sábado, 30 de abril de 2011

Projeto Boas maneiras...Bons Hábitos/Educação infantil

Projeto "Bons Hábitos"

Justificativa

Durante os seis primeiros anos de vida a formação de hábitos na criança é fundamental para a sua construção de identidade, por isso, o tema sugerido se torna relevante.

A turma do maternal 3 demonstrou a necessidade de um trabalho no sentido de formação de bons hábitos, pois, percebíamos a falta de limites, a pouca utilização de palavras como, obrigado, licença e desculpas e essas atitudes comprometiam o andamento das aulas.


Objetivo geral



  •   Melhorar o comportamento dos alunos em sala e em sociedade, através da reflexão sobre a importância dos bons hábitos.
Objetivos específicos
  •   Incentivar o respeito aos colegas
  •  Incentivar o uso das palavras mágicas (obrigado, por favor, com licença e desculpas),
  •   Desenvolver a capacidade de falar e ouvir
  •  Incentivar a participação reflexiva e a linguagem oral
  •   Incentivar o interesse pela música
  •   Desenvolver a atenção visual, concentração.
  •   Incentivar trabalho em grupo (cooperação)
  •   Incentivar o gosto pela leitura
  • Incentivar a função semiótica através de dramatizações.





Metodologia
a) Público-alvo: alunos do maternal 2 e 3
b) Duração: 02 semanas

c) Descrição das atividades:

1º momento: sondagem

  • Conversa informal sobre o tema na rodinha

2º momento: Leitura

  •   Selecionar um livro sobre o tema com a ajuda dos alunos
  • Realizar uma leitura em voz alta pelo professor
  •   Comentário sobre a leitura
  • Utilização de matriz sobre o tema
3º momento: Música


  • Selecionar uma música sobre o tema com a ajuda dos alunos.
  • Digitar a letra da música e explorar recursos de escrita (identificação de palavras, tipos de texto, etc.),
  • Cantar a música com os alunos

4º momento:


  •   Selecionar um filme sobre o tema
  • Assistir o filme com orientação (pausando e refletindo)
  •  Usar um Kraft e pedir que os alunos ilustrem o filme
  •   Pedi que cada criança apresente ao grupo sua ilustração

5º momento: dramatização


  • Organizar uma dramatização com a participação dos alunos
  •   Iniciar os ensaios
  •  Apresentar no dia da culminância

6º momento: cartaz de combinados


  • Confeccionar com os alunos um cartaz de combinados
  •   Realizar uma sondagem sobre o que é ser um garoto comportado
  •   Registrar no cartaz e afixar num local visível na sala

7º momento: concurso do coração



  •   Iniciar um concurso do coração
  •   Cada aluno que respeitar os combinados  no final da semana receberá um coração
  •   O aluno que ao final do mês receber mais corações será premiado
  •   O concurso poderá ser realizado durante todo o ano letivo

Culminância

No final da segunda semana de execução do projeto, como culminância os alunos apresentarão para o restante da escola a dramatização.

Avaliação
A avaliação será feita através de observação e registro do professor sobre o comportamento dos alunos. A auto-avaliação também poderá ser realizada ao final da aplicação do projeto.


O que trabalhar com alunos no maternal?

·       Sugestões de Atividades e condutas a serem aplicadas para alunos do maternal.

• Com o objetivo de controlar os esfíncteres do aluno é ideal que o professor  estimule e incentive a criança de forma tranqüila e gradativa.

• Elabore atividades que aborde a higiene bucal e(se for possível) coloque em prática com os alunos após o momento de todas as refeições/ lanche, incentivando o uso do creme e da escova dental. Teatro com fantoches, abordando a higiene é uma atividade que chama a atenção dos alunos.


• No horário do lanche, auxilie o aluno a alimentar-se, mas dê liberdade para que ele aprenda a fazer sozinho. Lembre-se de que o papel do professor é de orientar e não realizar pelo aluno.

• Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.

• Conte muitas histórias infantis todos os dias, começando pelas mais curtas e aumentando gradativamente.

• Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho(se for possível devido a quantidade de alunos) também pode ser trabalhado o corpo.


• Incentive e desenvolva a fala, conversando diariamente com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia, possibilitando que essa expresse seus desejos através da fala, evitando somente a comunicação gestual, bem como favorecendo o desenvolvimento de sua linguagem.

• Trabalhe a escrita/garatujas, utilizando folhas brancas, lápis, giz de cera e/ou tinta guache atóxica. Nesse momento é fundamental que o professor fique atento de forma que o aluno não leve esses materiais à boca e olhos.

• Aplique atividades com traçados simples (desenvolvendo a coordenação motora), rasgar papel e trabalhar com massinhas, com formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, exercícios de encaixe, incentivando o acerto. No início o professor deve auxiliar a criança, no segundo momento deve deixar com que ela o faça.

Trabalhar com a criança possibilita ao professor criar inúmeras atividades. O importante é que no momento do planejamento o mesmo busque criar atividades que tenham como finalidade propiciar o desenvolvimento da criança como um todo.

Lembre-se que através de muita pesquisa , leitura, dedicação e boa vontade o seu trabalho será um sucesso!!!


Albinho para a mamãe

Crie e recrie..







 















                                    Atividades encontradas no picassa.