domingo, 3 de junho de 2012

Projeto Brinquedos e Brincadeiras ao longo do tempo



De acordo com o REFERENCIAL CURRICULAR V2“É através da brincadeira que a criança experimenta descobre, cria e exercita suas habilidades, tanto psicomotoras quanto cognitivas e afetivas, através da atividade lúdica que ela estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, proporcionando aprendizagem, desenvolvimento da linguagem do pensamento e da concentração da atenção”. Pensando nisto, estamos desenvolvendo juntamente com as crianças do berçário, maternal 1,2 e 3 da EMEI Conceição de Itaguá, o Projeto Brinquedos e Brincadeiras ao longo do Tempo. Esperamos proporcionar as nossas crianças momentos de convivência saudável, que se tornem mais afetuosos, aprendam a dividir o espaço e os brinquedos com os colegas, exercitem o corpo e a mente desenvolvendo a criatividade e iniciativa ...enfim, que desenvolvam valores importantes na formação do ser humano .

Abertura do projeto brinquedos e brincadeiras.

Iniciamos aguçando a curiosidade dos alunos, com um baú de surpresas.


  • De dentro do baú foram surgindo vários objetos...

  • chapéu

  • Boneca de pano.

  • Palhacinho .

  • E o livro "Brinquedos" de André Neves.

Os alunos ficaram atentos às imagens e foram interagindo com a história.

Depois de conhecer a história, organizamos a apresentação da mesma, através de um Projetor Multimídia/Data Show.


Os alunos ficaram fascinados com as imagens.


Nós fomos aproveitando para explorar um pouco mais da obra.

Apresentação Artística.

Música: A Bonequinha (Xuxa).

Eu tenho uma bonequinha sim

Ela veio de Paris pra mim


 Ela tem um lindo chapéu

E também um amor de véu



Eu ponho ela em pé não cai


Ela diz mamãe papai (mamãe, papai)


Mas um dia sem razão

Escorregou e caiu no chão

Quebrou o narizinho dela

E também o dedinho do pé


Eu levei ela no doutor

Que sabia curar sem dor





A bonequinha chorou, chorou

E eu também chorei, chorei


Só depois que ela sarou

Eu brinquei, brinquei, brinquei...



Brincando na cama elástica



Lanche especial






Pintura de rosto.












O brincar é o caminho da aprendizagem na infância, nós, professores, devemos ser
os primeiros profissionais na sociedade a reconhecer a brincadeira como um direito da
criança.
Trabalhar os desafios do cotidiano exige cada vez mais práticas reflexivas e críticas
em torno da realidade que nos cerca. Precisamos inovar sempre e também contemplarmos as possibilidades !!! A brincadeira auxilia o desenvolvimento da criança de forma tão intensa e marcante que a criança leva todo o conhecimento adquirido nesta fase para o resto de sua vida.

                                                                                                           Professora Ivani Ferreira.





3 comentários:

  1. Amiga o seu blog esta lindo. Desejo sucesso.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo seu rico trabalho e amor as crianças.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por compartilhar suas experiências conosco.

    ResponderExcluir