terça-feira, 7 de agosto de 2012


Plano de aula desenvolvido e ministrado pela Professora/estagiária Gisele.



Tema: Aprendendo cores e ouvindo histórias


  

Justificativa:É muito interessante o trabalho com cores na educação infantil, no entanto, devemos ser cautelosos e observar que a cor está inserida num contexto ,por isso é importante trabalhar  o cenário das histórias, as personagens, a diversidade de tons,o relacionamento entre as cores e não só uma cor isoladamente. Devemos criar condições para que as crianças conheçam as cores e formas que estão presentes no ambiente em que vivem.



 Cronograma: 60 minutos


Objetivos:


·         Criar hábito de ouvir histórias para ampliar o conhecimento.

·         Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.

·         Reconhecer a cor amarela, mencionada na música “O Pintinho Amarelinho”.
• Apreciar as artes visuais e ampliar vocabulário



1º Momento: Linguagem oral e escrita.


- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores que os cercam,cor das mochilas, roupas e sapatos dos alunos.


 
2º momento:  MÚSICA DA HORA DA HISTÓRIA


E AGORA MINHA GENTE
UMA HISTÓRIA VOU CONTAR
UMA HISTÓRIA BEM BONITA
TODO MUNDO VAI GOSTAR
RÊ, RÊ, RÊ
RÁ, RÁ, RÁ

NOS LIVRINHOS ENCANTADOS
TUDO PODE ACONTECER
VAMOS FICAR BEM QUIETINHOS
PARA A HISTÓRIA APRENDER
RÊ, RÊ, RÊ
RÁ, RÁ, RÁ

Ler o livro “O Pintinho”.




·         Contar a história, dando ênfase às perguntas.

·          Explorar as imagens do livro.

·          Imitar os sons dos animais que aparcem na história(pintinho,galinha,porco, vaca)...

·         Qual a cor do pintinho?



3º momento:Surpresa!!!


 Entra uma criança vestida de Pintinho Amarelinho.




Cantar:

MEU PINTINHO AMARELINHO

CABE AQUI NA MINHA MÃO

QUANDO QUER COMER BICHINHO

O SEU PEZINHO ELE CISCA AO CHÃO!

ELE BATE AS ASAS

ELE FAZ PIU PIU

MAS TEM MUITO MEDO

É DO GAVIÃO!!!

Observar a cor do pintinho.





4º Momento: Artes

  

 

                 Pintinho amarelinho.


                       carimbando com as mãozinhas...

Alinhavo.

Trabalho individual..com a ajuda da professora e monitora passar/enfiar o cadarço nas frutas.





AVALIAÇÃO: Avaliar a participação, atenção e entrosamento dos alunos no decorrer das atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário