quinta-feira, 10 de julho de 2014

Projeto Copa do Mundo

 
 

PROJETO COPA DO MUNDO 2014/Educação Infantil
 

A Copa do Mundo no Brasil é uma boa oportunidade para explorar as riquezas do nosso país, a diversidade cultural e musical, reportagens, cores  e muito mais...

Objetivos:

Ø Explorar o tema da atualidade ”Copa do Mundo”;

Ø Ter contato com diferentes gêneros textuais abordando o tema;

Ø  Enfocar a pluralidade cultural;

       Desenvolver o espírito de aceitação, esperamos pela vitória, porém apenas um time sairá vitorioso. Devemos aceitar  a derrota como forma de aprendizagem e aprimoramento de nossas experiências;


Eixo Linguagem Oral e Escrita:

ü Pesquisa sobre a história das copas para contar às crianças como surgiu essa competição entre os países;

ü Contar a história “Era uma vez um tatu bola” de Bia Villela

ü Pesquisar a história do mascote”Fuleco” ,como é, onde vive e porque ele foi escolhido;

ü Cantar o hino nacional ( se for possível,explorar algumas estrofes junto aos alunos;

ü Mencionar  que cada país tem o seu hino nacional bem como sua língua própria.

ü Utilização do alfabeto móvel para a construção das palavras trabalhadas;

ü Promoção de  bingo com nomes dos alunos ou nomes dos jogadores;

        Caça-palavras; cruzadinhas; das palavras: copa, Brasil, futebol.

 

Linguagem Matemática:

ü Contagem do número de jogadores que atuam no jogo de futebol.

ü Quantos elementos são necessários para um time ser formado

ü Quantos bandeirinhas?

ü  Juiz?

ü Reservas?

ü   Treinador?

ü  Qual é a ordem da entrada dos jogadores?

ü  Cores que representam o Brasil?

ü   Formas geométricas da bandeira do Brasil e do campo de futebol.

Eixo Identidade e Autonomia:

ü Identificação  do nome de nosso País  bem como as letras que o compõe;

ü  Reconhecimento do  seu próprio nome  bem como o nome de alguns jogadores.

ü Observação  no mapa do Brasil do estado em que habita;

Ter atenção aos  valores importantes para a convivência em grupo: respeito às regras, cuidar do outro, espírito de equipe, companheirismo,  zelar pelo  material  utilizado e exposto em sala de aula;

 

Linguagem Plástica:

ü Confeccionar

ü Desenho de  um campo de futebol

ü Construção de maquete de um campo com jogadores

ü Confecção de cartaz coletivos sobre a copa;

ü Pintura do mascote da Copa, bandeira do Brasil, taça....

ü Utilização de massa de modelar para confeccionar bolas de vários cores e tamanhos  ( pequenas, médias e grandes)

ü Construção coletiva de um   globo terrestre;

 

Movimento:

ü Jogo de futebol entre os alunos e alunas.

ü  Importância de preparar-se fisicamente através de movimentos, tais como: Correr, pular, saltar,  contornar obstáculos: caixas, cones, etc.

ü  Exercícios de alongamento do corpo;

ü Movimentos diversos: com pé, joelhos, braços, cabeça, para cima e para baixo; para um lado; para o outro; para frente. para trás;

ü  Carrinho de mão. Atividade em dupla.

ü  Encaixe de bola com os braços em círculo; em fila, por baixo das pernas...

        Música


ü Apreciação de músicas sobre a copa, hino nacional;

ü Apreciação de músicas do repertório infantil marcando o ritmo com os pés, mãos, ombros, cabeça,  chocalhos,  e outros instrumentos, etc

            

               Natureza e Sociedade:          

·       

ü Pesquisa sobre a copa do mundo;

ü A Importância da prática de esportes para a saúde;

ü A importância de uma boa alimentação para o atleta e para todos nós;

ü Mural de notícias sobre a copa: recorte e colagem de noticiários diários.

ü Normas e regras dos jogadores dentro do grupo da seleção.
Alguns anexos de atividades:












 






Nenhum comentário:

Postar um comentário