terça-feira, 16 de agosto de 2022

SUGESTÃO DE ATIVIDADES - EDUCAÇÃO INFANTIL



1º MOMENTO:

 ☺ POESIA

PASSARINHO FOFOQUEIRO


UM PASSARINHO ME CONTOU

QUE A OSTRA É MUITO FECHADA,

QUE A COBRA É MUITO ENROLADA,

QUE A ARARA É UMA CABEÇA OCA

, E QUE O LEÃO MARINHO E A FOCA...

 “XÔ PASSARINHO! CHEGA DE FOFOCA”.

JOSÉ PAULO PAES


 👬Quais animais aparece na poesia?

👬 Quem é enrolada?

Q   👬 Qual animal  faz a fofoca?

   MÙSICA:



Cantar a música fazendo gestos.


2º MOMENTO:

PASSARINHO NO NINHO

Regina Vilaça


CIRILO É UM PASSARINHO

QUE PIA SOZINHO NO NINHO.

ELE ESTÁ COM MUITA FOME

E COM MUITO FRIO.

PIA, PIA O PASSARINHO,

QUE SENTE MEDO DE MONTÃO

DO GAVIÃO SABIDÃO,

QUE O RODEIA DESDE ENTÃO.

O PASSARINHO SE ESCONDEU

 BEM NO FUNDO DO NINHO.

SÓ DE NOITE PERCEBEU

QUE TUDO NÃO PASSAVA DE UM SONHO.

-    Escrever a poesia no cartaz.

-   Ilustrar a poesia. Os alunos fazem a ilustração espontânea.

-    Apresentar o cartaz para as crianças e fazer a pseudoleitura com elas.

-     Explorar a poesia:

-  O que o passarinho estava fazendo?

-  Onde ele estava?

 De quem ele estava com medo?

-  Será que o passarinho tinha motivos para ter medo? Por quê?

-  Qual foi o sonho do passarinho?

-  Conversar   com a   criança    sobre as características do passarinho, espaço que ele mora, sua casa, sua cama (ninho).



-    Aula de Artes – dobradura ou colagem com folhas secas formando passarinho.


3º MOMENTO:

v  JOGO CONTA PASSARINHO

-    Na rodinha, explorar o jogo conta passarinho

  Apresentar uma cena da história do jogo que tem 01 passarinho.

 Explorar esta cena:

Que lugar é esse?

  Onde o passarinho está?

   Por que ele está sozinho?

  O que ele está fazendo?

  Ele está triste, alegre?

  O que o passarinho está vendo?

  Será que ele tem amigos?

-  Apresentar a segunda cena, com 02 passarinhos.  Vejam só! Chegaram dois amiguinhos dele.

-  E assim sucessivamente... até 05 passarinhos. Pode explorar posição dos passarinhos, o que eles conversam, quantos passarinhos são em cada cena, etc.

-  Distribuir massinha para as crianças e pedir que façam um ninho.

-  Em rodinha, organizar as cenas, uma ao lado da outra, e pedir para que cada criança coloque um ninho para cada passarinho, de cada cena, ao seu lado, fazendo correspondência termo a termo.

-  Distribuir pedacinho de massinha para cada criança e pedir para fazer ovinhos de passarinhos.

-  A professora pega os ovinhos e chama cada criança para colocar nos ninhos conforme a quantidade de passarinhos.

-  Fazer correspondência termo a termo entre passarinhos e ovinhos.

-  Em rodinha, colocar a caixa de ovos no meio e os pegadores.

  Apresentar o card com o numeral e dizer a quantidade de ovos que a criança deve colocar em cada “ninho” (5 ninhos). Cada criança coloca um ovo até chegar na quantidade do card.