EMEI Conceição de Itaguá
Plano de aula/ Professora: Ivani Ferreira
Data: 11/04 à 15/04/2011
Conteúdos: Interdisciplinar o assunto em várias áreas:
· Linguagem oral
· Matemática,
· Artes/movimento,
· Natureza e sociedade.
Objetivos: A educação infantil tem como principal objetivo acolher a criança em um ambiente educativo proporcionando cuidados básicos para seu desenvolvimento nos aspectos motor, intelectual e sócio-emocional.
ü Desenvolver a linguagem oral
ü Compartilhar informações
ü Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio
ü Permitir a criança a descoberta de hipóteses.
Desenvolvimento:
Ø Ler o livro explorando as imagens (expressões faciais/susto/surpresa, paisagens....).
Ø Após a história estimular a conversa:
· Como era Vivinho?
· Com quem vivinho ia para a escola?
· O que ele aprendia na escola?
· Qual a profissão dos irmãos de Vivinho?
· Qual a profissão de Vivinho?
Leitura de imagens:
Explorar o mural da Páscoa feito na sala, com árvores, borboletas, casinha.... coelhinhos feitos em dobraduras com colagens em algodão.
· Estimular a leitura, despertando o interesse e atenção dos alunos:
· O que tem no cenário?(árvores...coelhos...)
· Tem quantos coelhinhos?
· Passar a mãozinha para sentir a textura(algodão).
Foto cartaz.
Ø Cada aluno irá tirar foto de coelhinho no cartaz/coelho,
com orifício para encaixar o rostinho.
Foto cartaz.
Ø Cada aluno irá tirar foto de coelhinho no cartaz/coelho,
com orifício para encaixar o rostinho.
· Que animalzinho é esse?
· Alguém quer passar a mãozinha?
· É macio? É áspero?...
· Falar sobre o animalzinho. Cor do pelo, cor dos olhos , é grande ou pequeno.,,,leve ou pesado.
· É maior ou menor que um boi? É maior ou menor que uma formiga?
Cantar: Coelhinho (Eliana)
De olhos vermelhos,
De pelo branquinho,
De orelhas bem grandes
Eu sou coelhinho.
De pelo branquinho,
De orelhas bem grandes
Eu sou coelhinho.
Sou muito assustado,
Porém sou guloso.
Por uma cenoura
Já fico manhoso.
Porém sou guloso.
Por uma cenoura
Já fico manhoso.
Eu pulo pra frente;
Eu pulo pra trás;
Dou mil cambalhotas,
Sou forte demais!
Eu pulo pra trás;
Dou mil cambalhotas,
Sou forte demais!
Comi uma cenoura
Com casca e tudo,
Tão grande ela era!
Fiquei barrigudo..
Com casca e tudo,
Tão grande ela era!
Fiquei barrigudo..
4ª feira:
Cantar música sobre o coelhinho.
Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm?
Azul, amarelo e vermelho também!
Azul, amarelo e vermelho também!
Coelhinho da Páscoa, com quem vais dançar?
Com esta menina que sabe cantar!
Com esta menina que sabe cantar!
Coelhinho maroto, porque vais fugir?
Em todas as casas eu tenho que ir!
Em todas as casas eu tenho que ir!
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm?
Azul, amarelo e vermelho também!
Azul, amarelo e vermelho também!
Coelhinho da Páscoa, com quem vais dançar?
Com esta menina que sabe cantar!
Com esta menina que sabe cantar!
Coelhinho maroto, porque vais fugir?
Em todas as casas eu tenho que ir!
Em todas as casas eu tenho que ir!
Atividade: Jogo das quantidades.
Atividade : Jogo das cores.
Materiais:
5ª feira: Cineminha...
Filme: Ursinhos Pooh “A Páscoa do Guru”.
Ø Assistir ao filme chupando pirulito sabor chocolate.
Ø Conversar sobre o conteúdo do filme.
6ª feira: Teatro Páscoa (Apresentado pelas professoras e estagiárias para todos da escola)
Vivinha e Fofinha
Vivinha era uma coelhinha muito comilona. Ela adorava roubar as cenouras dos outros coelhinhos enquanto eles estavam dormindo.
Fofinha estava desconfiada de Vivinha porque somente as cenouras dos outros coelhinhos desapareciam e as dela não, decidiu lhe pregar uma peça....Ela colocou pimenta em uma cenoura e fingiu que estava dormindo.
__ Entra uma criança vestida de Fofinha. Deita para dormir, pega a própria cenoura e enche de... (mostrar para o público um vidro exageradamente grande escrito PIMENTA ou com desenho de uma pimenta) pimenta!!! Coloca pimenta dentro. Põe a cenourinha de lado, fecha os olhinhos e dorme... Vivinha entra devagarinho, pé ante pé... Chega pertinho da amiguinha, rouba sua cenoura e sai. Assim que morde a cenoura...
__Ai! Ai! Aiiiii minha boca está pegando fogoooooooo águaaaaaa águaaaaaa por favor!!!!!
Todos os coelhinhos da floresta vem correndo. Fofinha traz um copo de água para Vivinha.
___Está vendo, Vivinha? Isto é que dá pegar as coisas dos outros! Nunca deve pegar aquilo que não lhe pertence, entendeu bem? Isso é muito feio!
__É mesmo! É mesmo! (chorando e esfregando a boquinha com as mãos) nunca mais vou pegar as cenouras dos amigos coelhinhos, vou comer só as minhas!!! Desculpe amiguinha pelo que eu fiz, foi muito feio!! Prometo nunca mais pegar o que não me pertence!
E assim, Vivinha aprendeu sua lição. Nunca mais iria pegar aquilo que não é seu.
A maneira Lúdica de Ensinar (adaptação).
Ø Continuação do projeto Páscoa dia 18 e 20/04.
2ª feira: Fazer ovo de chocolate.
01 Pacote de leite em pó;
01 pacotinho de Nescau;
01 lata de leite condensado;
caso a massa esteja muito seca amolecer com um pouco de leite de vaca.
Balas macias para o recheio.
01 pacotinho de Nescau;
01 lata de leite condensado;
caso a massa esteja muito seca amolecer com um pouco de leite de vaca.
Balas macias para o recheio.
Modo de preparo:
Misturar tudo e ir amassando, colocando o leite condensado aos poucos até a massa ficar consistente.
Enrolar os ovinhos para os alunos menores e distribuir a mesma quantidade para cada aluno maior que deverá enrolar, com a mão, a massa, em forma de ovo ou bombom, colocando a bala como recheio.
Para embalar:
Papel alumínio, papel celofane e fita.
Ø Ao fazer a receita falar os nomes dos ingredientes e deixar que os alunos ajudem a enrolar os ovinhos que eles vão comer.
Ø Cada aluno irá saborear os ovinhos de chocolate na escola , junto com os coleguinhas e levará um ovinho enrolado no papel celofane para comer em casa com a família (partilha).
4ª feira: Culminância do Projeto Páscoa: “ Partilhando Valores na Escola”
Brincadeiras no Pátio:
O coelho saiu da toca - as crianças formarão uma toca, duas a duas com as mãos para cima e dentro de cada toca ficava outra criança que era o coelho. A professora diz: "Coelhinho sai da toca!", as crianças que são coelhos, trocam imediatamente de toca e o coelho que estava fora, tenta ir para dentro da toca. O coelho que fica sem toca, tenta entrar numa próxima vez.
Avaliação : A avaliação ocorrerá através de observação e registro.
Olá,eu sou caio de ES,Gostei muito do seu jeito de educar as crianças,continuem assim!
ResponderExcluiradorei !!!!!!!!!!!!!! foto cartaz como foi feito ? gostaria de fazer com as minhas crianças
ResponderExcluirsuas atividades esta maravilhosas
ResponderExcluirAω, thiѕ wаs an extrеmely nice
ResponderExcluirpoѕt. Spendіng ѕomе tіmе anԁ аctual effοrt to gеnerate a great articlе… but what сan I
sаy… I ρrocrаstіnatе а whole lot anԁ never manage to get anуthіng done.
Нere is my hοmeрage ... pferdefutter-vergleich.blogspot.com
Great blog here! Αlso уouг
ResponderExcluirsitе loaԁѕ up fаst! What web hoѕt aге
уou uѕing? Can I get your affilіate linκ tо your hοst?
Ι ωish mу ѕіte loаԁed up аs fast аs yοurs lol
Hегe is my blog post http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php
Parabéns! fantástico!
ResponderExcluirӏt's enormous that you are getting ideas from this article as well as from our dialogue made here.
ResponderExcluirAlso visit my homepage :: www.Prweb.com
Hello therе! Thіѕ іs kind of off tοpic but I nеed some helр
ResponderExcluirfrom an establiѕhеԁ blog.
Is it hard to set up your oωn blog? ӏ'm not very techincal but I can figure things out pretty quick. I'm thіnκing
аbоut ѕetting up mу own but I'm not sure where to start. Do you have any points or suggestions? Appreciate it
Also visit my site http://www.dalitnetwork.org/go?/forums/member/139273