encontra embaraços; pula os degraus de
dois em dois, correndo. Sinto-o ao longe, ouço vir, quero-lhe bem. Subindo,
escuto-o definir-se, aproximar-se, entrar...
É um passo que me encontra, me conforta e me atrai. É de súbito, o
passo toma corpo, tornam-se dois braços que me arrebatam do chão, faz-se um
rosto de homem, sorridente, belo, moço, um rosto de carinho e de alegria que eu
não canso de ver e rever todo o dia, um rosto que se inclina sobre a minha
pequenez com adoração. Um rosto que
resume todas as minhas ideiazinhas de força e de confiança, o símbolo de toda
proteção: PAPAI!
Maria Eugênia Celso, Poesia para a infância.
Interpretação de Texto
1- Os fatos acontecem: 1ac
( ) Ao ar livre (
) Dentro de uma casa
( ) No quintal
______________________________________________________________________________
2- Onde estava a pessoa que
esperava o pai? 1ac
( ) Ao pé da escada (
) No meio da escada (
) Na parte superior da casa
___________________________________________________________________________
3-
Quais são os personagens do
texto? 2ac
A)
_____________________________________ B)____________________________________
4-
De acordo com a terceira linha do texto, de que maneira o pai sobe
os degraus da escada?___________________________________2ac
5-
Cite algumas qualidades
atribuídas ao passo do pai: 2ac
__________________________________________________________________________________
6-
A expressão “O passo toma corpo” significa que: 1ac
( ) O pai levanta o
corpo da filha do chão.
( ) Antes ela ouvia os
passos e imaginava a figura do pai, mas agora já vê o pai em pessoa.
_______________________________________________________________________________
7-
Personagens: Assinale uma característica evidente da filha no
texto: 1ac
________________________________________________________________________________________________
Leia atentamente o texto abaixo:
Texto: Amor de Menino
Tudo cura o tempo, tudo faz
esquecer, tudo gasta, tudo dirige tudo acaba. Atreve-se o tempo a coluna de
mármore, quanto mais a corações de cera! São afeições como as vidas, que não há
mais certo sinal de haverem de durar pouco, que terem durado muito. São como as
linhas, que partem do centro para circunferência, que quanto mais continuadas,
tanto menos unidas. Por isso os antigos sabiamente pintaram o amor menino: porque
não há amor tão robusto que chegue a ser velho. De todos os instrumentos com
que o armou a natureza, o desarme o tempo. Afrouxa-lhe o arco, com que já não
atira; embota-lhe as setas, com que já não fere; abre-lhe os olhos, com que vê
que não via; e faz-lhe crescer as asas com que voa e foge. A razão natural de
toda essa diferença é porque o tempo tira a novidade às coisas, descobre-lhes
os defeitos, enfastia-lhe o gosto, e basta que sejam usadas para não serem as
mesmas. Se gasta o ferro com o uso, quanto mais o amor? O mesmo amar é causa de
não amar e ter amado muito de amar a menos.
Vieira, Padre Antônio.Sermões. São Paulo.1957
Vocabulário:
Robusto: sadio, saudável. Enfastia: senti-lo Embota:
enfraquecer.
Transitório: passageiro. Depreender: deduzir
Assinale com x a resposta correta nas questões abaixo:
1- O tema central do texto demonstra um valor:
1ac
A) ( )
material e concreto C) ( )
Espiritual e de pouco significado para a vida humana.
B) ( )
material e bom D)( )
Espiritual de grande significado para a vida humana.
2- Este texto acentua o problema: 1ac
A)
Do tempo
B) da riqueza C)
Da pobreza D) Da vida.
3-Podemos entender do texto: 1ac
A) ( )
Os valores humanos sobrevivem ao tempo.
B) ( )
Tudo na vida não tem valor.
C) ( )
Espírito e valores são iguais.
D) ( )
Os sentimentos humanos são transitórios.
Gramática
4-Com relação a oração abaixo,assinale a alternativa correta:
A oração:Espíritos e valores, são iguais.É 1ac
A) (
) Sujeito simples.
B) ( )
Sujeito Composto.
C) ( )
Sujeito Indeterminado.
D) ( )
Sujeito Inexistente ou oração sem sujeito.
5- Quanto a
predicação do verbo, responda: A oração O
menino é feliz pertence a qual
predicado? 1ac
A) ( )
Predicado Verbal.
B) ( )
Predicado Nominal.
________________________________________________________________________________________________
De acordo com os estudos Gramaticais
realizados em sala de aula, RESPONDA as atividades propostas: 5ac
IDENTIFIQUE os sujeitos das orações, seguindo os códigos:
(A) Sujeito Simples; (B) Sujeito Composto; (C)
Sujeito Indeterminado; (D) Sujeito Inexistente; (E) Sujeito Oculto.
1. (
) Há muitas pessoas na sala.
2. (
) Assaltaram o Banco do Brasil.
3. (
) Brincamos ontem o dia inteiro de bola.
4. (
) Juliana brincou de boneca.
5. (
) Juliana e Ana brincaram de Bonecas.
___________________________________________________________________________________________________
OBSERVE os termos em destaque e coloque P para
predicado S para sujeito: 5ac
1. (
) Meu pai plantou uma árvore;
2. (
) O medo e a violência espalharam
pela cidade;
3. (
) A estrada estava cheia de
buracos;
4. (
) Aconteceram surpresas
agradáveis;
5. (
) Ele viajará amanhã.
________________________________________________________________________________________________
LEIA os verbos destacados abaixo e diga se eles
são INTRANSITIVOS ou TRANSITIVOS: 5ac
1. ( ) As crianças precisam de carinho;
2. ( ) A nascente do rio secou;
3. ( ) A menina sorria para sua mãe;
4. ( ) Os garotos vendiam
sorvete na praia.
5. ( ) A árvore caiu.
O menino e o arco-íris
Era uma vez um menino curioso e entediado. Começou assustando-se com as
cadeiras, as mesas e os demais objetos domésticos. Apalpava-os, mordia-os e
jogava-os no chão: esperava certamente uma resposta que os objetos não lhe
davam. Descobriu alguns objetos mais interessantes que os sapatos: os copos –
estes, quando atirados ao chão, quebravam-se. Já era alguma coisa, pelo menos
não permaneciam os mesmos depois da ação. Mas logo o menino (que era
profundamente entediado) cansou-se dos copos: no fim de tudo era vidro e só
vidro.
Mais tarde pôde passar para o quintal e descobriu as galinhas e as
plantas. Já eram mais interessantes, sobretudo as galinhas, que falavam uma
língua incompreensível e bicavam a terra. Conheceu o peru, a galinha-d´Angola e
o pavão. Mas logo se acostumou a todos eles, e continuou entediado como sempre.
Não pensava, não indagava com palavras,
mas explorava sem cessar a realidade.
Quando pôde sair à rua, teve novas
esperanças: um dia escapou e percorreu o maior espaço possível, ruas, praças,
largos onde meninos jogavam futebol, viu igrejas,
automóveis e um trator que modificava um terreno. Perdeu-se. Fugiu outra vez
para ver o trator trabalhando. Mas eis que o trabalho do trator deu na
banalidade: canteiros para flores convencionais, um coreto etc. E o menino
cansou-se da rua, voltou para o seu quintal.
O tédio levou o menino aos jogos de azar, aos banhos de mar e às
viagens para a outra margem do rio. A margem de lá era igual à de cá. O menino
cresceu e, no amor como no cinema, não encontrou o que procurava. Um dia,
passando por um córrego, viu que as águas eram coloridas. Desceu pela margem,
examinou: eram coloridas!
Desde então, todos os dias dava um jeito de ir ver as cores do córrego.
Mas quando alguém lhe disse que o colorido das águas provinha de uma lavanderia
próxima, começou a gritar que não, que as águas vinham do arco-íris. Foi
recolhido ao manicômio.
E daí?
(GULLAR, Ferreira. O menino e o
arco-íris. São Paulo: Ática, 2001. p. 5)
INTERPRETANDO
O TEXTO
Após ler atentamente o texto,
1.Identifique: 3ac
Título:___________________________________________________________________________
Autor:___________________________________________________________________________
Obra da qual faz parte:______________________________________________________________
2.“Mas
logo se acostumou a todos eles”. O termo em
destaque refere-se no texto a: 1ac
(A)
animais no quintal. (B) cadeiras e mesas.
(C)
sapatos e copos.
(D) jogos de azar.
3. Pode-se concluir
que o tema do texto é:1ac
(A)
a curiosidade. (B) a insatisfação.
(C)
a natureza. (D) a saudade.
4. De acordo com o
texto, o menino procurava, desde criança, por: 1ac
(A)
alguma coisa surpreendente. (B) galinhas e plantas interessantes.
(C)
um arco-íris. (D) banhos de mar.
5. “E daí?” A frase
final do
texto demonstra que a opinião do narrador
sobre o destino do menino é de:
1ac
(A)
pena e desespero.
(B) simpatia e aprovação.
(C)
indiferença e conformismo. (D) esperança e simpatia.
6. “Desceu pela
margem, examinou: eram coloridas!”
No
trecho, os sinais de pontuação empregados assinalam: 1ac
(A)
o tédio do menino.
(B) a surpresa do menino.
(C)
a dúvida do narrador.
(D) o comentário do narrador.
7.
Esse texto é: 1ac
(A) uma crônica (B)
uma notícia (C) informativo (D) fábula
8. Como você descreveria o menino? 3ac
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Por que o menino sempre abandonava as coisas que encontrava? 2ac
_____________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Comente sobre o desfecho do texto, dando sua opinião.3ac
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A disciplina do amor
Foi na França, durante a segunda
grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia
esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da
tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria,
acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já
conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele
correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo
voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono
apontava lá longe. Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi
convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente
até a esquina, fixo, o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé,
atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim
que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro até
chegar o dia seguinte.
Então, disciplinadamente, como se
tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu posto de espera. O jovem morreu
num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança.
Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando àquela hora ele disparava
para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias. Com o passar dos
anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado
que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para
outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo
(era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na esquina. As pessoas
estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando... Uma tarde (era inverno)
ele lá ficou, o focinho voltado para aquele direção.
( Lygia Fagundes Telles.
A disciplina do amor. Nova Fronteira, 1989 )
ESTUDO DO TEXTO
01) O cachorro
esperava o seu dono diariamente, na esquina, num ritual disciplinado. Qual era o
"ritual" do
cachorro ao esperar o seu dono?
___________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
02) Qual era a
relação do cachorro com as outras pessoas da vila? 2ac
_________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
03) Que
sentimento alimentava as atitudes do cachorro em relação ao seu dono? 1ac
( ) tristeza ( ) esperança ( )
ansiedade
04) O jovem morreu em bombardeio e as pessoas ficaram
preocupadas com o cachorro. 2ac
a) O que elas fizeram ao perceber que o cão continuava esperando seu
dono? __________________
__________________________________________________________________________________
b) Qual foi a reação do cachorro em relação às
atitudes das pessoas?
05) Leia com atenção um trecho do texto.
|
Caracterize o comportamento:
(2ac.)
a) Das pessoas que conheceram o
jovem soldado.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Do cachorro. _______________________________________________________________
_________________________________________________________________________
6) “... uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela
direção.”
O que este trecho do texto nos indica? 2ac
_____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
11) O texto tem como título "A disciplina do amor". Explique o significado desta
expressão. 1ac
12) O que você percebe, ao ler o texto, que aconteceu com
o cachorro, no final desta história? Grife no texto a parte que comprova este
fato. 2ac
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