terça-feira, 19 de abril de 2011

Plano de aula /Maternal - Dia do Indio-19 de abril




Conteúdo: Linguagem oral e expressão corporal.

Objetivos: -Trabalhar datas comemorativas
     -  Desenvolver a linguagem oral e expressividade.
      - Compartilhar informações 
      -  Permitir à criança a descoberta de hipóteses.
Desenvolvimento: Ler  o livro “De onde vem o Fogo”(uma história Indígena).

  • Interpretar o texto e analisar as imagens
Produção coletiva
  • Criar uma história com a cena.

Música e expressão corporal:





O indiozinho
O indiozinho tocou o seu tambor...
O indiozinho tocou o seu tambor...

O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou
.

O indiozinho  na flauta ele tocou...
O indiozinho  na flauta ele tocou...

O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.

O indiozinho   a maraca ele tocou...
O indiozinho  a maraca ele tocou...
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.

O indiozinho  o chocalho balançou...
O indiozinho  o chocalho balançou...
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.
  •   Cantar utilizando os instrumentos musicais(tambor,flauta,maraca,chocalho...)
  Os Indiozinhos (Eliana)

1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou
1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou
Quase vazio virou
Quase vazio virou
Mas não virou.





Outras sugestões:

*Faça uma oficina com os alunos para a confecção cocar...de colar: barbante,macarrão tingido com anilina e álcool (seca mais rápido).
Prepare:
*Bolo de milho, cuscuz, farofa, etc.
*Confeccione instrumentos: arco e flecha com jornal;
*Confeccione cocar (cartolina e pena);
*Dance bastante(dança da chuva);
*Leve para as crianças fotos e documentáris/imagens de índios em seu cotidiano, para que observem o vestuário, faça a leitura de imagens. Como será que faziam nos dias frios? Qual a relação deles com a natureza? Usam o que precisam ou bem mais?
*Conte histórias e lendas indígenas (como a lenda  do fogo,da Vitória-régia...);
*Apresente músicas indígenas(show de índio);
*Leve alguns instrumentos(tambor,maraca...) e utensílios;
*Construa utensílios com argila( jarros/potes...) e outros recursos naturais;
* Crie tinta utilizando elementos da natureza(urucum..)

9 comentários:

  1. adorei sua idéias,sou cristina professora de ed. infantil.

    ResponderExcluir
  2. Parabénssssssssssssss ameiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  3. Ivani Ferreira gostei bastante do seu blog, mais, eu gostaria muito de ler o livro 'De onde vem o fogo' para os meus alunos; aqui onde eu moro não é possivel comprá- lo, se fosse possivel coloquei as paginas do livro no blog para que eu repasse aos meus alunos. Agradece Eduarda.

    ResponderExcluir
  4. Muito bons os planos irá me ajudar na minhas aulas como exemplo!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei seus planos de aulas com certeza vai me ajudar .

    ResponderExcluir
  6. Amei o seu blog, os seus planos serão um grande auxilio no meu trabalho e também uma grande expiração, ótimas ideias! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. quero muito a música o indiozinho bateu o seu tambor
    como faço?

    ResponderExcluir