terça-feira, 20 de setembro de 2011

Projeto Valores através da história a galinha Ruiva

                      Projeto 
 Valores na Linguagem Infantil

 

INTRODUÇÃO


   Quanto mais rapidamente as coisas mudam, mais difícil é aprender a viver plenamente e realizar-nos. Há uma tensão crescente entre as expectativas e nossa realidade. As organizações precisam de pessoas criativas; precisam de pessoas que saibam colaborar, trabalhar em equipe. Se tivermos uma educação escolar e social mais interessante, competente e motivadora formaremos cidadãos melhores.
   Tudo isto que está por fazer é uma tarefa de longo prazo e que exige o melhor de nós, que queremos melhorar este país através da educação.
                   



JUSTIFICATIVA


   Na EMEI Conceição de Itaguá, trabalhamos com crianças do berçário, maternal I, II e III. Nesta fase do desenvolvimento é muito importante priorizar a Educação Social. Uma forma de educação com base nas relações pessoais, na consciência de si e do outro, nas necessidades de cada um, e na adequação ou não das suas atitudes, tornando a sala de aula um exercício para a vida em sociedade, com crianças conscientes da sua participação na construção de um mundo melhor.
   Nosso trabalho será permeado pela literatura infantil, pensando ser este o contexto mais próximo das crianças nessa faixa etária, uma vez que elas estão no mundo imaginário e a linguagem das histórias infantis serem de fácil entendimento e divertidas, despertando a curiosidade nelas.
   Esse projeto nasceu a partir da observação do comportamento das crianças quando viram uma galinha no espaço da escola. Para alguns foi novidade, ficaram olhando de longe, enquanto que os outros se familiarizaram com o animal, aproximando e querendo tocar.Na oportunidade, levantamos algumas hipóteses: Que bichinho é esse? Onde será que ele mora? Quem será seu dono? Quem gostaria de levá-la para casa? Para onde levaremos ela?
   Percebemos nas crianças o espírito de solidariedade, cooperação, respeito, amor, paz, tolerância, etc. Selecionamos alguns livros de literatura infantil que abordam temas de acordo com nossos objetivos, iniciando com a história da Galinha Ruiva, onde vivenciaremos com as crianças algumas situações em que o trabalho em grupo e a colaboração estará presente, além dos valores que motivam o comportamento e a atividade humana, essenciais para um bom convívio escolar, familiar e social.





OBJETIVO GERAL

ü   Propiciar atividades que desenvolvam a percepção das boas atitudes e ações que devemos ter para, em longo prazo, se tornar um hábito que contribuirão para a melhoria das relações interpessoais.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü   Conhecer a história da Galinha Ruiva e demais histórias que serão trabalhadas;
ü  Estimular a interação com as histórias, relacionando-as com os valores éticos e morais, como o respeito, a solidariedade, a compaixão, a amizade e outros;
ü  Incentivar o trabalho coletivo;
ü  Estimular a criatividade, a imaginação e a fantasia;
ü  Exteriorizar emoções e sentimentos;
ü  Expressar idéias e opiniões com espontaneidade;
ü  Ampliar e explorar o vocabulário e sons;
ü  Contribuir para a organização do pensamento;
ü  Desenvolver a linguagem oral;
ü  Promover a socialização e o entrosamento;
ü  Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis a formação humana;


CONTEÚDOS

LINGUAGEM ORAL

ü  Abertura do Projeto com a história: A galinha ruiva (apresentado pelos professores através de fantoches);
ü  Conhecer os personagens;
ü  Conhecer outras versões da história;
ü  Reconto das histórias trabalhadas;
ü  Dramatizações;
ü  A visita da galinha ruiva (explorar como nasce os pintinhos);
ü  Visita dos pintinhos;
ü  Visita ao galinheiro do sítio do Ticha

FALAR E ESCUTAR

ü  Trabalhar com as histórias lidas e contadas:
-A galinha ruiva;
-O pintinho;
-Bichos da fazenda;
-Eu amo animais da fazenda;
-O pintinho Plic;

ü  Observar e manusear diversos materiais impressos e livros;
ü  Parlenda : A galinha do vizinho
ü  Quadrinha: A galinha pintadinha;
ü  Poesias;
ü  Produzir textos coletivos tendo a professora como escriba;
ü  Cartaz com as regras da sala;
ü  Cartaz com a receita do bolo da história;
ü  Trabalhar crachás com o nome dos alunos;
ü  Trabalhar símbolos relacionados á sentimentos e emoções;
ü  Montar histórias sanfonadas ou livros seriados;
ü  Montar cenas da história da Galinha Ruiva em dados grandes;
ü  Rimas;
ü  Adivinhas;
ü  Caixa surpresa;

MATEMÁTICA

ü  Hora da novidade:
(explorar formas,tamanhos,cores,utilidades,quantidade,classificação, seriação etc.)
ü  Trabalhar os conceitos pequeno/grande com ovo de galinha e de codorna;
ü  Trabalhar com os conceitos duro/mole com ovo cozido e ovo cru;
ü  Separar grãos ( milho  comum e pipoca);
ü  Quebra cabeça de números e quantidades até 5;
ü  Explorar medidas e realizar contagem;
ü  Jogo da memória com os personagens da história da galinha ruiva;
ü  Separar animais da fazenda ( com penas ,sem penas);
ü  Brincadeiras diversas que envolvam valores;
ü  Conceitos básicos : muito/pouco, cheio/vazio, mais/menos, manhã/tarde,etc;
ü  Espaço e forma: jogos e brincadeiras;
ü  Calendário: explorar a data de aniversário.
ü  Trabalhar cores com os ovos pintados,atividade artes e cores,caixinha das cores,dado das cores, palitos coloridos etc;
ü  Explorar quantidades ao preparar o bolo da história.

NATUREZA E SOCIEDADE

PLANTAÇÃO DO MILHO

De onde vêm o milho que a Galinha Ruiva comia ? De onde vêm as plantas? Como as plantas crescem?

ü  Apresentar ás crianças espigas de milho e milho de pipoca. Explicar para as crianças que além de servir de alimento os grãos são responsáveis também pelo surgimento de uma nova planta de milho.
ü  Sensibiliza-las da importância das plantas e do porque de não arrancá-las;
ü  Explicar a importância do sol e da água para o crescimento das plantas;
ü  Plantar as sementes de milho em uma bandeja e coloca-la ao lado da horta;
ü  Conscientizar para o cuidado com as plantas.

ESQUEMATIZAÇÃO DA PLANTAÇÃO

Ao longo de duas semanas de observação e registro/desenho (as crianças poderão comprovar a germinação das sementes e o desenvolvimento das plantas de milho que germinarão na bandeja...que recebeu luz e água, vivenciando a experiência realizada)

ü  Atividade para o portfólio: E o milho cresceu...(através de desenho e relato dos alunos)


CULINÁRIA

Preparar um bolo de milho, usando os mesmos ingredientes do bolo da história.
* Fazer o bolo da Galinha Ruiva.


MÚSICA

ü  A galinha do vizinho;
ü  Piu Piu Piu;
ü  A galinha pintadinha;
ü  O pintinho e a galinha;
ü  Pintinho;
ü  O pintinho amarelinho.

MOVIMENTO

ü  No pátio representar os personagens e interpretar a história, os animais do quintal da Galinha Ruiva fugindo para não colaborar com o trabalho;
ü  Mímica;
ü  Dança;
ü  Brincar;
ü  Função Semiótica;
ü  Correr, saltar, pular, rolar etc.
ü  Ginástica cantada.

ARTES VISUAIS

ü  Colagem de milho: desenho de espiga;
ü  Pintura da galinha e seus pintinhos;
ü  Pintura do galo e da galinha usando a mãozinha;
ü  Dobraduras circulares do pintinho;
ü  Dobradura da galinha no ninho;
ü  Galinha Ruiva de garrafa pet;
ü  Galinha Ruiva de luva cirúrgica;
ü  Pintinhos feitos de caixa de ovo e lã;
ü  Montar na sala um ninho de palha. Colocar a galinha de garrafa pet e os pintinhos feitos de caixa de ovo;
ü  Pintura em ovos;
ü  Fantoches com pratos de papelão dos personagens da história;
ü  Desenho livre;
ü  Modelagens;
ü  Recortes diversos;
ü  Confecção de mural;



PERCEPÇÃO SENSORIAL

ü  Experimentar texturas diversas;
ü  Cartaz com colagem de caixa de ovo de isopor;
ü  Confecção dos personagens da História de massinha de modelar;
ü  Confecção do ovo da Galinha Ruiva com argila/massinha.




     CULMINÂNCIA:

   Este projeto será apresentado na Mostra Cultural e terá culminância na Caminhada da cidadania.


     AVALIAÇÃO:

 A avaliação será processual e contínua, realizada através de observações e anotações individuais e  fotos com pequenos relatos do desenvolvimento da atividade e portfólio.


12 comentários:

  1. Amei esse projeto vou utilizar algumas ideias em minhas aulas sobre valores.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito preciso que me mande as atividades e as história achei 10.rubiatezza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei e vou usar algumas ideias para trabalhar com as crianças.

    ResponderExcluir
  4. bOA TARDE PRECISO DE UM PROJETO QUE TRABALHE DIFERENÇAS, ESTOU ENFRENTANDO UMA SITUAÇÃO EM SALA, ALGUMAS MENINAS , NÃO QUEREM BRINCAR COM A COLEGUINHA POR SER GORDINHA E BE CALMINHA AO FALAR, ALGUÉM TEM ALGUM PROJETO , ME AJUDE POR FAVOR. JÁ TRABALHEI A GALINHA RUIVA COM ELES.

    ResponderExcluir

  5. Existem alguns livros bacana: Ninguém é igual a ninguem, Minha família é colorida, O patinho feio.
    http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2016/10/projeto-meus-amigos-sao-coloridos.html

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana esse projeto sore valores na educação infantil.

    ResponderExcluir
  7. Amei o projeto, sensacional!👏👏👏

    ResponderExcluir
  8. Preciso de uma História para trabalhar União!

    ResponderExcluir