segunda-feira, 17 de março de 2014

Plano de Aula/ Dia Mundial da Água1º e 2º período


Sugestão de planejamento para

“A Semana Mundial da Água”

2ª Feira: Preparação para a história.

E agora minha gente
uma história eu vou contar
uma história bem bonita
toda a gente vai gostar

tre-lê-lê
tra-la-lá
tre-lê-lê-lê
tra-la-la-lá

Contar a história O jardim de Ceci(Explorar a história todos os dias, durante a semana)

Ø  Apresentar a capa, fazer a leitura das imagens: à medida que forem passando as páginas do livro, pedir aos alunos que fale o que estão observando através das ilustrações.

Ø   O professor fará, com a entonação própria de uma história narrada, a leitura em voz alta.

Ø   Em seguida, dirigir perguntas orais à turma para verificar a compreensão da história.

Quem era Ceci? 

De que ela gostava?

Onde acontece a história?

Como Ceci cuidava do jardim?

Por que as flores murcharam?

Quais eram os bichinhos que viviam no jardim?

Quem ajudou Ceci? Como?

O que aconteceu com o jardim  após a ajuda dos amigos de Ceci?


3ª Feira: Linguagem Musical


A  Água




A água quando está no céu é nuvem
Se você ouve um trovão,
Logo a chuva vai cair (cair, cair).

A chuva serve pra molhar a terra
A chuva serve pra encher os rios
A chuva nos dá água pra beber
A chuva faz a planta florescer

Coro

A chuva é água para tomar banho
A chuva é água pra escovar os dentes
É água pra mamãe cozinhar
É água pro papai se barbear


Conversar sobre as coisas que fazemos diariamente utilizando a àgua.

Recontar a história " O Jardim de Ceci"...Conversar sobre a atitude de Ceci e seus amigos para com o meio ambiente. Questionar o que cada um pode fazer para preservar o meio em que vivemos.


4ª Feira:  Ouvir a música novamente e ensaiar para a apresentação no pátio.

-  conversar na rodinha sobre a importância da água em nossa vida.

-Confeccionar máscara da gotinha.


 5ª Feira: Ensaio/ Dramatização da História “O Jardim de Ceci”.


6ª Feira: Auditório.


Com todas as crianças reunidas no pátio da escola,iniciar um questionamento sobre a conscientização da importância da água em nossas vidas, como por exemplo:


Para que serve a água ?

Nós podemos desperdiçá-la?

Em que ações utilizamos a água em nosso dia-a-dia?


Apresentação músical "A Àgua" de Cristina Mel.

                                           (1º Período)




A Água



A água quando está no céu é nuvem
Se você ouve um trovão,
Logo a chuva vai cair (cair, cair).

A chuva serve pra molhar a terra
A chuva serve pra encher os rios
A chuva nos dá água pra beber
A chuva faz a planta florescer

Coro

A chuva é água para tomar banho
A chuva é água pra escovar os dentes
É água pra mamãe cozinhar
É água pro papai se barbear


Dramatização da História “O Jardim de Ceci”. (2º Período)


Prece pela água.(maternal III)


Realizar preces para que não falte água em nosso planeta.


Papai do Céu...


Nós lhe agradecemos


pela maravilhosa àgua


que recebemos diariamente.


Pedimos para que ela nunca falte para nós


Nem para nenhuma criança deste mundo.


Amém!!!


Em seguida, deixar as crianças tocar na água, não somente para sentí-la, mas também como forma de respeito a essa substância que dá vida e pureza.






Mensagem: No final da aula, cada aluno levará uma mensagem de conscientização sobre o uso da água para a família, juntamente com uma gotinha Feita em Eva.




A equipe da Escola Municipal Leon Renault, acredita que valores como respeitar o que a natureza nos fornece, devem ser repassados para as crianças.




                                                 ÁGUA UM BEM PRECIOSO !!!


Avaliação:Avaliar a participação, o entrosamento e observar as atitudes no dia-a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário