quinta-feira, 24 de junho de 2021

NÚMERO E QUANTIDADE MATERNAL 3.

 

JOGO DO MILHO: RECURSO LÚDICO PARA REALIZAR A CONTAGEM E RELACIONAR NÚMERO COM A QUANTIDADE.








OBSERVE COMO ESTÁ O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DAS CRIANÇAS

 


                  ATENÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM!

É POR MEIO DA INTERAÇÃO COM OS ADULTOS QUE A LINGUAGEM ORAL DAS CRIANÇAS SE DESENVOLVE. DESSA FORMA, DESDE QUE O BEBÊ ESTÁ NO ÚTERO, É IMPORTANTE CONVERSARMOS, CANTARMOS E CONTARMOS HISTÓRIAS PARA ELE.

QUANDO O BEBÊ NASCE, CONVERSE ENQUANTO ESTIVER TROCANDO A FRALDA, DANDO DE MAMAR OU DANDO BANHO, E DÊ UM TEMPO PARA QUE ELE RESPONDA COM UM SORRISO OU OLHANDO NOS SEUS OLHOS.

O CHORO É A PRIMEIRA FORMA DE COMUNICAÇÃO. UM CHORO MAIS AGUDO PODE SIGNIFICAR FOME, ENQUANTO CHORAMINGOS CURTOS E REPETIDOS PODEM DEMONSTRAR CANSAÇO. DEPOIS DE ALGUM TEMPO, O PAI E A MÃE APRENDEM A RECONHECER OS DIFERENTES TIPOS DE CHORO, PARA ATENDER MELHOR ÀS NECESSIDADES DA CRIANÇA.

AOS POUCOS, POR VOLTA DOS DOIS MESES, A CRIANÇA EMITE GRITOS E VOCALIZAÇÕES, SORRI AO INTERAGIR COM PESSOAS E COMEÇA A FICAR ATENTA AOS SONS AO SEU REDOR. OS GRITOS VÃO DANDO LUGAR AOS BALBUCIOS, QUANDO O BEBÊ EMPREGA DIFERENTES ENTONAÇÕES.

UM BEBÊ VAI APRENDER AOS POUCOS A USAR PALAVRAS PARA DESCREVER O QUE VÊ, OUVE, SENTE E PENSA NA MEDIDA EM QUE COMPLETA SALTOS DE DESENVOLVIMENTO MENTAL, EMOCIONAL E COMPORTAMENTAL. OS PESQUISADORES AGORA SABEM QUE, MUITO ANTES DE UM BEBÊ MURMURAR SUA PRIMEIRA PALAVRA, ELE APRENDE AS REGRAS DA LINGUAGEM E PERCEBE COMO OS ADULTOS A USAM PARA SE COMUNICAR.

POR VOLTA DOS 6 MESES, ELE COMEÇA A PRONUNCIAR VOGAIS E CONSOANTES SEQUENCIAIS, AINDA SEM SIGNIFICADO, O QUE RESULTARÁ, MAIS TARDE, NAS PRODUÇÕES DE SÍLABAS E VOGAIS ASSOCIADAS, TAIS COMO MAMA E PAPA. A CRIANÇA PASSA A DESENVOLVER A PARTIR DOS 9 MESES SINAIS DE “NÃO”, “TCHAU” E “BEIJO”.

DESTA FORMA, A CRIANÇA VAI DESENVOLVENDO SUA LINGUAGEM E POR VOLTA DOS 18 MESES AOS 2 ANOS ELA APRESENTA UM VOCABULÁRIO COM CERCA DE 50 PALAVRAS E É CAPAZ DE MANTER UM PEQUENO DIÁLOGO. TAL REPERTÓRIO SÓ VAI AUMENTANDO CONFORME ELA CRESCE, COMO TAMBÉM AS PALAVRAS SOLTAS VÃO DANDO LUGAR A PEQUENAS FRASES.

AOS 3 ANOS, COM VOCABULÁRIO EXTENSO, A CRIANÇA SUSTENTA FRASES MAIS LONGAS, MANTÉM DIÁLOGOS E HISTÓRIAS MAIS DETALHADOS. AINDA SE PODE ESPERAR TROCAS E DIFICULDADES NA FALA, MAS A COMUNICAÇÃO JÁ DEVE SER DE FÁCIL COMPREENSÃO.

COM 4 A 5 ANOS ELA DEVERÁ SER CAPAZ DE PRONUNCIAR, ADEQUADAMENTE, TODOS OS FONEMAS. AS HISTÓRIAS SÃO CONTADAS COM DETALHES, COM NOÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO.

AO CONVERSAR COM SEU FILHO PROCURE SEMPRE UTILIZAR O VOCABULÁRIO CORRETO, SEM INVENTAR PALAVRAS OU SIMPLIFICÁ-LAS. E LEMBRE-SE QUE LER É UMA ÓTIMA FORMA DE AJUDAR A DESENVOLVER AS HABILIDADES DE LINGUAGEM DO SEU FILHO.

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quarta-feira, 2 de junho de 2021

SORVETERIA DAS LETRAS- EDUCAÇÃO INFANTIL



-VISUALIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DAS LETRAS INICIAIS DO NOME PRÓPRIO.

O NOME PRÓPRIO É O PRIMEIRO CONTATO DA CRIANÇA COM O ALFABETO.