terça-feira, 10 de maio de 2011

Plano de aula - Tema: Corpo e Higiene/Piolhos

EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ/ 2011
PLANEJAMENTO SEMANAL  TURNO: TARDE
PROFESSORA:IVANI FERREIRA

TEMA: Corpo e higiene
Objetivos:

Ø Desenvolver a linguagem oral e ampliar o vocabulário infantil;
Ø Identificar e nomear partes básicas do corpo.
Ø Ter cuidados com a limpeza do corpo(lavar a cabecinha sem chorar, para evitar piolhos).
Ø Compartilhar informações.
Ø  Fortalecer a musculatura.
 Desenvolvimento:
2ª Feira: Ler o livro “Os Piolhos de Lourão, o Leão”

Conversar sobre o livro:
Ø O que  o leão lourão tinha na juba?
Ø O  que ele fazia?
Ø A juba do leão estava limpa ou suja?
Ø O que o Leão fez para acabar com os piolhos?
Comentar sobre os hábitos de higiene que devemos ter:
  • Tomar banho
  • Lavar os cabelos
  • Escovar dentes
  • Cortar as unhas....



* Fazer a dramatização da história.

Música: Piolho (gravação em cd)
Piolho, piolho da cabeça,
Vamos cantar o nosso rock paulera pra todo mundo saber!
O que?
Que a mãe do piolho bota ovo, às vezes mais de cem!
E o ovo vem cola e gruda no cabelo também.
E uma semana depois os filhotes dizem oi.
Vejam só vocês como a vida do piolho é curta,
Dura só um mês.
Mas nesse mês,
Piolho chupa sangue o tempo todo sem parar.
Piolho chupa sangue o tempo todo sem parar.
Piolho da cabeça pica o couro cabeludo e solta uma saliva que não deixa,
Não deixa o buraquinho fechar.
E esse buraquinho que não fecha faz a cabeça coçar, coçar, coçar!
E aí a história fica triste, mas temos que contar.
A coçeira aumenta, chegam dedos enormes que vem nos arrancar.
A gente é forte, agarra fime, mas os seres humanos inventaram um veneno,
Imagine extraído de um flor.
O veneno vem no shampoo, e mata o piolho sem dó,
Depois o pente fino carrega oque sobrou.
Nós estamos aí há milhares de anos, nos cabelos humanos,
Por todo nosso planeta.
Xô shampoo, xô pente fino,
Homem, velho, moço ou menino,
Fiquem de olho!
Onde tem cabelo pode ter piolho.
Onde tem cabelo pode ter piolho.
Onde tem cabelo pode ter!
3ª Feira: Identidade e autonomia.
Após trabalhar na rodinha com a ficha do nome próprio e  as letras do alfabeto..
Ø Montar no chão a palavra  LEÃO.

Perguntar:

Ø Com qual letrinha começa?
Ø Quais alunos tem essas iniciais?

4ª Feira: Linguagem musical e expressão corporal.
Música: Vou em busca de um Leão.

Vou em busca do leão
Caçarei o maior
E não tenho medo
Ah ah
O que é isto?

Tem um tronco muito  grande
E uma copa muita comprida
Será uma árvore?
É uma árvore!
Não posso passar por ela
Não posso rodeá-la
Terei que escalar
Trtrtrtrtrtrtr

Vou em busca do leão
Caçarei o maior
E não tenho medo
Ah ah
O que é isto?

Tem umas margens muita grandes
E um caudal muito comprido
Será um rio?
É um rio!
Não posso passar por ele
Não posso rodeá-lo
Terei que nadar
shashasha

Vou em busca do leão
Caçarei o maior
E não tenho medo
Ah ah
O que é isto?


Tem uma juba muita grande
E um pelo muito comprido
Será um leão?
É um leão!
Ahahahahah....Vamos correr.....

Cantar fazendo os gestos de escalar/ medo/ maior/ grande /comprido /correr...
Recontar a história de Lourão, o Leão.
5ª Feira:

Quebra cabeça: Montar o corpinho da menina e do menino. (Trabalho individual)


 - Nomear as partes externas do corpo.


 
- Comentar sobre a higiene do corpo.


6ª Feira: Assistir ao DVD da xuxa , cantar e dançar.






Godofredo, O Piolho( Xuxa)

A festa estava muito boa
Todo mundo dançava sem parar
De repente começou o coça, coça
Era o Godofredo que chegou sem avisar
Coça, coça, coça aqui
Coça, coça, coça ali
Coça ali coça acolá
Todo mundo no salão não parava de coçar

Godofredo, Godofredo o piolho
Ele adora cucuruco de pimpolho
Godofredo, Godofredo o piolho
Ele adora cucuruco de pimpolho

Corre, corre, corre meu baixinho
Godofredo o piolho já chegou
Corre, corre, ele chega de mansinho
Godofredo o piolho é um terror
Godofredo, Godofredo o piolho

Coça, coça, coça aqui
Coça, coça, coça ali
Coça ali coça acolá
Todo mundo no salão não parava de coçar

Godofredo, Godofredo o piolho
Ele adora cucuruco de pimpolho
Godofredo, Godofredo o piolho
Ele adora cucuruco de pimpolho

Godofredo adora cabeludo
Nem os carecas Godofredo perdoa
No topete ele gosta de dançar
E na careca ele vai patinar
Para acabar com esse piolho
Eta bichinho abusado
Taca xampu, pente fino, sabonete
O Godofredo vai ficar arrasado

Godofredo, Godofredo o piolho
Ele adora cucuruco de pimpolho





Avaliação: Avaliar através da observação e registro, verificando se os alunos participaram e interagiram no decorrer das atividades.
Anexos:







6 comentários:

  1. Oi querida muito interessante seu trabalho. Gostaria de saber se você não pode digitalizar esse livro “Os Piolhos de Lourão, o Leão”, pois já procurei ele em livrarias e não achei.

    Grato.
    Att.
    Alex

    ResponderExcluir
  2. Querida Ivani, parabéns pelo seu trabalho, adorei... Feliz ano novo!!!

    ResponderExcluir
  3. oi Ivani amei seus projetos estou cursando 3 semestre e do aula para o maternal

    ResponderExcluir