sexta-feira, 21 de junho de 2013

Plano de aula para Educação Infantil/Maternal


Planejamento semanal para maternal 1

 Texto detonador da aula: O Ratinho, O Morango Vermelho Maduro e O Grande Urso Esfomeado.

Autores: Don e Audrey Wood

Sinopse: O ratinho fará tudo para salvar o morango vermelho maduro do grande urso esfomeado. O urso está com as cartas na mão, mas quem será o mais esperto?

    É Incrível como que Don e Audrey Wood conseguem nos levar para dentro de uma história. O ratinho adora morangos! Mas, o problema é que o grande urso esfomeado também!! Principalmente um morango vermelho maduro que acabou de ser colhido! Ai, ai, ai… e agora? O que o ratinho vai fazer? Será que o urso vai sentir o cheiro do morango? Se sentir, ele vem procurar!!
Este livro é  ideal para  crianças, devido suas ilustrações lindas, grandes e poucas frases. A história é contada conversando com eles. As perguntas você deve fazer olhando nos olhos e desafiando as crianças a ajudar o ratinho a tomar decisões!


Objetivos:

-Criar o hábito de escutar histórias

-Favorecer momentos de prazer em grupo

-Enriquecer o imaginário através do contato com texto de qualidade literária.

-Divertir-se com teatro/faz de conta

-Desenvolver a Contagem e recitação de números

Desenvolvimento

Atividades permanentes:

  •  Bom dia!
  • Oração
  • Alfabeto/letra do nome
  • Quantos somos?
  • Cantinho de leitura/textos variados
  • Cuidados com o corpo

1º Momento: Faz de conta

- Brincadeira: Educação Sensorial Tátil

Usar a caixa de sensações para apresentar um dos personagens principais da história. Neste caso, optei pelo ratinho feito de esponja de aço.

-Imitar o som  do ratinho








2º Momento:Leitura/Linguagem oral

Contar a história: O Ratinho, O Morango Vermelho Maduro e O Grande Urso Esfomeado.


-Explorar as cenas do livro, interpretando todos os elementos que  o compõe.

-Pronunciar os nomes dos personagens.

3º Momento:Coordenação Motora e Equilíbrio

-Andar comos pés e as mãos no chao, igual ao ratinho.

-Brincar  que o urso vai pegar o ratinho....correr, esconder...etc.






4º Momento:Exploração do Ambiente e Linguagem Matemática.

- Explorar a cor vermelha do morango;


- Degustação: Oferecer o alimento que aparece na história,MORANGO.





Contar as personagens da história,comparar tamanhos pequeno/grande, maior/menor.




5º Momento:Exploração da Linguagem plástica.

-Mostrar gravuras dos animais  e da fruta da história,para identificação.


6º Momento:Linguagem Musical e expressão Corporal

Música:  Ratinho Bonitinho/Eliana

Um ratinho bonitinho
Que fazia qui-qui-qui
Roubou todo o meu queijinho
Que estava bem aqui!

Eu armei uma ratoeira
Pra pegar o traidor
Mas peguei o meu dedinho
Puxa vida, ai que dor!


7º Momento:Linguagem Áudio visual/Filme

Cineminha com pipoca.

8º Momento:Dramatização da História.









 Avaliação: Avaliar a participação dos alunos no decorrer das atividades, através da observação e registro.

Outras sugestões:

47 comentários:

  1. Que atividade ótima!! Muito completa a amaneira como trabalhou o livro! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa ideia,quanto carinho,parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei vou usar essa ideia criativa com meus pequenos, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. riquíssima para por em pratica sempre,não deixar ser esquecida sempre inovando as ideias.amei!

    ResponderExcluir
  5. Muito criativo, só quem ama o que faz é capaz de ter idéias. Parabêns!
    Continue a nos dar estas idéias maravilhosas.

    ResponderExcluir
  6. Só pessoas dedicadas a sua profissão são capazes de tante criatividade. Parabens!

    ResponderExcluir
  7. Suas dicas me ajudou muito,bjsssssssss

    ResponderExcluir
  8. parabéns querida, estar muito bem elaborado e criativo...gostei muito mesmo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. #Adorei seu plano de aula,muito criativo e elaborado, parabéns querida !!!!! profissional que gosta da profissão a gente percebe assim!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Ficou mesmo muito criativo amei...

    ResponderExcluir
  11. Sempre com criatividade os momentos de contação de histórias são mais interessantes! Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. a
    amei vc trabalhou tudo em um dia? lucianesilva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente exploro a história durante uma semana. Contando, fazendo o reconto, degustando, assistindo filmes, cantando...etc

      Excluir
  13. Parabénssssssssssssssssssssssssssssssssss!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo trabalho.. *__* ameiiiiiiii

    ResponderExcluir
  15. Você tem o molde das máscaras? Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Estou sem palavras para descrever o que senti quando olhei este plano...excelente trabalho..vc é demais..um abraço..

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, amei seu plano, como estagiária me ajudou muito, obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns excelente trabalho,vc nos ajuda muito.

    ResponderExcluir
  19. parabéns esse plano de aula e maravilhoso.

    ResponderExcluir
  20. Ola.. Ótima idéia, gostaria de saber como vc conseguiu o material pedagogico??? Vc mesmo o produzio??? O ratinho, as mascaras, a caixa, etc...

    ResponderExcluir
  21. Muito bom, parabéns. Muito criativo, e eficaz.

    ResponderExcluir
  22. Muito bom, criativo, eficaz ...Parabéns pela dedicação...

    ResponderExcluir
  23. parabéns professora , ver este post do livrinho me iluminou sobre como valorizar uma roda de história e desenvolver mais atividades em cima do mesmo livro . Obrigada pela ´dica.

    ResponderExcluir
  24. qual a faixa etária de seus alunos??

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo seu trabalho, Professora Ivani e muito obrigada por compartilhar!!! Bjo gde

    ResponderExcluir
  26. Amei seu trabalho!! Vc tem o molde das máscaras?!! ;)

    ResponderExcluir
  27. Amei, um trabalho mais lindo que o outro, da vontade de fazer tudo.. parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  28. Amo o seu trabalho e acho linda a sua dedicação. Você é incrível....amo!!!

    ResponderExcluir