Cartaz do poema a Chuvinha
Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
sexta-feira, 27 de março de 2015
sábado, 21 de março de 2015
Projeto: Água - Almofadas em forma de gotinhas!
Escola Municipal Maria Dutra de Aguiar:Projeto Água : Um Pingo de Consciência
Gotinhas amigas
Trabalhando com o "Projeto Água: Um pingo de consciência!", nossos alunos levam para casa a “GOTINHA AMIGA” e juntamente com seus familiares, refletem sobre o uso consciente da água em cada residência.
Acreditamos que são nossas crianças que podem fazer a diferença e mudar as atitudes de muitos adultos.
Sem a água, não há vida!
Gotinhas amigas
Trabalhando com o "Projeto Água: Um pingo de consciência!", nossos alunos levam para casa a “GOTINHA AMIGA” e juntamente com seus familiares, refletem sobre o uso consciente da água em cada residência.
Acreditamos que são nossas crianças que podem fazer a diferença e mudar as atitudes de muitos adultos.
Sem a água, não há vida!
Dia Mundial da àgua/ PROJETO ÁGUA: UM PINGO DE CONSCIÊNCIA-2015
Projeto Água: Não deixe a última gota cair Escola Leon Renault
Painéis e atividades realizadas nas escolas do município de Brumadinho.
Projeto Água -2015 / Dia Mundial da água
A partir do projeto institucional Água: Um Pingo de Consciência, montamos o projeto para nossa escola.
TURMAS: Maternal 3 ao 5º ano Turno: Tarde
A equipe da Escola Municipal Leon Renault, acredita que valores como respeitar o que a natureza nos fornece, devem ser repassados para as crianças. Sabemos que nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza.
Artes
Desenho livre e de observação
Recorte e colagem
Dobraduras
Releitura de obras de arte
Modelagem com areia e argila
Técnicas de pintura
Maquetes
Jogo da memória
Música e movimento:
Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema
Ginástica historiada
Circuito da água
Projeto Água: Não deixe a última gota cair!
TURMAS: Maternal 3 ao 5º ano Turno: Tarde
JUSTIFICATIVA:
A equipe da Escola Municipal Leon Renault, acredita que valores como respeitar o que a natureza nos fornece, devem ser repassados para as crianças. Sabemos que nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza.
O projeto “Água:
Não deixe a última gota cair” vem
sendo desenvolvido, visando à conscientização dos alunos, quanto ao uso da
água.
OBJETIVOS:
Ø Valorizar
a água como um recurso precioso
Ø
Utilizar a água com consciência, pensando no
próximo.
Ø
Conhecer os fenômenos da natureza referentes à água
(rios, chuvas, etc.).
Ø
Conscientizar- se do papel do homem na preservação
dos rios, lagos e mares.
Ø
Perceber a dependência dos seres vivos em relação
ao meio ambiente, em especial a água.
Ø
Reconhecer a ação do homem na transformação do meio
ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
Desenvolvimento.
Desenvolvimento.
Linguagem oral
e escrita:
Falar
diariamente sobre a importância da água:
Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto
Produção coletiva de pequenos textos
Escrita espontânea
Cruzadinhas, caça-palavras
Atividades com alfabeto móvel
Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto
Produção coletiva de pequenos textos
Escrita espontânea
Cruzadinhas, caça-palavras
Atividades com alfabeto móvel
Palestras sobre meio ambiente
Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água
Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado
Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água
Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado
Matemática
Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo)
Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
Situações-problema envolvendo a água
Jogo com dado/trilha
Seriação e classificação.
Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo)
Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
Situações-problema envolvendo a água
Jogo com dado/trilha
Seriação e classificação.
Natureza e sociedade:
Observação do ciclo da água
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas
• Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto
Experiência do pé de feijão
Vídeos que abordam o tema
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída
Observação do ciclo da água
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas
• Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto
Experiência do pé de feijão
Vídeos que abordam o tema
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída
Onde
encontramos água? Água no meio ambiente
Água no nosso corpo –
Água das frutas e outros alimentos
Artes
Desenho livre e de observação
Recorte e colagem
Dobraduras
Releitura de obras de arte
Modelagem com areia e argila
Técnicas de pintura
Maquetes
Jogo da memória
Música e movimento:
Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema
Ginástica historiada
Circuito da água
Teatros e dramatizações
Avaliação: Avaliar a participação dos alunos no decorrer das atividades propostas, observar as suas ações e atitudes , avaliar as produções orais e escritas e expor os trabalhos realizados.
Avaliação: Avaliar a participação dos alunos no decorrer das atividades propostas, observar as suas ações e atitudes , avaliar as produções orais e escritas e expor os trabalhos realizados.
Culminância:
Feira Cultural