domingo, 25 de setembro de 2011

Plano de aula "Primavera/abelhas"

EMEI Conceição de Itaguá -2011
Plano de aula/ Professora:Ivani Ferreira
Turno: Tarde

Objetivos:
ü Criar o hábito de ouvir histórias
ü Enriquecer o imaginário infantil
ü Desenvolver a criatividade e atenção
ü Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.
ü Promover a interação entre os colegas
  2ª feira: Apresentar uma caixa surpresa contendo uma linda abelhinha de pelúcia.

Ø Vamos conhecer um pouco mais sobre
    “As Abelhinhas?”
Ø  Essa abelhinha de pelúcia é bonitinha e inofensiva, mas as abelhinhas na natureza podem atacar as pessoas com ferroadas...
Sobre as abelhas...



ü  As abelhas são insetos com listras pretas e amarelas.
ü  Possuem 04 asas, mas quando voam parecem uma só.
ü  Elas têm 05 olhos e 06 patas, com sua língua recolhem o néctar das flores.
ü  Suas antenas sentem o cheiro e as guiam até sua casa.
ü  As abelhas constroem suas casas – chamadas colmeias, no topo das árvores .
ü  Quando elas voam fazem um zunido assim:-Zuuuuuuuummmmmmm!
ü  Elas precisam voar muito e visitar milhões de flores para produzirem um delicioso alimento , o Mel muito Gostosoooo!
ü  Quando ficam bravas soltam o ferrão.
Não deixe as abelhinhas bravas ,tá !
3ª Feira: Linguagem oral e escrita.

Livro um Dia de Abelha.

Ler a história para os alunos, depois  conversar sobre as atitudes das personagens.
  • O ursinho Bilu não  gostava de trabalhar e roubava o mel das abelhas .Ele recebeu uma lição. O que voces acharam  dessa lição?
  • O que Bilu aprendeu com a lição?
  • Bilu gostava muito de mel e voces conhecem /gostam de mel?

Fantoches...


Narrar a história "A Abelhinha curiosa" 
utilizando fantoches.

Na rodinha, conversar sobre o texto:
v Quem era  e como era Lilica?
v Por que ela fugiu?
v O que ela fez quando não conseguiu voltar para casa?
v Que bichinho chegou fazendo um barulhão?
v O que o marimbondo fez para ajudar Lilica?

4ª Feira: Exploração e linguagem plástica
ü Arte com as mãos  abelhinha



Explorando o paladar...Banana com mel.


ü Nós sentimos o sabor dos alimentos através do nosso paladar.
ü Vamos experimentar o mel que é um delicioso alimento produzido pelas abelhas.
uuumm,Banana com Mel! Que delícia !

 5ª Feira: Linguagem musical e expressão corporal

Melô da Abelhinha

Tá na hora de falar (Zum, Zum).
De um bichinho bem legal (Zum, Zum, Zum).
Você vai ter que me contar (Zum, Zum).
O nome dele no final (Zum, Zum, Zum).
É da família dos insetos. (Zum, Zum).
Não tem coluna vertebral. (Zum, Zum, Zum).
Você pode ver de perto. (Zum, Zum).
É um bicho universal. (Zum, Zum, Zum).
Será que é o elefante? (Não é!).
Será que é o chipanzé? (Não é!).
Será que é o rinoceronte? (Não é!).
Vai ver que é o jacaré! (Não é!).
Será que é o bicho-preguiça? (Não é).
Então é o bicho-do-pé! (Não é).
Meu amigo ?fala sério?,
Acaba logo com esse mistério,
Afinal, que bicho é?
A sua casa é na colméia. (Zium, Zum).
E tem asinha pra voar. (Zum, Zum, Zum).
O corpo preto e amarelo. (Zum, Zum).
Tem anteninha como radar. (Zum, Zum, Zum).
Voa livre pelo céu. (Zum, Zum).
Trabalha sempre em união. (Zum, Zum, Zum).
Produz o saboroso mel. (Zum, Zum).
E se protege com ferrão!
Afinal, que bicho é?
Quem souber fica em pé!
Que bicho é esse?
É a abelhinha! (Todos)
Muito bem! Que legal!


6ª Feira: Auditório.
Dança o Melô da Abelhinha (Cristina Mel).

Avaliação:Avaliar  a participação nas rodinhas de conversas, o entrosamento , a atenção e observação durante as atividades.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Projeto Música"Cantando a gente brinca, brincando a gente aprende

        Projeto:
“Cantando a Gente Brinca
Brincando a Gente Aprende”.


INTRODUÇÃO:
A música não pinta o amor ou a aspiração de um dado individuo em dadas circunstâncias, ela pinta a própria paixão, o próprio amor, a própria aspiração. A música supera as particularidades que certamente distinguem, mas também estreitam. Transcendendo as variações acidentais, acessórias, ela nos faz viver uma generalidade, porém concreta, imediata; o que a generalidade do conceito ou da palavra não chega a realizar.
   Através da música o ser humano consegue uma forma de expressar-se sentimentalmente, traz consigo a possibilidade de exteriorizar as alegrias, as tristezas e as emoções mais profundas, emergindo emoções e sentimentos que as palavras são muitas vezes incapazes de evocar. Além disso impulsiona a expressão corporal e faz com que o corpo vibre com a excitação que o abala.

JUSTIFICATIVA: 
   Desde cedo, a criança demonstra interesse por ritmos e sons musicais. Parece mesmo que a receptividade à música é um fenômeno corporal e que a relação da criança com a música começa quando ela entra em contato com o universo sonoro que a cerca, a partir de seu nascimento.
Com o passar do tempo, a criança experimenta sons que pode produzir com a boca e é capaz de perceber e reproduzir sons repetitivos, acompanhando-os com movimentos corporais. Essa movimentação desempenha papel importante em todos os meios de comunicação e expressão que se utilizam do ritmo, tais como a música, a linguagem verbal e a dança.
Som, ritmo e melodia são elementos básicos, essenciais da música e que podem, na plenitude da expressão musical, despertar e reforçar a sensibilidade da criança, provocar nela reações de cordialidade e entusiasmo, prender sua atenção e estimular sua vontade.
   Nosso trabalho será permeado pelo fazer musical, envolvendo as crianças em atividades musicais, que melhoram sua acuidade auditiva, aprimoram e ampliam a coordenação viso-motora, suas capacidades de compreensão, interpretação e raciocínio, descobrem sua relação com o meio em que vivem, desenvolvem a expressão corporal e a linguagem oral. Quanto mais elas têm oportunidade de comparar as ações executadas e as sensações obtidas através da música, mais a sua inteligência, o seu conhecimento, vão se desenvolvendo.

     Esse projeto nasceu a partir de observações do comportamento das crianças ao assistirem o DVD da galinha pintadinha, com várias músicas e coreografias. As crianças se levantavam e imitavam os gestos na medida em que assistiam. A música que elas mais apreciavam era a do pintinho. A partir daí começamos dar mais ênfase no fazer musical, buscando desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade a a auto estima. Utilizando a música para trabalhar os conteúdos e conceitos de forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa. No entanto,devido toda importância que o gênero musical tem é que se sente a necessidade de trabalhar em sala de aula.
 
OBJETIVO GERAL:
·         Promover a partir da música, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
·         Estimular a linguagem oral para conversar, cantar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades...
·         Ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal;
·         Desenvolver a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação a música
·         Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção visual e auditiva da criança;
·         Motivar e integrar as crianças através da música;
  • Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais;
  • Estimular, através da música, a capacidade de execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo;
  • Edificar a autoconfiança nas crianças, através do fazer musical;
  • Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;
  • Incentivar a partir da música, a produção textual.
  • Aumentar o interesse pela aprendizagem;
  • Facilitar a assimilação;
  • Descontrair;
  • Desenvolver ritmos;
  • Tornar a aprendizagem significativa;
  • Melhorar a interação e a confiança em si mesmo;
  • Ampliar as experiências sensoriais, afetivas e intelectuais.

DESENVOLVIMENTO

      Interdisciplinar o assunto em diversas áreas uma vez que a musicalização é feita através de atividades lúdicas visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial. O lúdico funcionará como elemento motivador e de estímulo para o desenvolvimento da expressão musical onde a imitação, a percepção e a criação são os principais elementos deste processo.

1 – LÍNGUA PORTUGUESA (Linguagem Oral e Escrita):

·         Ouvir e cantar várias músicas;
·         Conhecer e memorizar um repertório de músicas por meio da leitura feita pelo professor;
·         Cartazes com letras de músicas;
·         Brincadeiras com cantigas de roda;
·         Musicalizar histórias com instrumentos musicais;
·         Coletânea das músicas trabalhadas;
·         Montar um livrinho usando os instrumentos musicais e as músicas preferidas da turma para o Portfólio;
·         Música preferida do aluno;
·         Pesquisa da música e estilos musicais da família;
·         Linguagem oral e escrita;
·         Alfabeto;
·         Cartaz com a música da turma;
·         Caixa surpresa;
·         Rimas,adivinhas;
·         Trabalhar crachás com o nome e a foto dos alunos;
·         Montar cenas da história A Banda dos Filhotes em dados grandes, explorando os instrumentos musicais que aparecem na mesma;
·         Convidar pessoas/instrumentalistas da comunidade para tocar na escola;
·         Produção de texto (coletiva);
·         Criar músicas.



2 - MATEMÁTICA:
·         Contagem e recitação através de músicas (galinha do vizinho, coelhinho, os indiozinhos);
·         Seriação e classificação (instrumentos musicais de brinquedo e confeccionados) além de outros materiais da caixa;
·         Gráfico das músicas preferidas (coletivo:cartaz e individual para o portfólio);
·         Hora da novidade: (explorar os instrumentos musicais: forma,tamanho,cores,quantidade,etc);
·         Trabalhar os conceitos básicos usando também os instrumentos musicais;
·         Jogo da memória com os personagens da história A Banda dos Filhotes/ e instrumentos usados por eles;
·         Brincadeiras diversas que envolvam valores;
·         Espaço e forma através de jogos e brincadeiras;
·         Calendário: explorar datas importantes como: aniversário,dia que entrou na escola,datas comemorativas,festa junina,abertura do projeto,etc;
·         Trabalhar cores explorando o ambiente e os materiais existentes na escola;
·        
3 – NATUREZA E SOCIEDADE:
Trabalhar valores através :
·         Solidariedade
·         Respeito
·          Amor...paz...partilha...

5 - ARTES:
·         Desenhos, pinturas;
·         Dobraduras;
·         Colagens;
·         Desenho livre;
·         Modelagens com massinha(instrumentos musicais);
·         Recortes;
·         Confecção de mural;
·         Criação musical;
·         Confecção de instrumentos musicais com reciclagens;
·          
6 - MOVIMENTO:
·         Dança;
·         Sensações musicais (o que sente ao ouvir a música);
·         Usar os instrumentos livremente;
·         Trabalhar os sons do corpo;
·         Pequenos jogos;
·         Brincadeiras: sugestões apresentadas na oficina de música com Leci Giovanni no dia 15/04/2011
OBS.: Em todas as brincadeiras podem ser usados instrumentos musicais.
-chicotinho queimado
-Bandinha
-A serpente
-Dança das cadeiras
-A casa do Zé
-Vivo ou morto musical
-Ponte musical
-Pula pula musical

7-APRECIAÇÃO MUSICAL:
·         Classificação dos sons (grave,agudo,médio), usando um instrumento musical convencional ou alternativo (criação);
·         Trabalhar o silêncio;
·         Ritmo: lento e rápido;
·         Estilos musicais (samba,forró,axé,gospel,fank,sertanejo etc);
8-CULMINÂNCIA:
Este projeto será apresentado na mostra Cultural e terá culminância na caminhada da Cidadania,podendo ser trabalhado até o final do ano.

7-PRODUTO FINAL:
·        Exposição dos cadernos e portfólio com as músicas e atividades trabalhadas.
·        Um cartaz com ilustrações das músicas preferidas da turma e gráfico.
·        Gravação de um CD com as músicas preferidas da turma.
·        Confecção de um livrinho das músicas preferidas da turma.
·        Gravação de um DVD com as músicas apresentadas no dia da abertura do projeto e das músicas trabalhadas durante o ano.
Avaliação:
.No decorrer de todo processo será avaliado o desempenho e desenvolvimento de cada criança nas atividades propostas, através da observação e registro realizados pelas professoras.
.Através do portfólio.