domingo, 14 de setembro de 2014


JOGOS APRESENTADOS NO ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PIP ESCOLA
JOGO 1: JOGO DE ALFABETIZAÇÃO

Material utilizado para produção do jogo:
Ø  Banner usado
Ø  Plásticos: tamanho A4
Ø  Figuras variadas
Ø  Letras do alfabeto
Ø  Sílabas variadas
POSSIBILIDADES DE JOGAR
a)    Utilizando letras para compor o nome do animal. (Todos os níveis de escrita)
Ø  Dispor as letras no chão, possibilitando o acesso das crianças.
Ø  Combinar com os alunos qual animal, objeto, etc. que vamos escrever o nome. No exemplo acima escolhemos o desenho da minhoca.
Ø  Os alunos em grupos, ou individualmente vão escolhendo as letras para escrever a palavra MINHOCA. É importante deixar que os alunos busquem com o grupo de colegas possibilidades e justificativas para essa escolha.
b)    Utilizar sílabas para compor o nome dos animais (Silábicos e alfabéticos)

Ø  Dispor as sílabas no chão, possibilitando o acesso das crianças.
Ø 

Figura 1: Jogo com Sílabas
 

Figura 2 Jogo com sílabas
 
Combinar com os alunos qual animal, objeto, etc. que vamos escrever o nome. No exemplo acima escolhemos o desenho do elefante.
Ø  Os alunos em grupos, ou individualmente vão escolhendo as sílabas para escrever a palavra ELEFANTE. É importante deixar que os alunos busquem com o grupo de colegas possibilidades e justificativas para essa escolha.
Ø  Como as sílabas estão organizadas três em uma folha, é importante que o aluno marque a sílaba que atende a escrita da palavra. No exemplo acima utilizou-se  “carinhas”.












JOGO 2 –FICHAS ENIGMÁTICAS

Material utilizado para produção do jogo:
Ø  Papel Cartão
Ø  Folha ofício com desenhos variados
Ø  Latinha de molho de tomate
Ø  Letras do alfabeto
Ø  Sílabas variadas
Figura 3: Latinha com letras
Possibilidades de jogo:
a)    Em pequenos grupos (Todos os Níveis de Escrita)
Ø  O grupo recebe uma ficha (de brinquedos, por exemplo) e a latinha com letras.
Ø  Um dos alunos do grupo fica responsável por escolher o brinquedo que deseja desafiar o grupo.
Ø  A partir desse brinquedo ele vai dando pistas, por exemplo: termina com A, começa com B, tem rodas, etc.
Ø  Os demais alunos vão colocando as letras de acordo com as pistas, no intuito de escrever o brinquedo secreto.
Ø  O professor pode dividir a sala em mais grupos, onde cada grupo receberá uma ficha diferente para poder jogar.

                                  Figura 4: Latinhas com Sílabas

b)    Em pequenos grupos (Silábicos e Alfabéticos)
Ø  O grupo recebe uma ficha (de brinquedos, por exemplo) e a latinha com sílabas variadas.
Ø  Um dos alunos do grupo fica responsável por escolher o brinquedo que deseja desafiar o grupo.
Ø  A partir desse brinquedo ele vai dando pistas, por exemplo: termina com TA, começa com BI, tem rodas, etc.
Ø  Os demais alunos vão colocando as sílabas na fichinha de acordo com as pistas, no intuito de escrever o brinquedo secreto.
Ø  O professor pode dividir a sala em mais grupos, onde cada grupo receberá uma ficha diferente para poder jogar.
Figura 5: Opções de fichas


c)    No grande grupo (todos os níveis de escrita)
Ø  O professor confecciona uma ficha grande (Kraft) de cores, por exemplo.
Ø  Divide a turma em grupos. Cada grupo receberá uma latinha com letras e sílabas e fichinhas coloridas para escrever o nome de acordo com as pistas dadas pelo professor.
Ø  O professor vai oferecendo pistas sobre a cor secreta.
Ø  Os grupos vão colocando as sílabas ou letras na fichinha de acordo com as pistas, no intuito de escrever o nome da cor secreta.
Ø  Vence o grupo que primeiro conseguir desvendar a cor secreta.
Figura 6: Ficha com as cores

Figura 7: Fichas para escrita do nome da cor

Nenhum comentário:

Postar um comentário