sábado, 7 de dezembro de 2013

Plano de aula para maternal 3, ministrado pela professora/estagiária Camila Gonçalves

PLANO DE AULA
 PERÍODO: MATERNAL III
1º MOMENTO:

Oração e acolhimento

  • Músicas Diversas
  • Conversa informal

1º RODINHA: Cartazes, calendário , quantos somos, ajudantes do dia, tempo, caderno de bilhetes

-Nomes próprios: Cartaz de prega, trabalhando as letras iniciais e finais dos nomes, entrega dos crachás.

-Cantar o alfabeto

-Recitar e contar os números

2º MOMENTO: ESQUEMA CORPORAL


-E apresentado aos alunos o livrão da história" Cachinhos Dourados"

-Explorar capa, personagens, quantidades de folhas, espessura.

-Incentivar os alunos a ouvir a história e contar com entonação, alegria, incentivo.

-Raciocínio lógico matemático :Seriação: Personagens da história.

3º MOMENTO: Atividade gráfica Expressão corporal: colocar as partes do rosto.

4º MOMENTO: Lanche- Recreio

5º MOMENTO: Cantar as músicas envolvendo as partes do corpo.Ex: Eu conheço um jacaré... Boneca de lata...

6º MOMENTO: Coordenação motora fina: modelagem

7º MOMENTO: Avaliação: A Aula teve aprofundamento nas partes de todo o corpo, através da música, mas o que foi proposto e de montar somente o rosto da cachinhos dourados, onde os alunos tiveram facilidade de realizar a atividade.

DESPEDIDA

SAÍDA

Plano de aula(O Bonequinho Doce),ministrado pela professora/estagiária Camila Gonçalves




PLANO DE AULA

 PERÍODO: MATERNAL III
1º MOMENTO: Oração e acolhimento

  • Músicas Diversas
  • Conversa informal
1º RODINHA: Cartazes, calendário ,quantos somos, ajudantes do dia,tempo, caderno de bilhetes.

.Nomes próprios: Boliche do alfabeto

-Explorar a 1º letra do nome até mesmo de seus colegas.

2º MOMENTO: LINGUAGEM ORAL: HISTÓRIA CONTADA


- É apresentado a sacolinha da leitura, que contém o livro " O Bonequinho Doce", avental, e explorar com os alunos, capa ,personagem, quantidades de folhas, autor ,titulo e espessura.

-Incentivar os alunos a ouvir a história, cantando a música do silêncio ( abelha Zumpi)

-Contar a história com incentivo, alegria, entonação.

-Reconto da história feita pelos alunos.

-Raciocínio lógico matemático: Seriação do Boneco Doce, 03 elementos.

-3º MOMENTO: Atividade gráfica: Matriz do Boneco Doce ( colorido dirigido)

4º MOMENTO: Lanche-Recreio

5º MOMENTO: Atividade coordenação motora fina: Receita do Bonequinho Doce(Beijinho)

-Trabalhar ingredientes usados na receita

-O que precisamos para fazer o Bonequinho Doce.

-Educação sensorial: Paladar

6º MOMENTO: Esquema corporal

-Nomear as partes do corpo :cabeça, braços, pernas.

7º MOMENTO: Avaliação do dia: Os alunos tiveram desenvolvimento e criatividade nas atividades propostas e preparar o bonequinho doce com os alunos foi de grande alegria para os mesmos, onde brincando e se deliciando aprendem.

DESPEDIDA

SAÍDA

Plano de aula para maternal 3, ministrado pela professora/estagiária Camila Gonçalves

PLANO DE AULA

ESCOLA: EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ
 PERÍODO: MATERNAL III
1º MOMENTO: Oração e acolhimento

  • Músicas Diversas
  • Conversa informal

1º Rodinha: uso dos cartazes, calendário, quantos somos, casinha de numerais ajudantes do dia, aniversariantes, caderno de bilhetes.

2º MOMENTO: QUANTIDADES CONTÍNUAS:

               Caixa de novidades!!!


-Passar a cada aluno a caixa de novidade contendo dentro uma caixinha de gelatina de morango, indagando a eles uma possível resposta do que há dentro da caixa, ao abrir a mesma trabalhar o rótulo, cor, e que o pó acrescentando a agua, transformará em liquido com a cor vermelha.

-Pedir aos alunos então atenção e observar o que vai ser feito, pegar dois copos iguais e colocar a mesma quantidade de liquido, e indagar a eles se a quantidade dos dois copos são as mesmas, depois vou virar o liquido de um dos copos no copo maior, e indagar a eles qual tem mais.

-Em seguida colocar o líquido na geladeira, onde mais tarde o mesmo estará firme, e assim servir aos alunos a gelatina de morango.


3º MOMENTO: Atividade gráfica: Desenhar sua fruta predileta.

4ºMOMENTO: Recreio

5 º MOMENTO: C.M.F: Fazer bolinhas de papel crepom.

6º MOMENTO: Artes visuais: DVD

7º MOMENTO: Avaliação: A aula teve alto nível de aprendizagem pelos alunos, as atividades propostas tiveram êxito.

DESPEDIDA- SAÍDA

Plano de aula para maternal 3, ministrado pela professora/estagiária Camila Gonçalves

PLANO DE AULA

ESCOLA: EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ
 PERÍODO: MATERNAL III

1º MOMENTO: Oração e acolhimento
  • Músicas Diversas
  • Conversa informal

1º RODINHA: Cartazes, calendário , quantos somos, ajudantes do dia, tempo, caderno de bilhetes

-Nomes próprios: Entrega dos crachás , através da chamada, cada criança explora seu nome observando a letra inicial e final.

-Cantar o alfabeto

2º MOMENTO: Raciocínio Logico Matemático; QUANTIDADES DESCONTÍNUAS OU DISCRETAS : Poesia : " A flor Amarela" da autora Cecília Meireles.



" OLHA

A JANELA

DA BELA ARABELA.

QUE FLOR

É AQUELA

QUE ARABELA

MOLHA

E UMA FLOR AMARELA!

-A professora poderá iniciar uma conversa sobre poesias, indagando se eles sabem o que é uma poesia e se conhecem , poderá citar nomes de autores que escrevem poesia.

-Recitar repetidas vezes a poesia para que os alunos percebam as rimas, e após a leitura fazer perguntas as crianças, quais tipos de flores que eles conhecem ou que tenham em casa, onde pode encontrar flores, se conhecem um jardim.

3ºMOMENTO: QUANTIDADES DESCONTÍNUAS OU DISCRETAS: Fazer rodinha com os alunos e solicitar um a um que coloque cada flor em seu vaso.

4º MOMENTO: Lanche – recreio

5º MOMENTO: Coordenação motora fina: Dobradura da flor amarela.

6º MOMENTO: Artes visuais: assistir a um vídeo falando de flores, tipos e cores.

7º MOMENTO: Avaliação do dia: Os alunos aprenderam mais sobre o que é a poesia, e os cuidados que devemos ter com os jardins, e na atividade de quantidades descontinuas nem todos tiveram êxito.

DESPEDIDA

SAÍDA

Plano de aula para maternal 3, ministrado pela professora/estagiária Camila Gonçalves



PLANO DE AULA

ESCOLA: EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ
 PERÍODO: MATERNAL III

1º MOMENTO: Oração e acolhimento

  • Músicas Diversas
  • Conversa informal

1º Rodinha: uso dos cartazes, calendário, quantos somos, casinha de numerais ajudantes do dia, aniversariantes, caderno de bilhetes.

-Nomes próprios: A professora mostra as fichas dos nomes próprios uma a uma , pelo cartaz de prega, enquanto os alunos respondem a chamada.

2º MOMENTO;


-Caixa de surpresa, passar a caixa e pedir para cada um falar o que há dentro da caixa.

-fazer possíveis indagações

-apresentar a novidade e explorar com os alunos.

-abrir a caixa e apresentar o livro, "O BICHINHO DA MAÇA", explorando capa, personagens, autor, titulo, incentivar aos alunos a ouvir a história, cantando a música:

E agora minha gente uma história eu vou contar,

Uma história bem bonita,

Sei que todos vão gostar,

Eu,trá-lá-lá

Eu,trá-lá-lá...

-Contar a história com emoção e alegria.

-Reconto feito pelos alunos

3º MOMENTO: Raciocínio lógico Matemático: CLASSIFICAÇÃO:

-Classificação com frutas

4º MOMENTO: Recreio

5º MOMENTO: Coordenação motora fina: Punção

6º MOMENTO: Educação Sensorial: Paladar

7º MOMENTO: AVALIAÇÃO: Os alunos foram capazes de classificarem até 03 elementos diferentes.

DESPEDIDA

SAÍDA

 

Plano de aula para maternal 3, ministrado pela professora/estagiária Camila Gonçalves

PLANO DE AULA

ESCOLA: EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ
 PERÍODO: MATERNAL III
1º MOMENTO: Oração e acolhimento
  • Músicas Diversas
  • Conversa informal

1º Rodinha: Uso dos cartazes, ajudantes do dia, aniversariantes, quantos somos, tempo, caderno de bilhetes.

-Nomes próprios: formar o nome utilizando as letras do alfabeto móvel.

-PSICOMOTRICIDADE:



Objetivo: Trabalhar em grupo e aprender regras, como esperar a vez, ganhar e perder. Desenvolver habilidades corporais, agilidade ,pular, virar cambalhota. Formação: alunos em fila

Material: colchonetes, obstáculos para as crianças pularem como cones ou bambolês.

Desenvolvimento: No pátio, monte um circuito com vários materiais: passar pelo túnel, andar sobre a linha, coloque bambolês no chão e diga que pulem de um para o outro e que façam cambalhota ou rolem sobre colchonetes. Apresente o que deve ser feito em todo o circuito e acompanhe as crianças em cada um dos desafios, evitando que se machuquem.

2º MOMENTO: Atividade gráfica: Desenho livre

3º: MOMENTO: Recreio

4ºMOMENTO: Coordenação motora fina: Brincadeira com massinha

5º:MOMENTO:Relaxamento

6º MOMENTO: Avaliação: Os alunos aproveitaram as atividades de psicomotricidade , e foi bom para verificar que nem todos tiveram o mesmo desempenho, a mesma facilidade.
DESPEDIDA-SAÍDA

Plano de aula para maternal 3, ministrado pela professora/estagiária Camila Gonçalves



 
PLANO DE AULA

ESCOLA: EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ

 PERÍODO: MATERNAL III

1º MOMENTO: Oração e acolhimento

  • Músicas Diversas
  • Conversa informal
1º Rodinha: uso dos cartazes, calendário, quantos somos, casinha de numerais ajudantes do dia, aniversariantes, caderno de bilhetes.

-Nomes próprios: A professora mostra as fichas dos nomes próprios uma a uma , pelo cartaz de prega, enquanto os alunos respondem a chamada.

-Boliche do alfabeto

-Educação sensorial: Rótulo de embalagens: mostrar 05 cartões de rótulos pra que as crianças possam identifica-los. Pedir a criança que feche os olhos enquanto a professora retira um cartão. Depois a criança abre os olhos e diz o nome do rótulo que "sumiu".

2º MOMENTO: Numerais e quantidades: É apresentado o jogo da boca do palhaço, cada criança jogara o dado de numerais para o alto e o numero que sair a criança devera jogar dentro da boca do palhaço o numero de bolinhas correspondentes.

3º MOMENTO: Atividade gráfica

4º MOMENTO: Recreio


5º MOMENTO: Coordenação motora fina: brincadeira

6º MOMENTO: Relaxamento

7º MOMENTO
: A aula foi desenvolvida através de um jogo e os alunos tiveram êxito nas atividades propostas.

DESPEDIDA

SAÍDA


 

Plano de aula para maternal 3, ministrado pela professora/estagiária Camila Gonçalves

PLANO DE AULA

ESCOLA: EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ

 MATERNAL III


1º MOMENTO: Oração e acolhimento

  • Músicas Diversas
  • Conversa informal

1º Rodinha: uso dos cartazes, calendário, quantos somos, casinha de numerais ajudantes do dia, aniversariantes, caderno de bilhetes.

-recitar o alfabeto

-nomes próprios, entrega dos crachás cantando a música: Se eu fosse um peixinho..

.Educação sensorial:

-Área visual: Uma criança sai da sala enquanto um coleguinha se esconde. Canta-se a música:

Um de nós foi embora.

Qual será sem falar

Qual será aplaudido

Que o nome acertar...

Quem é

A criança que saiu retorna a sala e tenta descobrir o nome do coleguinha que está escondido.

2º MOMENTO: Raciocínio Lógico Matemático: SERIAÇÃO: 05 elementos(peixe)

-E apresentado um lindo cartaz da música:

MEU PEIXINHO AZUL,

JÁ SABE NADAR,

MERGULHANDO ATÉ O FUNDO,

E SOBE PRA RESPIRAR..

-É cantado várias vezes com os alunos , fazendo gestos com as mãos.

-É apresentado também aos alunos um pequeno aquário contendo um peixe azul, onde as crianças conheceram e alimentaram o peixe.

- Raciocínio Lógico Matemático: Seriação

3º MOMENTO: Atividade gráfica: enfeitar o peixe e depois iremos transformar em fantoche.

4ºMOMENTO: RECREIO

5ºMOMENTO: Expressão corporal: batendo os braços imitando o peixe.

6º MOMENTO: Depois de enfeitar o peixe, vamos fazer a colagem em papel cartão e colar no palito.

7ºMOMENTO: AVALIAÇÃO DO DIA: Os alunos ficaram admirados com a chegada do peixe, ainda mais na hora de alimentar o mesmo, nem todos conseguiram seriar os 05 elementos .

DESPEDIDA

SAÍDA



 

 

Plano de aula para maternal 3, ministrado pela professora/estagiária Camila Gonçalves

PLANO DE AULA

ESCOLA: EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ

 PERÍODO: MATERNAL III


1º MOMENTO: Oração e acolhimento

  • Músicas Diversas
  • Conversa informal

1º Rodinha: cartazes, ajudantes do dia, calendário, aniversariantes, caderno de bilhetes.

-Nomes próprios, trabalhando através do cartaz de prega, no final contar quantos somos e se vieram mais meninas ou meninos.

-Alfabeto, através de exploração de gravuras.

2ºMOMENTO: LEITURA E ESCRITA: PRODUÇÃO DE TEXTO:

























































-História Muda: 04 cenas: O macaco plantando bananas.

_ Apresentar as cenas, uma a uma explorando os fatos, com alegria , deixar que os alunos digam o que acontecerá nas próximas cenas ,envolvendo –os na história, após a exploração pedir a um aluno que organize os fatos e conte novamente a história para a turma.

-Podemos escolher juntamente um nome para a história, fazendo assim uma produção de texto coletiva.

3º MOMENTO: Atividade Gráfica: Escrita Espontânea .

4º MOMENTO: Recreio

5º MOMENTO: Expressão Corporal: Mímicas dos animais

6º MOMENTO: Aula de biblioteca: Cada criança escolhe um livro para fazer a pseudoleitura.

7º MOMENTO: Avaliação: Os alunos envolveram na produção de texto, cada um dando sua opinião na historia, foi de grande aprendizagem.

DESPEDIDA

SAÍDA


 



 

Plano de aula para Matenal 3 feito pela professora/Estagiária Camila Gonçalves

PLANO DE AULA

ESCOLA: EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ

MATERNAL III


1º MOMENTO: Oração e acolhimento

Músicas Diversas

Conversa informal

1º Rodinha: Cartazes, quantos somos, ajudantes do dia, aniversariantes, calendário, caderno de bilhetes e como a noção de tempo é difícil para essa idade podemos trabalhar com música e falar em qual dia da semana estamos:

Os dias da semana pra ninguém se atrapalhar. (BIS)
Começa no domingo depois vem segunda feira

Terça, quarta, quinta, sexta e sábado também...
Agora você já sabe são sete dias que a semana tem.

Hoje é quinta- feira!!!

Cantar música do tempo.

Como está o tempo

Vou correndo ver

Se é sol ou vai chover...

Se o céu está limpinho

bem limpinho!!!

Então o tempo nos diz

Hoje é dia de solzinho.

Se o céu está com nuvem

Bem com nuvem

Então o tempo nos diz

Hoje é dia de chuvinha.

-Recitar o alfabeto

-Nomes próprios: entrega dos crachás, cantando a música: A canoa virou...

-cantar até que todas as crianças estejam com o crachá.

2º MOMENTO: LINGUAGEM ORAL: MÚSICA 
        

Quem fez o grande sol

Quem fez as árvores

Quem fez os passarinhos

Quem me fez!

Deus fez o grande sol para brilhar,

Deus fez as árvores pra descansar,

Deus fez os passarinhos pra voar,

E Deus me fez pra te abraçar.!

- Cantar e fazer gestos da música, deixar que as crianças se expressem, após cantar, conversar com eles as coisas que Deus fez. Ir ao pátio da escola e observar o céu ,a terra, as plantas os pássaros, tudo que estiver ao redor.

-Os cuidados que devemos ter com as plantas com os animais , com os coleguinhas.



3º MOMENTO: Desenho livre.


4ºMOMENTO: RECREIO

5º MOMENTO: Expressão corporal: Escurecer a sala apagar as luzes e fechar as cortinas.

Deitar no chão (utilizando colchonetes ou tapete) e ouvir diferentes sons/ruídos

(Cd para relaxamento).

Barulho de água/cachoeira, Canto dos pássaros, Assovios, pessoas conversando, galo cantando, cachorro latindo, telefone tocando .crianças gritando, barulho das vasilhas.

6ºMOMENTO: Folhear revistas

7º MOMENTO: AVALIAÇÃO DO DIA: A aula foi proveitosa, a música deixou os alunos bem alegres.

DESPEDIDA- SAIDA