quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Planejamento para EMEI/Creche



Desenvolvimento   Psicomotor em EMEI/Creche
 
Objetivos:
 
  • Maior autonomia física
  • Aquisição da marcha, correr, subir, descer, saltar, vestir, despir
  • Aquisição de maior controle e coordenação motora
  • Conhecimento dos espaços, permitindo para isso uma exploração ativa dos objetos
  • Estimulara percepção auditiva, táctil, visual, gustativa e olfativa
  • Conhecimento do seu esquema corporal de forma a saber nomear as várias partes do
    corpo
  • Boa preensão do lápis, colheres, etc.
     
Estratégias:
  • Andar de cavalinho, triciclo
  • Fazer brincadeiras livres
  • Fazer modelagem (massa), desenho, rasgagem
  • Imitar os animais a andar
  • Fazer comboios e rodas
  • Praticar jogos de movimento
  • Brincar com  jogos de encaixe
  • Deixar a criança comer sozinha
  • Dar revistas e livros à criança para manusear
  • Colocar um espaço com material (obstáculos) que a criança possa transpor
    de diversas formas: escorrega, mesas, cadeiras, almofadas…
     
                       Estimular as crianças diariamente
 

Desenvolvimento da Linguagem em Creche

 

 
Objetivos:
  • Aumento do vocabulário
  • Ser capaz de associar o objeto ao nome
  • Ter compreensão de tudo o que ouve
  • Ter conhecimento verbal do seu corpo, objetos, alimentos, vestuário,
    brinquedos, animais, ações e noção de espaço
  • Ter maior capacidade de atenção e de memória
  • Estratégias a utilizar:
  • Chamar cada criança e adulto pelo seu nome
  • Articular corretamente as palavras
  • Falar durante as brincadeiras
  • Estimular os gestos simples: palmas, adeus, etc.
  • Ser expressiva a falar
  • Pedir favores simples: objetos que a criança conhece
  • Cantar canções, histórias e lengalengas
  • Imitar sons
  • Repetir várias vezes perguntas simples
  • Encher e esvaziar caixas com objetos diferentes, nomeá-los e pedir à
    criança que os nomeie
  • Incentivar a criança a brincar com jogos e fantoches

     

Desenvolvimento Sócio Afetivo e Intelectual em Creche

 
 
Objetivos:
  • Respeitar a individualidade de cada criança
  • Estabelecer uma boa relação com a criança
  • Proporcionar um ambiente calmo e seguro
  • Desenvolver o respeito pelo outro (saber esperar pela sua vez)
  • Dar resposta a curiosidade da criança
  • Dar liberdade de escolha
  • Aquisição de regras simples
  • Aquisição de hábitos de cortesia
  • Desenvolver a autoconfiança e a autonomia
     
Estratégias a utilizar:
  • Ajudara criança a tolerar as ausências da mãe, permitindo-lhe os
    objetos transitivos (chucha, fralda, boneco, …)
  • Estimular as palavras de cortesia: Olá, Bom Dia, Adeus, …
  • Deixar que a criança realize ações que a divirtam: encher, esvaziar,
    desmanchar, …
  • Criar espaços variados e seguros para que a criança brinque
  • Contar histórias, canções e lengalengas
     
Em Creche…
 
 
  • Não existem jogos nem atividades especiais em si próprios. O calor e a
    afetividade que as envolvem é que contam. Os bebés sentem o
    encorajamento para aprender, experimentar e apreciar, como sentem o
    contrário e se tornam apáticos.
     
  • As atividades dos bebés devem ser integradas na estrutura dos
    contatos naturais com eles. Eles quererão aprender e mostrar-se-ão
    interessados em tudo o que se passa à roda e sobretudo sentir-se-ão
    encorajados para serem ativos e curiosos
  • A conduta dos adultos é um modelo para a conduta das crianças. A
    criança pequena é naturalmente imitadora e apodera-se facilmente
    dos procedimentos que usamos a seu respeito e torna-se nervoso e
    irritável se não temos em conta as suas necessidades. Se os
    adultos são calmos e afetuosos para com ela, a criança responderá
    no mesmo tom.
     
  • Se a criança está apreciar qualquer coisa e deseja continuar, não deve
    ser interrompida. Não se deve forçara criança a mudar de
    atividade, apenas porque pensa que é altura dela fazer outra
    coisa. Deve-se deixar ter a experiência repetida de ser capaz de
    completar uma atividade e satisfazer completamente a sua
    curiosidade acerca de um objeto. A sua capacidade de atenção será
    maior se lhe for permitido seguir o seu próprio ritmo e interesse
     
Objetivos em Creche
 
 
  • A creche organiza atividades adequadas ao bom desenvolvimento da
    criança nesta faixa etária, das quais apresentamos alguns exemplos
    e as respectivas finalidades:
  • Canções – Memorização, linguagem, ritmo, gosto pela música, disciplina;
  • Lengalengas – Exploração dos sons e ritmos, expressão através da linguagem
    oral, gestual e corporal
  • Pintura com dedo, mãos e pés – Exploração de diferentes materiais,
    cores, formas e texturas, controlo da motricidade, gosto estético
  • Jogos– Compreensão de regras, socialização
  • Modelagem – Controle da motricidade, capacidade de exploração
  • Rasgagem e colagem – Motricidade, autonomia, iniciativa
  • Histórias – Descoberta de si e do outro, linguagem verbal e não verbal,
    imaginação
  • Fantoches – Concentração, visualização
  • Brincadeira livre e orientada – Socialização autonomia, liberdade de escolha
     
Atividades em Creche
 

 
  • Os bebés e as crianças pequenas estão sempre dependentes do contato
    humano, de se lhes falar, da atenção que lhes dá e da ternura com
    que recebem.
  • Os amplos processos de aprendizagens que se realizam nesta fase da
    vida, só podem ser acionados no calor seguro de uma relação
    harmoniosa entre pais, educadoras e crianças.
     
Por isso é muito importante:
 
  • Habituação ao contato e necessidades de contato através da proximidade
    corporal, carícias sempre repetidas de olhar para ela, conversar
    com ela, bem como a sua integração no mundo das coisas.
  • Educação da audição e da atenção através de sons barulhentos (vozes,
    campainhas, pandeiretas, etc.) que mais tarde virão em direções
    diferentes, com alturas e sequências de sons diferentes.
    Estimulação da própria produção de ruídos (bater palmas, sons
    de roca, etc.)
  • Educação da visão e da atenção através de estímulos luminosos e em
    movimento, através de objetos com formas simples e cores nítidas
    (bolas, rocas, etc.), para isso é conveniente limitarmo-nos a
    poucos objetos que mostraremos muitas vezes. Mais tarde poderemos
    acrescentar outros objetos mais pequenos, bem como imagens simples.
  • Exercícios de movimentos bucais, sucção, lombar, mastigar (mais tarde, quando
    se dão alimentos sólidos) e igualmente fazer brincadeiras com
    sopro.
  • Ensinar a apalpar, mexendo em vários objetos com a mão (ao principio será
    conduzida).
  • Exercícios para a movimentação das mãos, com estimulação para agarrar, dar
    a mão, bater palmas, dizer adeus, bater à porta, atirar uma bola,
    fazer construções, chapinhar, atirar com coisas, fazer
    brincadeiras simples com os dedos, etc.
  • Educação para a movimentação do corpo, levando os movimentos espontâneos a
    adaptarem-se a um dado ritmo com uma pandeireta cantando; rastejar,
    rebolar-se, endireitar-se, pôr-se em pé, andar de mão dada. A
    articulação da criança através dos exercícios de “ginástica”
    rítmica tem uma importância muito especial.
  • Preparar a capacidade de comunicação da criança chamando-a pelo seu nome
    próprio, dizendo-lhe palavras ternas, dizendo o nome das pessoas e
    coisas e falando-lhe incansavelmente durante todas as atividades.
  • Estímulo para fazer ritmos: em conjunto e para cantar sons e melodias.
    “Ensinar” a criança progressivamente a empregar palavras
    determinadas para exprimir os seus desejos, ao pedir determinado
    objeto, repetindo incansavelmente as palavras e tendo as reações
    apropriadas.
  • Habituar a criança a pouco e pouco a beber pelo seu copo e a comer com a
    colher.
  • Habituar a criança a ter um determinado ritmo de vida.
  • Fazer surgir e aprofundar estímulos emocionais, como alegria, confiança,
    bem-estar, etc. dando à criança possibilidade de fazer
    experiências, exteriorizando sentimentos, deixando-a participar e
    aprovando os seus esforços.
  • Tudo o que se faça terá sempre que ser adaptado à maneira de ser da
    criança.
  • Mostrar à criança como se faz, fazê-la colaborar e estimular a sua
    participação e iniciativa.
  • Todas as capacidades adquiridas devem ser incansavelmente exercitadas e
    repetidas. Tudo o que queremos “ensinar” de novo deverá ser
    incorporado somente através de pequenos passos.
  • Todas as “ordens” que se dão, bem como os estímulos de aprendizagem
    deverão ser simples, calmos mas enérgicos.
  • É muito importante que a criança conheça e brinque com objetos que
    há em todas as casas (tigelas, colheres de pau, molas de roupa,
    botões, papéis, etc.).
  • Além disto são necessários materiais como bolas, argolas para morder,
    bonecos de pano laváveis, cestinhos, bolsas, livros de imagens e
    mais da vida de todos os dias.