sexta-feira, 20 de junho de 2025

PLANO DE AULA: "A Dona Aranha"

 



Turma: Educação Infantil (3 a 5 anos)
Duração: 40 a 50 minutos
Tema: Linguagem oral, movimento e musicalização
Objetivo Geral: Trabalhar coordenação motora, linguagem oral, musicalização e expressão corporal por meio da cantiga popular "A Dona Aranha".


🧠 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Estimular a oralidade e a memorização por meio da cantiga.

  • Trabalhar a coordenação motora ampla com movimentos corporais.

  • Incentivar a socialização e a participação em atividades em grupo.

  • Introduzir noções de perseverança (a aranha sempre recomeça).

  • Desenvolver a atenção e escuta.


📚 CONTEÚDO:

  • Cantiga popular: "A Dona Aranha"

  • Coordenação motora ampla

  • Expressão corporal

  • Valores: persistência e superação


🧩 RECURSOS:

  • Cartaz com a letra da música

  • Fantoche ou brinquedo de aranha

  • Áudio da cantiga (ou professora cantando)

  • Projetor ou imagens ilustrativas (opcional)

  • Giz ou fita no chão (para circuito motor)


🕒 DESENVOLVIMENTO:

1. RODA DE CONVERSA (10 min):

  • Mostrar uma aranha de brinquedo ou fantoche.

  • Perguntar: "Vocês conhecem a Dona Aranha?"

  • Falar brevemente sobre aranhas (são animais que fazem teias, sobem pelas paredes, etc.).

2. MÚSICA E CANTIGA (10 min):

  • Cantar juntos a música “A Dona Aranha”.

  • Repetir algumas vezes, incentivando as crianças a acompanharem com gestos:

    • Subindo com os dedos (a aranha sobe)

    • Chuva com as mãos

    • Sol com os braços abertos

3. MOVIMENTO E BRINCADEIRA (15 min):

  • Criar um circuito da Dona Aranha:

    • Subir degraus (como se fosse a parede)

    • Passar por baixo de arcos (representando a teia)

    • Deitar no chão ao ouvir "a chuva a derrubou"

    • Levantar com o "já passou a chuva"

4. ATIVIDADE DE ARTE (opcional – 10 min):

  • Fazer uma aranha com massinha ou colagem com papel e olhos móveis.

  • Ou pintar/desenhar a Dona Aranha.


💬 ENCERRAMENTO (5 min):

  • Relembrar o que a Dona Aranha fez.

  • Falar sobre a importância de não desistir quando algo dá errado, como fez a aranha.


📌 AVALIAÇÃO:

  • Participação nas atividades propostas.

  • Interação com os colegas e com a música.

  • Capacidade de seguir instruções e expressar-se oralmente e corporalmente.