Projeto "Bons Hábitos"
Justificativa
Durante os seis primeiros anos de vida a formação de hábitos na criança é fundamental para a sua construção de identidade, por isso, o tema sugerido se torna relevante.
A turma do maternal 3 demonstrou a necessidade de um trabalho no sentido de formação de bons hábitos, pois, percebíamos a falta de limites, a pouca utilização de palavras como, obrigado, licença e desculpas e essas atitudes comprometiam o andamento das aulas.
Objetivo geral
- Melhorar o comportamento dos alunos em sala e em sociedade, através da reflexão sobre a importância dos bons hábitos.
Objetivos específicos
- Incentivar o respeito aos colegas
- Incentivar o uso das palavras mágicas (obrigado, por favor, com licença e desculpas),
- Desenvolver a capacidade de falar e ouvir
- Incentivar a participação reflexiva e a linguagem oral
- Incentivar o interesse pela música
- Desenvolver a atenção visual, concentração.
- Incentivar trabalho em grupo (cooperação)
- Incentivar o gosto pela leitura
- Incentivar a função semiótica através de dramatizações.
Metodologia
a) Público-alvo: alunos do maternal 2 e 3
b) Duração: 02 semanas
c) Descrição das atividades:
1º momento: sondagem
- Conversa informal sobre o tema na rodinha
2º momento: Leitura
- Selecionar um livro sobre o tema com a ajuda dos alunos
- Realizar uma leitura em voz alta pelo professor
- Comentário sobre a leitura
- Utilização de matriz sobre o tema
3º momento: Música
- Selecionar uma música sobre o tema com a ajuda dos alunos.
- Digitar a letra da música e explorar recursos de escrita (identificação de palavras, tipos de texto, etc.),
- Cantar a música com os alunos
4º momento:
- Selecionar um filme sobre o tema
- Assistir o filme com orientação (pausando e refletindo)
- Usar um Kraft e pedir que os alunos ilustrem o filme
- Pedi que cada criança apresente ao grupo sua ilustração
5º momento: dramatização
- Organizar uma dramatização com a participação dos alunos
- Iniciar os ensaios
- Apresentar no dia da culminância
6º momento: cartaz de combinados
- Confeccionar com os alunos um cartaz de combinados
- Realizar uma sondagem sobre o que é ser um garoto comportado
- Registrar no cartaz e afixar num local visível na sala
7º momento: concurso do coração
- Iniciar um concurso do coração
- Cada aluno que respeitar os combinados no final da semana receberá um coração
- O aluno que ao final do mês receber mais corações será premiado
- O concurso poderá ser realizado durante todo o ano letivo
Culminância
No final da segunda semana de execução do projeto, como culminância os alunos apresentarão para o restante da escola a dramatização.
Avaliação
A avaliação será feita através de observação e registro do professor sobre o comportamento dos alunos. A auto-avaliação também poderá ser realizada ao final da aplicação do projeto.