JOGOS
APRESENTADOS NO ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PIP ESCOLA
JOGO
1: JOGO DE ALFABETIZAÇÃO
Material
utilizado para produção do jogo:
Ø
Banner
usado
Ø
Plásticos:
tamanho A4
Ø
Figuras
variadas
Ø
Letras
do alfabeto
Ø
Sílabas
variadas
POSSIBILIDADES DE JOGAR
a)
Utilizando
letras para compor o nome do animal. (Todos os níveis de escrita)
Ø
Dispor
as letras no chão, possibilitando o acesso das crianças.
Ø
Combinar
com os alunos qual animal, objeto, etc. que vamos escrever o nome. No exemplo
acima escolhemos o desenho da minhoca.
Ø
Os
alunos em grupos, ou individualmente vão escolhendo as letras para escrever a
palavra MINHOCA. É importante deixar que os alunos busquem com o grupo de
colegas possibilidades e justificativas para essa escolha.
b)
Utilizar
sílabas para compor o nome dos animais (Silábicos e alfabéticos)
Ø Dispor as sílabas no chão,
possibilitando o acesso das crianças.
Ø
|
|
Combinar
com os alunos qual animal, objeto, etc. que vamos escrever o nome. No exemplo
acima escolhemos o desenho do elefante.
Ø Os alunos em grupos, ou individualmente
vão escolhendo as sílabas para escrever a palavra ELEFANTE. É importante deixar
que os alunos busquem com o grupo de colegas possibilidades e justificativas
para essa escolha.
Ø Como as sílabas estão organizadas três
em uma folha, é importante que o aluno marque a sílaba que atende a escrita da
palavra. No exemplo acima utilizou-se
“carinhas”.
JOGO
2 –FICHAS ENIGMÁTICAS
Material utilizado para produção do
jogo:
Ø
Papel
Cartão
Ø
Folha
ofício com desenhos variados
Ø
Latinha
de molho de tomate
Ø
Letras
do alfabeto
Ø
Sílabas
variadas
Figura 3:
Latinha com letras
Possibilidades
de jogo:
a)
Em pequenos grupos (Todos os Níveis de
Escrita)
Ø O grupo recebe uma ficha (de
brinquedos, por exemplo) e a latinha com letras.
Ø Um dos alunos do grupo fica
responsável por escolher o brinquedo que deseja desafiar o grupo.
Ø A partir desse brinquedo ele vai dando
pistas, por exemplo: termina com A, começa com B, tem rodas, etc.
Ø Os demais alunos vão colocando as
letras de acordo com as pistas, no intuito de escrever o brinquedo secreto.
Ø O professor pode dividir a sala em
mais grupos, onde cada grupo receberá uma ficha diferente para poder jogar.
Figura 4:
Latinhas com Sílabas
b)
Em pequenos grupos (Silábicos e
Alfabéticos)
Ø O grupo recebe uma ficha (de
brinquedos, por exemplo) e a latinha com sílabas variadas.
Ø Um dos alunos do grupo fica
responsável por escolher o brinquedo que deseja desafiar o grupo.
Ø A partir desse brinquedo ele vai dando
pistas, por exemplo: termina com TA, começa com BI, tem rodas, etc.
Ø Os demais alunos vão colocando as
sílabas na fichinha de acordo com as pistas, no intuito de escrever o brinquedo
secreto.
Ø O professor pode dividir a sala em
mais grupos, onde cada grupo receberá uma ficha diferente para poder jogar.
Figura 5:
Opções de fichas
c)
No grande grupo (todos os níveis de
escrita)
Ø
O
professor confecciona uma ficha grande (Kraft) de cores, por exemplo.
Ø
Divide
a turma em grupos. Cada grupo receberá uma latinha com letras e sílabas e
fichinhas coloridas para escrever o nome de acordo com as pistas dadas pelo
professor.
Ø
O
professor vai oferecendo pistas sobre a cor secreta.
Ø
Os
grupos vão colocando as sílabas ou letras na fichinha de acordo com as pistas,
no intuito de escrever o nome da cor secreta.
Ø
Vence
o grupo que primeiro conseguir desvendar a cor secreta.
Figura 6:
Ficha com as cores
Figura 7:
Fichas para escrita do nome da cor
Nenhum comentário:
Postar um comentário