Projeto:
“Cantando a Gente Brinca
Brincando a Gente Aprende”.
INTRODUÇÃO:
A música não pinta o amor ou a aspiração de um dado individuo em dadas circunstâncias, ela pinta a própria paixão, o próprio amor, a própria aspiração. A música supera as particularidades que certamente distinguem, mas também estreitam. Transcendendo as variações acidentais, acessórias, ela nos faz viver uma generalidade, porém concreta, imediata; o que a generalidade do conceito ou da palavra não chega a realizar.
Através da música o ser humano consegue uma forma de expressar-se sentimentalmente, traz consigo a possibilidade de exteriorizar as alegrias, as tristezas e as emoções mais profundas, emergindo emoções e sentimentos que as palavras são muitas vezes incapazes de evocar. Além disso impulsiona a expressão corporal e faz com que o corpo vibre com a excitação que o abala.
JUSTIFICATIVA:
Desde cedo, a criança demonstra interesse por ritmos e sons musicais. Parece mesmo que a receptividade à música é um fenômeno corporal e que a relação da criança com a música começa quando ela entra em contato com o universo sonoro que a cerca, a partir de seu nascimento.
Com o passar do tempo, a criança experimenta sons que pode produzir com a boca e é capaz de perceber e reproduzir sons repetitivos, acompanhando-os com movimentos corporais. Essa movimentação desempenha papel importante em todos os meios de comunicação e expressão que se utilizam do ritmo, tais como a música, a linguagem verbal e a dança.
Som, ritmo e melodia são elementos básicos, essenciais da música e que podem, na plenitude da expressão musical, despertar e reforçar a sensibilidade da criança, provocar nela reações de cordialidade e entusiasmo, prender sua atenção e estimular sua vontade.
Nosso trabalho será permeado pelo fazer musical, envolvendo as crianças em atividades musicais, que melhoram sua acuidade auditiva, aprimoram e ampliam a coordenação viso-motora, suas capacidades de compreensão, interpretação e raciocínio, descobrem sua relação com o meio em que vivem, desenvolvem a expressão corporal e a linguagem oral. Quanto mais elas têm oportunidade de comparar as ações executadas e as sensações obtidas através da música, mais a sua inteligência, o seu conhecimento, vão se desenvolvendo.
Esse projeto nasceu a partir de observações do comportamento das crianças ao assistirem o DVD da galinha pintadinha, com várias músicas e coreografias. As crianças se levantavam e imitavam os gestos na medida em que assistiam. A música que elas mais apreciavam era a do pintinho. A partir daí começamos dar mais ênfase no fazer musical, buscando desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade a a auto estima. Utilizando a música para trabalhar os conteúdos e conceitos de forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa. No entanto,devido toda importância que o gênero musical tem é que se sente a necessidade de trabalhar em sala de aula.
OBJETIVO GERAL:
· Promover a partir da música, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Estimular a linguagem oral para conversar, cantar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades...
· Ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal;
· Desenvolver a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação a música
· Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção visual e auditiva da criança;
· Motivar e integrar as crianças através da música;
- Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais;
- Estimular, através da música, a capacidade de execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo;
- Edificar a autoconfiança nas crianças, através do fazer musical;
- Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;
- Incentivar a partir da música, a produção textual.
- Aumentar o interesse pela aprendizagem;
- Facilitar a assimilação;
- Descontrair;
- Desenvolver ritmos;
- Tornar a aprendizagem significativa;
- Melhorar a interação e a confiança em si mesmo;
- Ampliar as experiências sensoriais, afetivas e intelectuais.
DESENVOLVIMENTO
Interdisciplinar o assunto em diversas áreas uma vez que a musicalização é feita através de atividades lúdicas visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial. O lúdico funcionará como elemento motivador e de estímulo para o desenvolvimento da expressão musical onde a imitação, a percepção e a criação são os principais elementos deste processo.
1 – LÍNGUA PORTUGUESA (Linguagem Oral e Escrita):
· Ouvir e cantar várias músicas;
· Conhecer e memorizar um repertório de músicas por meio da leitura feita pelo professor;
· Cartazes com letras de músicas;
· Brincadeiras com cantigas de roda;
· Musicalizar histórias com instrumentos musicais;
· Coletânea das músicas trabalhadas;
· Montar um livrinho usando os instrumentos musicais e as músicas preferidas da turma para o Portfólio;
· Música preferida do aluno;
· Pesquisa da música e estilos musicais da família;
· Linguagem oral e escrita;
· Alfabeto;
· Cartaz com a música da turma;
· Caixa surpresa;
· Rimas,adivinhas;
· Trabalhar crachás com o nome e a foto dos alunos;
· Montar cenas da história A Banda dos Filhotes em dados grandes, explorando os instrumentos musicais que aparecem na mesma;
· Convidar pessoas/instrumentalistas da comunidade para tocar na escola;
· Produção de texto (coletiva);
· Criar músicas.
2 - MATEMÁTICA:
· Contagem e recitação através de músicas (galinha do vizinho, coelhinho, os indiozinhos);
· Seriação e classificação (instrumentos musicais de brinquedo e confeccionados) além de outros materiais da caixa;
· Gráfico das músicas preferidas (coletivo:cartaz e individual para o portfólio);
· Hora da novidade: (explorar os instrumentos musicais: forma,tamanho,cores,quantidade,etc);
· Trabalhar os conceitos básicos usando também os instrumentos musicais;
· Jogo da memória com os personagens da história A Banda dos Filhotes/ e instrumentos usados por eles;
· Brincadeiras diversas que envolvam valores;
· Espaço e forma através de jogos e brincadeiras;
· Calendário: explorar datas importantes como: aniversário,dia que entrou na escola,datas comemorativas,festa junina,abertura do projeto,etc;
· Trabalhar cores explorando o ambiente e os materiais existentes na escola;
·
3 – NATUREZA E SOCIEDADE:
Trabalhar valores através :
· Solidariedade
· Respeito
· Amor...paz...partilha...
5 - ARTES:
· Desenhos, pinturas;
· Dobraduras;
· Colagens;
· Desenho livre;
· Modelagens com massinha(instrumentos musicais);
· Recortes;
· Confecção de mural;
· Criação musical;
· Confecção de instrumentos musicais com reciclagens;
·
6 - MOVIMENTO:
· Dança;
· Sensações musicais (o que sente ao ouvir a música);
· Usar os instrumentos livremente;
· Trabalhar os sons do corpo;
· Pequenos jogos;
· Brincadeiras: sugestões apresentadas na oficina de música com Leci Giovanni no dia 15/04/2011
OBS.: Em todas as brincadeiras podem ser usados instrumentos musicais.
-chicotinho queimado
-Bandinha
-A serpente
-Dança das cadeiras
-A casa do Zé
-Vivo ou morto musical
-Ponte musical
-Pula pula musical
7-APRECIAÇÃO MUSICAL:
· Classificação dos sons (grave,agudo,médio), usando um instrumento musical convencional ou alternativo (criação);
· Trabalhar o silêncio;
· Ritmo: lento e rápido;
· Estilos musicais (samba,forró,axé,gospel,fank,sertanejo etc);
8-CULMINÂNCIA:
Este projeto será apresentado na mostra Cultural e terá culminância na caminhada da Cidadania,podendo ser trabalhado até o final do ano.
7-PRODUTO FINAL:
· Exposição dos cadernos e portfólio com as músicas e atividades trabalhadas.
· Um cartaz com ilustrações das músicas preferidas da turma e gráfico.
· Gravação de um CD com as músicas preferidas da turma.
· Confecção de um livrinho das músicas preferidas da turma.
· Gravação de um DVD com as músicas apresentadas no dia da abertura do projeto e das músicas trabalhadas durante o ano.
Avaliação:
.No decorrer de todo processo será avaliado o desempenho e desenvolvimento de cada criança nas atividades propostas, através da observação e registro realizados pelas professoras.
.Através do portfólio.