quarta-feira, 30 de março de 2011

PINTINHO AMARELINHO

MEU PINTINHO AMARELINHO
CABE AQUI NA MINHA MÃO
QUANDO QUER COMER BICHINHO
O SEU PEZINHO ELE CISCA AO CHÃO!
ELE BATE AS ASAS
ELE FAZ PIU PIU
MAS TEM MUITO MEDO
É DO GAVIÃO!!!


domingo, 27 de março de 2011

Plano de aula /As unhas das oncinhas Mariela e Pintadinha (corpo e higiene)


Eixo: Corpo e higiene
Objetivos:
·       Criar hábito de ouvir histórias para ampliar o conhecimento.
·       Enriquecer o imaginário infantil;
·       Aprender hábitos de higiene.
2ª feira: Ler o livro”As unhas das oncinhas Mariela e Pintadinha
Autora Gina Borges.
Ø Ler a história, mostrando as imagens para as crianças.
Ø Imitar barulhos/ruídos da água na cachoeira...
Ø Pássaros voando;
Ø As oncinhas rolando;
Ø Falar sobre cuidados com as mãozinhas, igual as oncinhas...cortar as unhas...lavar as mãos...
Ø Simular que estão aparando as unhas e lavando as mãos para ficar limpinhas.
Quebra cabeça: mãos(Lembrar que as unhas ficam nas mãozinhas/dedinhos)
  •      Trabalhar com o quebra cabeça das mãozinhas (individual)

Cantar:
 Mariela...Mariela...
Eu gosto muito dela!
Pintadinha...Pintadinha..
Você é minha amiguinha!

Cortem as unhas...
Cortem a unhas...
Pra ficar limpinha!

Venha Mariela...
venha pintadinha
venha pro Maternal 
brincar com as criancinhas.

3ª feira: Trabalhar  quantidade .


Relembrar a história “As unhas das Oncinhas Mariela e Pintadinha”.
Ø Após os alunos lembrar partes da história, ler o livro novamente.
Ø Perguntar quantas oncinhas apareceram na história?
Ø Fazer o fantoche da Mariela e Pintadinha , distribuir no chão e perguntar :Quantas são as oncinhas?
Ø Colocar o numeral 2 , ao lado das figuras “Mariela e Pintadinha e Afixar na sala de aula.


Matemática: Deixar a criança organizar as figuras no chão.
Trabalhar os conceitos(pequeno , médio e grande).
 Perguntar:

  •     Qual oncinha é a maior?
  •     E a menor e a média.
  •     Quantas oncinhas tem no chão?Tirar uma ....e agora são quantas?


Cantar os Números (Xuxa)
Número um
Número um
Vamos começar assim
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
É mais falta alguém aqui
Hahihahi
Número 2
Número 2
Ele vem depois do 1
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
É mais falta alguém aqui
Hahihahi
Número 3
Número 3
Ele vem depois do 2
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
É mais falta alguém aqui
Hahihahi.
ü Cantar observando a sequência de números expostos na sala de aula(1...2...3...)
4ª feira: Cor amarela
Observar o livro novamente, relembrando a história.
Ø Quais são as cores das oncinhas?
Ø Nós vamos fazer a massinha caseira tingindo de amarela e um pouco da massinha na cor marrom para fazer as pintinhas das oncinhas.
Ø Qual é a cor predominante (aparece mais) nas oncinhas?
Ø Ajudar na modelagem /escultura da oncinha.Depois brincar livremente.

5ª feira: Leitura e movimento.
  Era uma vez duas oncinhas chamadas “Mariela e Pintadinha”....elas gostavam de passear pela floresta.(caminhar)
 De repente elas ouviram o barulho de uma cachoeira(chuá...chuá).
Como estava calor elas resolveram nadar um pouco na cachoeira.(nadar)
Depois elas saíram correndo atrás dos passarinhos(correr)..
Pintadinha imitava os passarinhos batendo asas e cantando...(bater asas e cantar.piu..piu...)
Mariela era dengosa e manhosa...rolava pela grama com as perninhas para o ar.(rolar)
Depois de tanto brincar a mamãe onça chegava para das filhinhas cuidar:
- Mariela e Pintadinha vamos cortar as unhas?
E as unhas foram  aparar...(simular tesourinha com os dedinhos)...Porque doentinhas não queremos ficar!
Depois das unhas cortar, Mariela e Pintadinha foram se arrumar,elas tomaram banho, vestiram roupas, pentearam os cabelos, passaram perfume e foram com a mamãe passear.(fazer os gestos)
Tchau ...amanhã voltaremos para brincar!!!

                                                                        (Texto criado pela professora Ivani Ferreira)
Tato: comentar que através das nossas mãos sentimos o tato.
  • Colocar objetos macio, áspero na caixa de sensações e pedir para que os alunos peguem um objeto macio...áspero...
6ª feira: Auditório -História com fantoches das Oncinhas Mariela e Pintadinha”

Ø Conversar sobre o que as crianças aprenderam com as oncinhas.
Ø Lembrar dos hábitos de higiene, tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos e cortar as unhas.
Ø Levar para casa um bilhete orientando para lavar as mãos , cortar as unhas...

Projeto Páscoa-2011

EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ - 2011
PROJETO PÁSCOA: Partilhando valores na escola.

Público alvo: Berçário, Maternal 1,2e3.
Duração: 15 dias
Justificativa: A proposta do tema Páscoa é muito importante para o trabalho na educação infantil (Maternal), porque envolve o exercício da “solidariedade e partilha”. Iremos realizar o projeto Páscoa- Partilhando valores na Escola, objetivando vivenciar o real sentido desta data comemorativa.
Objetivos:
A educação infantil tem como principal objetivo acolher a criança em um ambiente educativo proporcionando cuidados  básicos para seu desenvolvimento nos aspectos motor, intelectual e sócio-emocional.

ü Desenvolver a linguagem oral
ü Compartilhar informações e compreender o significado da páscoa; 
ü Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção visual e auditiva da criança;
ü Permitir a criança a descoberta de hipóteses.
Desenvolvimento:
Interdisciplinar o assunto em diversas áreas:
1 - Língua Portuguesa (Linguagem Oral e Escrita):
Ø  Leitura do Livro “O Significado da Páscoa”
Ø  Textos e/ou cartazes sobre os símbolos da Páscoa;
Ø  Músicas diversas
 Filmes: A páscoa do Guru(Ursinhos Pooh) , a Fantástica Fábrica de Chocolates.
2 - Matemática:
  • Contagem e recitação através da música( um ovo, dois ovos, três ovos assim...);
  • Cores (azul amarelo e vermelho também....);
  • Correspondência( um ovo para cada coelhinho...)
  • Receitinha do ovo(ovo sem levar ao fogo)
  • Seriação e classificação
3 - Natureza e sociedade
Trabalhar valores:
·        Solidariedade
·        Respeito
·        Amor...paz...partilha
·        Laboratório – Preparo do ovo da páscoa.
5 - Artes:
  • Desenhos, pinturas;
  • Dobraduras.
6 - Movimento:
  • Dança;
  • Pequenos jogos

7     - Avaliação:A avaliação será diária, através da observação e participação dos alunos nas atividades.

                                 Brincadeira
O coelho saiu da toca - as crianças formarão uma toca, duas a duas com as mãos para cima e dentro de cada toca ficava outra criança que era o coelho. Uns coelhos ou mais, dependendo do número de crianças, ficam sem toca. A professora diz: "Coelhinho sai da toca!", as crianças que são coelhos, trocam imediatamente de toca e o coelho que estava fora, tenta ir para dentro da toca. O coelho que fica sem toca, tenta entrar numa próxima vez.
RECEITA DE OVOS DE PÁSCOA SEM LEVAR AO FORNO
01 Pacote de leite em pó;
01 pacotinho de Nescau;
01 lata de leite condensado;

caso a massa esteja muito seca amolecer com um pouco de leite de vaca.
Balas macias para o recheio.
Modo de preparo:
Misturar tudo e ir amassando, colocando o leite condensado aos poucos até a massa ficar consistente.
Enrolar os ovinhos para os alunos menores e distribuir a mesma quantidade para cada aluno maior  que deverá enrolar, com a mão, a massa, em forma de ovo ou bombom, colocando a bala como recheio.
Para embalar:
Papel alumínio, papel celofane e fita.



Sugestão de Músicas da Páscoa

A SOMBRA
Eu sou um coelhinho orelhudo e peludinho
Eu sou um coelhinho minha vida é só pular
Minha sombra é engraçada
Ora curta, ora alongada
Uma sombra engraçada
Que vai me acompanhar
Se eu pulo, ela também pula
Fica quieta se eu parar
                                        Coelhinho...
Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm?
Azul, amarelo e vermelho também!
Azul, amarelo e vermelho também!

Coelhinho da Páscoa, com quem vais dançar?
Com esta menina que sabe cantar!
Com esta menina que sabe cantar!
Coelhinho maroto, porque vais fugir?
Em todas as casas eu tenho que ir!
Em todas as casas eu tenho que ir!
Coelhinho
De olhos vermelhos
De pelos branquinhos
De pulo bem leve
Eu sou o coelhinho.
Sou muito assustado
Porém sou guloso
Por uma cenoura
Já fico manhoso.
Eu pulo pra frente
Eu pulo pra trás
Dou mil cambalhotas
Sou forte demais.
Comi uma cenoura
Com casca e tudo.
Tão grande ela era...
Fiquei orelhudo!

Máscaras


                                      Dedoches



                                             As imagens adicionadas no projeto foram extraidas da imagens/net.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Plano de aula :O Nariz da zebrinha Listradinha (Higiene do nariz)

                         Planejamento Semanal para maternal 2 e 3
  Tema: Corpo e Higiene ( assoar o nariz)

Objetivos:-Desenvolver a linguagem oral e ampliar o vocabulário infantil;
 -Identificar e nomear partes básicas do corpo, em especial o nariz.
   -Ter cuidados com a limpeza do nariz.
   - Identificar cheiros .
   - Contagem e recitação de números.
2ª feira: Leitura do Livro de Gina Borges “ O Nariz da Zebrinha Listradinha”.

Ø Falar sobre os cuidados com o corpo, em especial com o nariz.
Ø Comentar sobre a história...O que  a Zebrinha não fazia?
Ø O que ela aprendeu?
Ø Você usa um lencinho de  papel (papel toalha) para limpar o narizinho.
_ Quem sabe assoprar pelo nariz? Ensinar que assim o nariz ficará mais limpinho e eliminará a secreção.
          Lembrar também de lavar as mãos, sempre que limpar o nariz.
           Incentivar a autonomia das crianças!!!

Cantar: Eu contei uma história
                    De uma Zebrinha infeliz
                    Era uma Zebrinha sapeca
                    Que não limpava o nariz...

3ª Feira: Contagem e recitação de Números.
Ø Relembrar/recontar a história da Zebrinha Listradinha.

Cantar  após a história!!!

Ø Perguntar quantas Zebrinhas  fazem parte da história.

Ø  Trabalhar a quantidade 1
          1 Zebrinha
·    Utilizar partes do corpo.

Ø Quantos narizinhos você tem ?
Ø Quantas bocas?
Ø Quantos umbigos....
Cantar:  Boneca de lata
A minha boneca de lata
Bateu o nariz no chão
Levou mais de uma hora
Pra fazer a arrumação
Desamassa aqui...desamassa ai...
Desamassa aqui pra ficar boa!
4ª Feira: Olfato
Nós sentimos os cheirinhos das coisas através do nariz(olfato).
      Vamos sentir um cheirinho bem gostoso?
·       Passar um pouquinho de colônia no pulso de cada criança para eles apreciarem o cheirinho.
·       Que cheirinho gostoso!
Cantar a música dos sentidos.
Meus olhinhos são para ver
Meu nariz para cheirar
Minha boca pra comer
Meus ouvidos para escutar
Completando os sentidos
Tem as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos para  os coleguinhas abraçar....

Quebra cabeça:

Montar o quebra cabeça do rostinho (trabalho individual)
Observar: onde fica a boca...os olhos...o nariz...e a orelha.
5ª Feira:  Música “Ai meu nariz”
Ai meu nariz!!!
Ai meu nariz!!!
Ele parece muito mais um chafariz (bis)

Comentar sobre as semelhança e diferenças entre as pessoas.
Ø Algumas são de nariz arredondados...outros compridos.
Ø Algumas pessoas são brancas, outras são morenas...outras negras.

Observação: Explorar diariamente a higiene do nariz...mãos... ambiente...
Após observar uns aos outros, distribuir revistas para  que cada criança escolha uma gravura/foto de uma pessoa.
Ø Recortar a gravura e montar um mural(na altura da criança) para que observem as semelhanças e diferenças.

Ø Solicitar que apontem as partes do corpo(olhos, boca,nariz....).ASSIM A CRIANÇA VAI FAMILIARIZANDO COM A DIVERSIDADE.

  Feira: Teatro com fantoche “Zebra”


Ø Livro “O Nariz da Zebrinha Listradinha”.
Ø Cada aluno receberá uma máscara da Zebrinha para levar para casa.
Ø Cantar músicas diversas...

Avaliação: a avaliação será realizada pela professora, através da observação e registro das atividades propostas.

Anexo:
Dicas para os pais!

O livro trabalhado!!!