domingo, 20 de março de 2011

Plano de aula para o Maternal 1 e 2 ... "Os Três Porquinhos"



Questão desencadeadora: Livro “Os Três Porquinhos”

  •    Conhecendo a história ”Os três porquinhos”
  •     Assistindo ao filme  

  •     Objetivos:  Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação;
•    Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
•    Estimular a linguagem oral;

Matemática
          No Maternal 1, as atividades matemáticas devem  explorar   uma variedade de ideias  relativa a números conservando o prazer e a curiosidade. Para isso, aproveitamos situações cotidianas significativas, como histórias, jogos e brincadeiras que envolvam a contagem   e que possibilitem desenvolver o raciocínio lógico.

Contagem e recitação:
Após contar a história,
·       Explorar quantos são os porquinhos da história;
·       Distribuir os fantoches/figuras dos três porquinhos no chão e pedir para uma  criança contar apontando o dedinho para cada fantoches.
·       E quantos lobos?


Educação sensorial:

Visual
  •    Observar as gravuras da história, cores das roupas, e outros detalhes (árvores, passarinhos);
  •    Apagar a luz da sala e com o auxílio de uma lanterna apontar o fecho/foco de luz para a gravura (porquinho, lobo...) e pedir para a criança falar o nome do desenhos/personagem.

Auditiva/ tátil
 Explorar diferentes texturas  das casinhas (palha, pedrinhas, madeira) e sons dos porquinhos (ronc...ronc...)

  Explorando e comparando tamanhos diferentes!
  •     Distribuir figuras dos três porquinhos no chão (três tamanhos) deixar a criança manipular, ordenar e brincar com elas.
  •    Depois pegar 2 figuras e perguntar...qual é a maior? E menor?
(Nessa idade e natural não conseguir seriar, segundo Piaget a seriação ocorre a partir dos 4 anos.)


  •  Para o maternal 1 é apropriado trabalhar com caixinhas de madeira de vários tamanhos.
  • Deixar a criança manusear e encaixar uma dentro da outra;
  •  Empilhar as caixinhas;
  •  Ordenar as caixinhas;
  •  Sugerir que a criança coloque uma caixa maior dentro da menor e observar a sua reação.
               Dramatização

  •   Fazer a dramatização da história e fazer a contagem das crinças/porquinhos;
  •   Colocar  os personagens em sequência e comparar tamanho;
  •   Pedir para ficar um personagem atrás do outro e  perguntar qual é o primeiro...o último;  qual está na frente ...está atrás...



Cantar


  • Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau-------Bis
  •  Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau------Bis

             Dedoches
Dedoches 3 porquinhos e lobo mal
  •    Confeccionar  dedoches dos porquinhos
Avaliação: Será através da observação e registro para o portfólio.

15 comentários:

  1. patireoli@bol.com.br23 de agosto de 2011 às 06:22

    Olá, Ivani! Gostei muito do seu blog, seus projetos bem interessantes e com materiais diferentes, literaturas que não conheço, como o projeto sobre higiene e saúde, gostaria de trabalhar com meus alunos de pré, em relação aos piolhos, mas não consigo o livro que realizastes as atividades: Os piolhos de Lourão, o Leão", acredito ser bem interessante, gostaria de saber se você não pode postar para nós, a história, as páginas do livro também? Seria de muita importância. Obrigado! sou a professora Patrícia. Beijos! Continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivani!
    Achei muito interessante o seu blog.
    Estou um pouco desesperada, pois nesta sexta-feira darei uma aula experimental para crianças a partir de 1 ano e meio. Se fosse possível, teria como você me dar algumas dicas do que trabalhar com eles?
    Não atuo na área ainda.
    Obrigada e parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu trabalho. Muito legal, irei utilizar varias estratégias daqui com os meus.. Carol

    ResponderExcluir
  4. parabens pelo seu trabalho,pois me ajudou muito,irei apresentar com meus alunos do maternal 1.obrigado bjos prof silvana

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo trabalho ajudou muito eu com a apresentaçao da minha sala muito obrigada.ass:professora silvana

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso...estou fazendo um trabalho para faculdade e me ajudou muuuuito, obrigada.

    ResponderExcluir
  7. olá.......meu nome é Sandra e adorei seu trabalho!

    ResponderExcluir
  8. achei muito divertido e inteligente suas atividades,gostaria de outras na qual possa trabalhar sobre identidade .meu nome e Glaucia.

    ResponderExcluir
  9. adorei muito criativo ,divertito parabens

    ResponderExcluir
  10. Amei. Estou procurando curtir a pagina no facebook, porque gostaria muito de acompanhar seu bolo pelo face e compartilhar com meus amigos, mas não estou encontrando.
    Parabéns pela excelência das suas postagens. Abç.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela iniciativa de postar tão excelente trabalho e assim dar acesso a nos outros, mesmo dois anos depois.

    ResponderExcluir
  12. AMEI. Preciso de auxilio comecei a trabalhar agora na aréa da educaçao infantil... você poderia me dar algumas dicas

    ResponderExcluir
  13. OLÁ AMEI CADA PROJETO E TENHO FEITO USO DE ALGUMAS ESTRATÉGIAS DELES PARA ACRESCENTAR NAS MINHAS AULAS.PARABÉNS

    ResponderExcluir