quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Plano de aula"Dia do Soldado"

Tema: Dia do Soldado (25 de agosto)

                        No dia 25 de agosto é comemorado o dia do soldado.
Essa data tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro,  foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803.

        1º momento: Leitura  de texto e imagens.
          Livro: O  Soldadinho de Chumbo.
Contar a história e explorar as imagens do livro.


















fonte:
http://arquivosmonica.blogspot.com/search/label/Classicos%20Ilustrados


Conversar sobre....
Ø O que Pedro queria ganhar?
Ø Quem lhe deu o presente?
Ø Onde o soldadinho caiu?
Ø Quem colocou o soldadinho no barco?
Ø  O que aconteceu com ele?
Ø Comparar as cores das roupas dos personagens com as cores das roupas das crianças.
Ø Nossa!!! O peixe comeu  o soldadinho!
Ø Explorar todas as imagens com suspense....

2º Momento: Explorando diferentes materiais.

Confeccionar um barquinho de papel, colar um soldadinho  e colocar na água para os alunos observarem o barquinho flutuando.



3º Momento: Música e expressividade.
Ø Confeccionar um chapeuzinho de  soldado para cada criança.
Ø Marchar e cantar...

MARCHA SOLDADO
CABEÇA DE PAPEL
SE NÃO MARCHAR DIREITO
VAI PRESO NO QUARTEL.





Anexos:


Outras sugestões de atividades...










Sugestão de sites para....

Ouvir a história “O soldadinho de chumbo”
Baixar a  história “O soldadinho de chumbo”
http://www.geocities.ws/indicetjlaser/
http://arquivosmonica.blogspot.com/search/label/Classicos%20Ilustrados

domingo, 14 de agosto de 2011

Plano de aula Folclore

EMEI Conceição de Itaguá -2011

Plano de aula/ Professora:Ivani Ferreira
 


Tema: Folclore 

Objetivos:

Ø Ouvir leituras orais que favorecem a apreciação da riqueza da linguagem narrativa para recriar a realidade e a imaginação;
Ø Estimular a linguagem oral;
Ø Conhecer diferentes histórias/lendas.
Ø Fortalecer a musculatura.

2ª Feira: Linguagem oral e escrita.
ü Ler o livro “A Lenda do saci”.
















Depois conversar sobre a lenda.
ü Como era o saci?
ü Qual a cor da roupa dele?
ü Quais as travessuras que ele fazia?
ü O que é preciso para capturar/prender o saci?

 3ª Feira: Exploração e linguagem plástica

Montar junto com a turma um mural do folclore.
Depois explorar as imagens:
  • O que tem no mural?
  • Que personagem é esse?
  •  O que ele faz?
  • Como ele é?( ...)
Música: Linguagem musical e expressão corporal.
                   O saci (cantar todos os dias)http://youtu.be/rpXhIQIjWGo

 4ª Feira:A Noivinha do Saci


A NOIVINHA DO SACI
VEJAM COMO É...
COM TOUCA VERMELHINHA
PULANDO SÓ NUM PÉ
FUMANDO CACHIMBINHO
PARECE UMA CHAMINÉ.

Ler o texto  com entonação e fazendo gestos.
Repetí-lo todos os dias para que os alunos aprendam a recitá-lo.

Coordenação motora e equilíbrio. Pular num pé só igual ao saci e sua noivinha.
5ª Feira: Linguagem musical e expressão corporal.
Brincadeiras de roda.
Onde está a margarida.
Fui na fonte do Itororó...
6ª Feira:Auditório.

Contar a lenda do saci utilizando fantoche.
Recitar o texto "A noivinha do Saci"
Cantar a música do Saci.

Avaliação: A avaliação acontecerá durante toda a semana através de diálogos, observação e registro.