Como fazer Dinamica para primeiro dia de Aula - Conhecendo e aprendendo.
Materiais: Um objeto pequeno, podendo ser uma bola por exemplo.
Procedimento: Formar um círculo.
Quem estiver com a bola deve passá-la á outra pessoa que deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si (uso lente de contato, por exemplo, ou tenho um cachorro).
Quando todos tiverem falado, explicar que na segunda rodada eles terão que passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada anterior.
Apontar a importância de saber ouvir, que muitas vezes estamos muito preocupados com o que vamos dizer, que esquecemos de prestar atenção no que nos é dito.
Tempo de aplicação: 15 minutos
TEIA DE ARANHA
Objetivo:
- Estimular o entrosamento entre os alunos.
Procedimentos:
- Propor que os alunos fiquem em pé, forando um círculo.
- Entregar um rolo de barbante ou cordão.
- Solicitar um voluntário para iniciar a tarefa sugerindo que o mesmo escolha um membro do grupo para entregar uma outra parte do cordão e receber uma mensagem sua.
- Sucessivamente um vai abrindo o rolo e entregando a um colega até que todos tenham recebido a mensagem e o cordão, formando assim a teia de aranha.
- Em um segundo momento, com todos sentados levantar a questão: O que pode e não pode ter em nossa teia? Listar as opiniões dos alunos para a confecção de um painel de combinados da classe.
- Para encerrar permitir que os alunos ilustrem o painel através de uma técnica artística: desenho, recorte, colagem, dobradura, etc...
Bem-vindo!
Objetivo: fazer a apresentação das pessoas e promover a integração do grupo.
- Entregar a cada pessoa um círculo de papel para que escreva nele seu nome (crachá).
- Passar um saco com pares de balas doces para que cada pessoa retire uma.
- Pedir que cada um procure seu par (de bala igual) e sente-se ao seu lado.
Trabalho em duplas: conversar com o par sobre a origem/escolha do seu nome, idade, signo, música e filme de que gosta, desejos etc, por 5 minutos.
Trabalho em grupo: pedir que formem um círculo e que cada um apresente o seu par dizendo que descobriu sobre a outra pessoa. A medida que se apresentam, colocam um no outro o crachá com o nome, desejando boas vindas.
Pedir para estarem atentos às apresentações, pois todos merecem ser bem recebidos.
Ao final, compartilhar: O que gostaríamos de encontrar neste grupo?
Encerrar com um aperto de mão e uma salva de palmas a todos.
- Entregar a cada pessoa um círculo de papel para que escreva nele seu nome (crachá).
- Passar um saco com pares de balas doces para que cada pessoa retire uma.
- Pedir que cada um procure seu par (de bala igual) e sente-se ao seu lado.
Trabalho em duplas: conversar com o par sobre a origem/escolha do seu nome, idade, signo, música e filme de que gosta, desejos etc, por 5 minutos.
Trabalho em grupo: pedir que formem um círculo e que cada um apresente o seu par dizendo que descobriu sobre a outra pessoa. A medida que se apresentam, colocam um no outro o crachá com o nome, desejando boas vindas.
Pedir para estarem atentos às apresentações, pois todos merecem ser bem recebidos.
Ao final, compartilhar: O que gostaríamos de encontrar neste grupo?
Encerrar com um aperto de mão e uma salva de palmas a todos.
Escravos de Jó
Objetivos: integrar o grupo para trabalhar em sintonia.
Descrição: sentados em círculo, cada um com uma caixa de fósforos na mão, cantar a cantiga Escravos de Jó, passando a caixa de fósforos para o colega da direita, de forma ritmada, de modo que nenhuma caixa fique parada. Quando chegar no refrão, movimentar a caixa pra direita, pra esquerda e pra direita, sem perder o ritmo.
Avaliação:
- O que descobrimos com esta brincadeira?
- Que exercícios foram necessários?
Quem sou eu?
Finalidade: apresentação socializada em grupo de participantes que não se conhecem.
Característica: autoconhecimento, descobertas, memória.
Material: cartolinas, hidrocor, fita adesiva.
Descrição:
1. Cada um escreve num círculo de cartolina, nome, signo do zodíaco e duas características marcantes que acha que os outros lhe atribuem.
2. Em seguida, escolhe-se no grupo um parceiro para conversar. A dupla então troca informações pessoais, aprofundando o conhecimento mútuo.
3. Ao comando do educador (coordenador), forma-se um círculo onde um apresenta o outro. As cartolinas com as informações pessoais são mostradas ao grupo.
Comentários:
1. As cartolinas podem ficar expostas durante o encontro, criando um ambiente de intimidade.
2. Uma conversar posterior sobre o que ocorreu pode possibilitar uma discussão sobre o grupo, seus limites e barreiras pessoais.
Fonte: Jogos de Cintura - Escola Sindical 7 de Outubro. Publicada no livro “Dinâmica de Grupos na Formação de Lideranças” - Ana Maria Gonçalves e Susan Chiode Perpétuo, editora DPeA.
obrigada pela sugestão, bom trabalho.
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