segunda-feira, 19 de maio de 2014

Projeto “O Menino Maluquinho”


Projeto “O Menino Maluquinho”





 1.  Caracterização do Projeto
  • Tema: O menino Maluquinho
  • Instituição Escolar: E.M. Leon Renault- Aranha, Município de Brumadinho.
  • Professora: Cristiane Geralda
  • Supervisora: Ivani Ferreira
  • Público Alvo: Alunos de 4º do Ensino Fundamental.
  • Duração do Projeto: Março a Junho de 2014


2. Apresentação

 O projeto “O Menino Maluquinho” surgiu a partir de uma ação do Projeto Institucional: “Leitura: Comp@rtilhe essa ideia”, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Brumadinho na perspectiva de ampliar o acesso de crianças, jovens, adultos e idosos a obras literárias incentivando o gosto pela leitura. Sendo assim, trabalhamos com a obra “O Menino Maluquinho de Ziraldo para incentivar o uso da biblioteca e o Hábito de ler. Para nossa surpresa, os alunos se identificaram tanto com a história que uma atividade foi puxando a outra e as coisas foram acontecendo naturalmente até transformá-lo em um projeto interdisciplinar.

3. Justificativa
O projeto surgiu da necessidade de proporcionar aos alunos o prazer de ler, ouvir histórias, poesias, criar e perceber que os livros proporcionam informação, cultura e conhecimento. É preciso conscientizar os nossos alunos e integrá-la no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras despertando o interesse pela leitura.

4. Objetivos específicos

·        Desenvolver o gosto pela leitura através da obra “ O Menino Maluquinho” de Ziraldo,

·        Incentivar o uso da biblioteca e a valorização do seu acervo;

·        Explorar o lado criativo dos alunos incentivando a reciclagem/reaproveitamento do lixo;

·         Apreciar e extrair nos livros o que eles oferecem de lazer-diversão e de ciência-conhecimento,

·        Desenvolver nos alunos o encantamento através do lúdico,

·        Incentivar a leitura e a escrita de diversos gêneros literários.

·         Expressar de diferentes formas, os conhecimentos construídos com as práticas de leituras.

·         Integrar a leitura dos livros, a leitura de vida e a leitura da arte,

·         Aprender Matemática com o Menino Maluquinho.



5.Recursos materiais

. Livros, DVD, papéis, lápis, pincel atômico, giz de cera, tesoura, cola, régua, prendedores de varal, barbante, almofadas, EVA e diversos materiais recicláveis.


   Sem livros, sem leitura, os nossos alunos

   Serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história. –

                                                                         Adaptação de Bill Gares


6.Recursos Humanos
O projeto foi executado a partir das ações da supervisora Ivani Ferreira, a professora Cristiane Geralda  e os alunos do 4º ano.
7. Desenvolvimento do Projeto Passo a Passo

O projeto teve início na biblioteca da escola Leon Renault, com a apresentação e leitura da obra “O Menino Maluquinho “do autor Ziraldo, realizada pela supervisora Ivani Ferreira como objetivo de incentivar o uso da biblioteca e desenvolver o hábito de ler. Os alunos ficaram encantados com a história, e o livro foi emprestado para que levassem para casa e realizassem a releitura da obra.
Nos dias seguintes, juntamente com a professora Cristiane, os alunos pesquisaram sobre o autor/Ziraldo e escreveram suas próprias travessuras, estas travessuras compõe o primeiro livro criado pela turma do 4º ano.

Como o Menino maluquinho é encontrado em tirinhas e histórias em quadrinhos, os alunos criaram um leque com várias tirinhas do Maluquinho. Essas tirinhas foram levadas juntamente com o livro com as travessuras da turma, para a exposição na praça do Aranha na semana literária.

Fomos convidados pelo Inhotim para participar do projeto “descentralizando o Acesso” nós fizemos uma junção do projeto Leitura “Compartilhe essa Ideia” que está sendo desenvolvido na sala da professora Cristiane, “com a proposta do Inhotim para o mês de abril, “ Ressignificando o Objeto”, decidimos em uma proposta muito “Maluquinha”, inserir o Menino Maluquinho da Obra de Ziraldo, no museu Inhotim, devido o menino utilizar um objeto/ panela na cabeça com se fosse um chapéu. No museu os alunos fizeram a leitura de várias obras, mas a obra que a turma mais gostou, foi a árvore suspensa.


Nos pós visita os alunos em uma roda de conversa, manifestaram o desejo de fazer uma árvore suspensa com panelinhas dependuradas. Então à professora Cristiane sentou com a supervisora Ivani para pensar nessa possibilidade. Surge o projeto da árvore e a professora contou com a colaboração do senhor,que atuou como voluntário fazendo a armação para que a árvore ficasse suspensa. Em seguida, na escola ficou combinado que os alunos juntassem garrafinhas de materiais recicláveis para que posteriormente fosse realizada a confecção das panelinhas do menino maluquinho.

No dia da visita ao museu, vestimos um aluno de menino maluquinho, porém vimos que os demais alunos sentiram o desejo de se vestir de  Menino Maluquinho,  então marcamos uma sessão de fotos para que os alunos fotografassem de menino maluquinho juntamente com a obra que mais gostaram.



Escrever é uma prática muito interessante, a turma, com o auxílio da supervisora Ivani Ferreira, criou um poema coletivo, mencionando algumas ações desenvolvidas pelos mesmos.



Poema: O Menino Maluquinho

Estamos na escola
Isso já faz alguns anos
Mas o legal mesmo
É estudar no 4º ano

Cristiane é a professora
Que nos ensinou a sonhar
Com a história do Maluquinho
Criamos asas para voar.

Essa história divertida
Chamou-nos a atenção
Estimulados pelo Ziraldo
Confeccionamos livros, brinquedos e avião.

Visitamos o museu
Passeamos pelo jardim
Vimos o Menino Maluquinho
Desbravando o Inhotim.

No dia seguinte
A professora disse: - Pare e pensa.
De qual obra vocês mais gostaram?
- Ah foi da árvore suspensa!

Então nossa turma
Sempre muito animada
Criou a árvore suspensa
Com panelinhas dependuradas!
.................
A professora Cristiane envolveu  O Menino Maluquinho nas diversas ações e conteúdos desenvolvidos em classe. Em Matemática os alunos aprenderam a dividir e multiplicar com jogos do menino Maluquinho. Para trabalhar a divisão por dois e por três, a professora utilizou os potinhos feitos com pet e a carinha do menino maluquinho. A turma entendeu direitinho o processo da divisão, utilizando materiais concretos.

Assistimos ao filme “O Menino Maluquinho” Na  Uaitec/Brumadinho, em seguida a professora Cristiane ofereceu um lanche em sua residência para a turma. Os alunos ficaram muito contentes em assistir ao filme e em conhecer a casa da professora.


Após o filme, novamente em uma roda de conversa, para pontuar a parte que mais gostaram, os alunos manifestaram que foi a mesa farta que a vovó preparou para o Menino Maluquinho, então a proposta de trabalho foi confeccionar um livro de receitas com as delícias preparadas pelas avós das crianças. Cada aluno contribuiu com uma receita e o livro foi montado.

Chegou o momento de praticar a reescrita da obra e cada aluno confeccionou um livrinho do “Menino Maluquinho” para guardar de lembrança.

Gravação para o Globo cidadania

http://escolaleonrenault.blogspot.com.br/2014/05/projeto-o-menino-maluquinho_21.html



Futebol do menino maluquinho


A professora Lídia trabalha a educação física, iniciando com aquecimento e atividades diversificadas. Os principais objetivos da Educação física com jogos são a promoção da saúde, respeito às regras, socialização, além do incentivo ao esporte.


 
Mostra cultural
 
Mostra cultural link
http://escolaleonrenault.blogspot.com.br/2014/09/mostra-cultura-e-inauguracao-das-obras.html

Matéria Globo Cidadania

Professora de Brumadinho (MG) se inspira na obra 'Menino Maluquinho'


00:33/03:35


http://redeglobo.globo.com/como-sera/meu-professor-e-o-cara/noticia/2014/12/professora-de-brumadinho-mg-se-inspira-na-obra-menino-maluquinho.html


Avaliação:  O projeto foi um grande sucesso , foi interdisciplinar , com muita aprendizagem e participação dos alunos, resultando em gravação para um programa de televisão.

2 comentários: