1º
MOMENTO:
☺ POESIA
PASSARINHO
FOFOQUEIRO
UM
PASSARINHO ME CONTOU
QUE A
OSTRA É MUITO FECHADA,
QUE A
COBRA É MUITO ENROLADA,
QUE A
ARARA É UMA CABEÇA OCA
, E
QUE O LEÃO MARINHO E A FOCA...
“XÔ PASSARINHO! CHEGA DE FOFOCA”.
JOSÉ
PAULO PAES
👬Quais animais aparece na poesia?
👬 Quem é enrolada?
Q 👬 Qual animal faz a fofoca?
MÙSICA:
Cantar a música fazendo gestos.
2º
MOMENTO:
PASSARINHO NO NINHO -
Regina Vilaça
CIRILO
É UM PASSARINHO
QUE
PIA SOZINHO NO NINHO.
ELE
ESTÁ COM MUITA FOME
E COM
MUITO FRIO.
PIA,
PIA O PASSARINHO,
QUE
SENTE MEDO DE MONTÃO
DO
GAVIÃO SABIDÃO,
QUE O
RODEIA DESDE ENTÃO.
O
PASSARINHO SE ESCONDEU
BEM NO FUNDO DO NINHO.
SÓ DE
NOITE PERCEBEU
QUE
TUDO NÃO PASSAVA DE UM SONHO.
- Escrever
a poesia no cartaz.
- Ilustrar
a poesia. Os alunos fazem a ilustração espontânea.
- Apresentar
o cartaz para as crianças e fazer a pseudoleitura com elas.
- Explorar a poesia:
- O que
o passarinho estava fazendo?
- Onde
ele estava?
- De
quem ele estava com medo?
- Será
que o passarinho tinha motivos para ter medo? Por quê?
- Qual
foi o sonho do passarinho?
- Conversar
com a criança sobre as características do passarinho, espaço
que ele mora, sua casa, sua cama (ninho).
- Aula
de Artes – dobradura ou colagem com folhas secas formando passarinho.
3º MOMENTO:
v JOGO
CONTA PASSARINHO
- Na rodinha,
explorar o jogo conta passarinho
- Apresentar
uma cena da história do jogo que tem 01 passarinho.
- Explorar
esta cena:
- Onde o passarinho está?
- Por que
ele está sozinho?
- O que ele está fazendo?
- Ele está triste, alegre?
- O que o passarinho está vendo?
- Será que ele tem amigos?
- Apresentar a segunda cena, com 02 passarinhos. Vejam só! Chegaram dois amiguinhos dele.
- E
assim sucessivamente... até 05 passarinhos. Pode explorar posição dos
passarinhos, o que eles conversam, quantos passarinhos são em cada cena, etc.
- Distribuir
massinha para as crianças e pedir que façam um ninho.
- Em
rodinha, organizar as cenas, uma ao lado da outra, e pedir para que cada
criança coloque um ninho para cada passarinho, de cada cena, ao seu lado,
fazendo correspondência termo a termo.
- Distribuir
pedacinho de massinha para cada criança e pedir para fazer ovinhos de
passarinhos.
- A
professora pega os ovinhos e chama cada criança para colocar nos ninhos
conforme a quantidade de passarinhos.
- Fazer correspondência termo a termo entre passarinhos e ovinhos.
- Em
rodinha, colocar a caixa de ovos no meio e os pegadores.
- Apresentar
o card com o numeral e dizer a quantidade de ovos que a criança deve colocar em
cada “ninho” (5 ninhos). Cada criança coloca um ovo até chegar na quantidade do
card.