Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
sábado, 17 de setembro de 2022
Projeto : O BONEQUINHO DOCE
“BRINCANDO, CANTANDO E RESGATANDO OS VALORES DA INFÂNCIA”.
Maternal III –
JUSTIFICATIVA:
Na Educação Infantil, através das
interações e brincadeiras, oportunizamos aprendizagens, desenvolvimento e
socialização.
Iniciamos o primeiro semestre, fazendo
um levantamento sobre o que as crianças da turma gostavam de fazer? Do que
gostavam de brincar? Percebemos
que a preferência estava voltada aos brinquedos e aparelhos tecnológicos.
As crianças precisam ser incentivadas a
brincar e interagir com seus
pares. O presente
projeto, justifica-se por apresentar as crianças histórias brincadeiras,
músicas, artes estimulando a interação e afeto.
DIREITOS DE APRENDIZAGENS:
Brincar, Participar, Conviver, Explorar, Expressa-se e Conhecer-se
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
v O
Eu, o Outro e o Nós.
v Corpo,
Gesto e Movimento
v Traço,
Sons, Cores e Formas
v Escuta,
Fala, Pensamento e Imaginação.
v Espaços,
Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos,
expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e
reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir
a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e
acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima
para baixo, da esquerda para a direita).
(EI02EF09)
Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar
letras e outros sinais gráficos.
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e
diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa,
tamanho).
(EI02ET04)
Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo,
entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando
determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo
(agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa,
devagar).
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas,
livros etc., em contextos diversos.
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
v
Desenvolver a linguagem oral e escrita.
v Capacidade
de ouvir (praticar a escuta)
v
Promover experiências de brincadeiras;
v Intensificar
as relações de afetos;
v Mediação
das frustrações e conflitos;
v Regular
emoções.
DESENVOLVIMENTO/CONTEÚDOS
INICIAR... Levando uma um
baú surpresa para sala.
·
Fazer uma
rodinha e perguntar cantando ....
O que tem nesse baú? o que tem nesse baú?
Será que no baú da professora tem um rabo de
tatú?
- Não tem rabo de tatú...
- Tem um livro e um boneco de pano.
Alguém já viu um boneco ou uma boneca de
pano? Onde viu?
CONTAR A HISTÓRIA:
·
Leitura
do livro “O Bonequinho Doce” da autora Alaíde Lisboa, realizada pela professora;
·
Explorar o
texto, fazendo perguntas: Por que Lucinha e Lalá fizeram um bonequinho doce?
·
Perguntar quem
tem um irmão/irmã.
·
. Quem
gostaria de ter um irmão?
·
Pseudoleitura
do livro/reconto pelas crianças;
·
Dramatização
da história narrada.
·
Desenho da
parte que mais gostou na história;
·
Modelar o
bonequinho com massinha. Explorar as cores do boneco.
·
Reconhecer o nome próprio, letra inicial...
DEGUSTAÇÃO E RECEITA:
·
Fazer uma
receita de rosquinha e usar cortadores no formado de bonecos.
·
Comer e
explorar o sabor doce.
·
Conversar
sobre alimentos doces e salgados.
·
Experimentar
outros alimentos e falar sobre eles.
TRABALHO COM MÚSICAS DIVERSAS:
·
Música da
Boneca Emília (apresentação festa da família).
·
Bom dia,
coleguinhas (cantar ao iniciar a aula)...
·
Boneca de lata
(esquema corporal);
·
PimPom (PIN
PÓN) é um boneco;
·
A canoa virou;
·
Borboletinha;
dona aranha...
ATIVIDADES COM OS PERSONAGENS.
·
Seriação
bonequinho doce (5 tamanhos);
·
Classificação
/Quantidades;
·
Cores e formas
/montar um boneco com blocos lógicos;
·
Noção de ordem(fila);
·
Visualização
de numerais até 5;
·
Conceitos
básicos;
·
Contagem e
recitação.
·
Desenho do
corpo;
·
Colagens;
·
Modelagens
·
Recortes;
RECURSOS MATERIAIS:
Livros com a história “O Bonequinho Doce”,pendrive
com a música da Emília, caixa de som, papéis diversos(crepom, ofício,
cartolinas), pincéis, massinha de modelar, giz de cera, atividades do livro
didático.
AVALIAÇÃO
A avaliação será processual
e contínua, realizada através de observação, anotações coletivas e individuais,
fotos com pequenos relatos do desenvolvimento das atividades para o portfólio.
Através da participação contínua de todos os envolvidos podemos avaliar o
quanto este projeto será importante para a vida de nossos alunos. As crianças
estão tendo a oportunidade de aprender de maneira lúdica e prazerosa.
As atividades trabalhadas serão apresentadas
na Mostra do Projeto, terá sua
culminância ao final do ano, esperando que cada criança possa levar para seu
ambiente familiar um aprendizado valioso.