quinta-feira, 5 de julho de 2012





PREFEITURA MUNICIPAL DE BRUMADINHO

SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


PROJETO:

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS AO LONGO DO TEMPO
PEDAGOGA: GIOVÂNIA CÂNDIDA DE JESUS

Introdução

O mundo do lúdico é um mundo onde a criança está em constante exercício. É o mundo da fantasia, da imaginação, do faz de conta, do jogo e da brincadeira. Podemos dizer que o lúdico é um grande laboratório que merece toda atenção dos pais e educadores, pois é através dele que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas, praticadas com emoção, prazer e seriedade. Através do brinquedo e das brincadeiras ocorre a descoberta de si mesmo e do outro, portanto, aprende-se. É no brincar que a criança está livre para criar e é através da criatividade que o indivíduo descobre seu eu. Segundo Platão: “Você aprende mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que uma vida inteira de conversação.”

É através da brincadeira que a criança experimenta descobre, cria e exercita suas habilidades, tanto psicomotoras quanto cognitivas e afetivas, através da atividade lúdica que ela estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, proporcionando aprendizagem, desenvolvimento da linguagem do pensamento,

da concentração e da atenção.

Justificativa


O brincar faz parte do universo infantil, porque a criança é naturalmente lúdica. Por isso, desenvolver um trabalho na escola com jogos e brincadeiras favorece a aprendizagem, porque é uma estratégica muito bem aceita pelos alunos. É uma estratégia que leva o aluno a enfrentar situações conflitantes relacionadas com o seu cotidiano escolar e social, pois favorecem a formação da personalidade, desenvolvem a interação, a imitação, a atenção, a memória, a imaginação e a socialização. O lúdico é um instrumento facilitador para a construção do conhecimento do aluno.

Acreditamos que o brinquedo e a brincadeira são ingredientes vitais para uma infância sadia e para um aprendizado significativo, já que o brincar estimula o desenvolvimento intelectual da criança, como também ensina os hábitos necessários ao seu crescimento. Assim, proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva é de suma importância, pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra, reconhecendo a cultura brasileira, resgatando brincadeiras, jogos e cantigas de roda.

Nosso trabalho será permeado pelo lúdico, envolvendo as crianças em atividades com jogos, brinquedos e brincadeiras, levando a criança a experimentar, descobrir, criar e exercitar suas habilidades, tanto psicomotoras quanto cognitivas e afetivas, pois é através da atividade lúdica que ela estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, proporcionando aprendizagem, desenvolvimento da linguagem do pensamento,da concentração e da atenção.

Esse projeto nasceu a partir de observações do comportamento das crianças ao manusearem os jogos confeccionados da apostila da Oficina: “O jogo e a arte como recursos pedagógicos no contexto da Educação”apresentada no IV Congresso de Educação,direcionados à faixa etária atendida na EMEI Conceição de Itaguá (0 a 3 anos).As crianças tiveram muito interesse em participar dos jogos. A partir daí começamos dar mais ênfase nas atividades lúdicas, buscando desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade a a auto estima. Utilizando jogos e brincadeiras para trabalhar os conteúdos e conceitos de forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa.No entanto,devido toda importância que o lúdico tem é que se sente a necessidade de trabalhar em sala de aula. E que realmente façam parte do cotidiano do trabalho da Educação Infantil.

Iremos iniciar com o livro: BRINQUEDOS de André Neves.

v No 1º momento apresentaremos a história no slide.

v No 2º momento apresentaremos o livro em caixa surpresa, para as crianças manusearem e fazerem a leitura das imagens.

OBJETIVO GERAL:
v Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa partindo da construção de brinquedos com diversos materiais, resgatando culturalmente alguns brinquedos e brincadeiras esquecidos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v Aumentar o repertório de brincadeiras infantil,
v Participar de situações de socialização,
v Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo,
v Construção de brinquedos com sucatas,
v Registrar de diferentes formas o brincar.
v Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação.
v Explorar e identificar elementos da musica para se expressar, interagir com outros.
v Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
v Participar de variadas situações de comunicação oral.
v Participar de diversas situações de intercambio social.
v Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
v Participar de diversas situações de intercambio social.
v Resgatar o brincar espontâneo como elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, de sua criatividade e socialização, mantendo viva as tradições e a cultura dos povos traduzidos nos brinquedos e nas brincadeiras populares.
v Ampliar a comunicação e expressão através de músicas e de jogos orais.
v Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com outros.
v Criar e inventar outras cantigas de roda.
v Estimular a comunicação e expressão através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo o pensamento, a criatividade a imaginação a percepção.
v Realizar trabalhos criativos e interessantes.
v Desenvolver a curiosidade pela linguagem escrita através de brincadeiras e jogos orais;
v Criar situações lúdicas de aprendizagem significativa em relação aos brinquedos e brincadeiras populares.
v Estimular a oralidade para conversar e brincar.
v Desenvolver o raciocínio lógico, respeitando a etapa do desenvolvimento individual de cada criança.
v Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações problema;
v Identificar as noções de tempo (dia, semana, mês, ano, ontem, hoje amanhã);
v Analisar, interpretar e construir gráficos e tabelas.1 – LÍNGUA PORTUGUESA (Linguagem Oral e Escrita):
Ø Uso da linguagem oral para conversar e brincar.
Ø Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas.
Ø Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
Ø Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Ø Pesquisa junto às famílias sobre as brincadeiras da infância.
Ø Selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças.(bilboquê, peteca, vai e vem, pião, cavalo de pau, e outros.).
Ø Coletar algumas sucatas para confecção dos brinquedos.
Conteúdos conceituais:
Ø Alfabeto das brincadeiras;
Ø Nome dos brinquedos e brincadeiras;
Ø Comunicação verbal e oral
Ø Identidade;
Ø Brincadeiras cantadas;
Ø Textos informativos e instrucionais (regras)
Conteúdos procedimentais:
Ø Conversas informais – rodinha de conversa (sobre os brinquedos e sua utilização);
Ø Panfletos – anúncios – brinquedos que gostaria de ter;
Ø Lista de brinquedos e brincadeiras preferidos pelos pais e alunos – No meu tempo de criança ...;
Ø Letras de cantigas de roda;
Ø Parlendas, rimas, adivinhas;
Ø Trabalhar histórias: Folclorices de BRINCAR,TANTO,TANTO! Anita Bocadura e outras;
Ø Dramatizações;
Ø Declamação de poesias – O saco de brinquedos (Carlos Urbim),
A boneca (Olavo Bilac);
Ø Músicas: A boneca (Xuxa) e outras;
Ø Sacolinha surpresa com brinquedos (cada semana uma criança é responsável por trazer um brinquedo e as demais deverão adivinhar através das pistas);
Ø Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras (texto coletivo).
Ø Assistir os DVDs Toy Store 1 e 2, A loja Mágica de Brinquedos e outros.
Ø Construção de livro de brinquedos coletivo ou individual;
Ø Construção de livro de brincadeiras coletivo ou individual;
Ø Coletânea de jogos e brincadeiras com as regras e ilustrações ;
Ø Bilhete – Cole o bilhete (no caderno de recados) comunicando o dia do brinquedo. (portador de texto);
Ø Receita da massinha de modelar;
Ø Brincadeiras com cantigas de roda;
Ø Rodas de conversa (Quais os brinquedos preferidos?)
(Qual a brincadeira preferida?).
Ø Listar os brinquedos em cartaz.
Ø Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar.
Ø Alfabeto;
Ø Cartaz com os brinquedos e brincadeiras preferidas da turma;
Ø Trabalhar crachás com o nome e a foto dos alunos;
Ø Produção de texto (coletiva);
Ø Criar brinquedos e brincadeiras;
Ø Convidar pais/avós para contar como era os brinquedos e as brincadeiras antigas;
Ø Comparação de brinquedos antigos e atuais.
Conteúdos atitudinais:
O gosto e o prazer pela leitura e escrita; interação e cumplicidade com o mundo da leitura e escrita, cooperação.

2 - MATEMÁTICA:
Conteúdos conceituais:
Ø Números e sua função social;
Ø Espaço e forma;
Ø Grandezas e medidas;
Ø Formas geométricas;
Ø Classificação, comparação e seriação.
Conteúdos procedimentais:
Ø Brincadeira dos números vizinhos (sucessor e antecessor);
Ø Brincadeira de pesca com peixinhos numerados;
Ø Sequencia numérica através de brincadeiras como Amarelinha, Caracol, Senhor rato está? e outros;
Ø Montagem de gráficos a partir de determinada situação ou contexto trabalhado em sala de aula.
Ø Exploração de diferentes procedimentos para comparação de grandezas (maior, menor, alto, baixo etc)
Ø Confecção de jogo da memória, bingo, dominó dos números e quantidades, boliche, quebra-cabeça, jogo das argolas, jogo de palitos (churrasco);
Ø Classificar os brinquedos por tamanho, tipo de brinquedo etc.
Ø Organização de album de figurinhas, coleções;
Ø Comparação de brinquedos antigos e brinquedos modernos;
Ø Formar figuras geométricas com a brincadeira do elástico
Ø Brincadeira Quente-frio com brinquedos.

Conteúdos atitudinais:
Vivência, exploração, interesse.
3 – NATUREZA E SOCIEDADE:
Conteúdos conceituais:
Ø História dos brinquedos;
Ø Brinquedos e brincadeiras dos pais;
Ø Brinquedos da zona rural e zona urbana;
Ø Brinquedos artesanais e brinquedos produzidos por industrias;
Ø Brincadeiras de todos os tempos;
Ø Brincadeiras tradicionais;
Ø Linha do tempo;
Ø Parque de diversões (Exposição);

Conteúdos procedimentais:
Ø Visitar uma loja de brinquedos;
Ø Mostrar através de figuras ou painéis como eram as cidades antes e como estão hoje.
Ø Pesquisa com os pais de brincadeiras e brinquedos que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
Ø Pesquisa junto às famílias sobre as brincadeiras da infância.
Ø Pesquisa em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras.;
Ø Criar um mascote de pelúcia por turma;
Ø Montagem de uma brinquedoteca.
Ø Dia do Brinquedo.
Ø Brincar e dividir o brinquedo com outras turmas
Conteúdos atitudinais:
socialização, interesse, compartilhar descobertas.
4 – MÚSICA:

Conteúdos conceituais:
Ø Som, ritmos;
Ø Percepção;
Ø Produção musical;
Ø Interpretação;
Ø Cantigas de Roda.


Conteúdos procedimentais:
Ø Brincadeiras cantadas – Se eu fosse um peixinho, Tororó, Passa–passa cavaleiro, Eu sou pobre pobre, Ciranda cirandinha, A canoa virou, Terezinha de Jesus, O cravo brigou com a rosa, Tango-Tango,, Caranguejo não é peixe, Escravos de Jó e outras;
Ø Confecção de instrumentos musicais com sucata;
Ø Karaokê;
Ø Paródias, rimas;
Ø Gestos, mímicas;
Ø Concurso de dança;
Ø Músicas ouvidas e cantadas (anexo 1);
Ø Brincadeira Dicionário musical: escolhe-se algumas músicas, conhecida das crianças, uma a uma as músicas são tocadas e se faz uma parada a criança deverá continuar cantando a música onde esta parou.
Ø Organizar um pequeno livro com as cantigas de roda;
Ø Confeccção de cartazes com as músicas tradicionais.

Conteúdos Atitudinais:
apreciação, sensibilidade, imaginação, criação
5 – ARTE:

Conteúdos conceituais:
Ø Linha, forma, cor, textura, espessura;
Ø Percepção visual.

Conteúdos procedimentais:
Ø Confecção de brinquedos utilizando materiais recicláveis (bilboquê, peteca, vai e vem, pião, cavalo de pau, bola de meia e outros.).
Ø Brincar com brinquedos de sua própria construção;
Ø Oficinas de brincadeiras;
Ø Brincadeiras com sombras – formas de bichinhos com as mãos, um tenta pisar na sombra do outro; também pode usar o retroprojetor para fazer atividades com sombras – teatro de sombras na sala de aula;
Ø Brincadeiras Bolha de sabão coloridas – papel na parede (pardo) acertar as bolhas coloridas para pintar a mesma formando desenhos.
Ø Confecção de um quadro (tela) Brinquedo ou brincadeira preferido;
Ø Produção de massinha de modelar;
Ø Confecção de cartazes com os jogos, brincadeiras que as crianças conhecem;
Ø Vestir as roupinhas nos bonequinhos (apostila de jogos);
Ø Desenhar os brinquedos que há na sua escola.
Conteúdos atitudinais:
Cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.6 – MOVIMENTO:
Conteúdos conceituais:
Ø Velocidade, direção, equilíbrio, orientação espacial e temporal, expressão corporal, agilidade, percepção; regras, flexibilidade, coordenação, atenção, lateralidade, locomoção.

Conteúdos procedimentais:
Ø Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
Ø Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio de brincadeiras.
Ø Brincadeiras com diversos materiais: bola, bambolês, corda, sucatas;
Ø Brincadeiras de faz de conta (jogo simbólico);
Ø Brincadeiras tradicionais – corrida do saco, corrida de ovos, pescaria, arremesso de bolas, boca do palhaço, dança da cadeira, corre cutia,etc;
Ø Gincana;
Ø Brincar espontaneamente.

Conteúdos atitudinais:
Interação, participação, autoestima, respeito
PRODUTO FINAL:
v Exposição para os pais dos desenhos, pinturas e brinquedos confeccionados.
v Livro de brincadeiras.
v Exposição dos cadernos e portfólio com as brincadeiras e atividades trabalhadas.
v Um cartaz com brincadeiras/brinquedos preferidos da turma e gráfico.
v Gravação de um CD com cantigas de roda.
AVALIAÇÃO: Ocorrerá em todos os momentos através da observação e registros realizados pelas professoras, portfólio, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesse e tambémmudanças de atitude quanto a incorporação de valores,grau de motivação e entusiasmo.
CULMINÂNCIA:
v Exposição dos trabalhos produzidos pelas crianças;
v Exposição de fotos;
v Arrecadação de brinquedos para o dia das crianças.
* Este projeto será apresentado na mostra Cultural e terá culminância na caminhada da Cidadania, podendo ser trabalhado até o final do ano.

Abertura do projeto brinquedos e brincadeiras.

Iniciamos aguçando a curiosidade dos alunos, com um baú de surpresas.


  • De dentro do baú foram surgindo vários objetos...

  • chapéu

  • Boneca de pano.

  • Palhacinho .

  • E o livro "Brinquedos" de André Neves.

Os alunos ficaram atentos às imagens e foram interagindo com a história.







Depois de conhecer a história, organizamos a apresentação da mesma, através de um Projetor Multimídia/Data Show.


Os alunos ficaram fascinados com as imagens.


Nós fomos aproveitando para explorar um pouco mais da obra.








Apresentação Artística.

Música: A Bonequinha (Xuxa).

Eu tenho uma bonequinha sim

Ela veio de Paris pra mim


Ela tem um lindo chapéu

E também um amor de véu



Eu ponho ela em pé não cai


Ela diz mamãe papai (mamãe, papai)


Mas um dia sem razão

Escorregou e caiu no chão

Quebrou o narizinho dela

E também o dedinho do pé


Eu levei ela no doutor

Que sabia curar sem dor





A bonequinha chorou, chorou

E eu também chorei, chorei


Só depois que ela sarou

Eu brinquei, brinquei, brinquei...







Brincando na cama elástica








Lanche especial






Pintura de rosto.












O brincar é o caminho da aprendizagem na infância e nós, professores, devemos ser
os primeiros profissionais na sociedade a reconhecer a brincadeira como um direito da
criança.
Trabalhar os desafios do cotidiano exige cada vez mais práticas reflexivas e críticas
em torno da realidade que nos cerca. Precisamos inovar sempre e também contemplarmos as possibilidades !!! A brincadeira auxilia o desenvolvimento da criança de forma tão intensa e marcante que a criança leva todo o conhecimento adquirido nesta fase para o resto de sua vida.

Professora Ivani Ferreira.











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