quinta-feira, 26 de julho de 2018

Plano de aula : Dia da avó - 26 de julho.

 Plano de aula: Tema Dia dos avós.




Objetivos:
·        Ouvir diferentes histórias;
·        Estabelecer laços de afetividade entre familiares;
·        Valorizar a figura dos avós dentro da família;
Desenvolvimento:

  1ºMomento. Contar a história “ A Casa Sonolenta”.



Analisar a capa do livro, o título, autor e em seguida iniciar a história.

Após a história, conversar com os alunos.

  • Em que local se passa a história?
  • Quem são os personagens?
  • Quem deitou na cama primeiro?
  • Quem tem avó?Como ela se chama? O que fazem juntos? Quem gosta de dormir com a vovó?
  2º Momento. Reconto com fantoches

Usar fantoches para os alunos ordenar e recontar a história.
  
  3º Momento. Falar sobre a vovó e o vovô



  •      Quem é a vovó da Maria? Repetir os nomes dos avós.
  •        O que a vovó gosta de fazer?
  •       Você  gosta de passear na casa da vovó?
Escrever no chão, utlilizando letras móveis, a palavra:

                 VOVÓ.

     Instigar a conversa e a participação de todos os alunos.


4º Momento. Música Canção para a vovó.




5º Momento. Chá coletivo para a vovó.

 Lembrancinhas para a vovó.

Apresentação artística com a música  de Cristina Mel "Canção para a vovó".


Culminância:
   A culminância poderá ser com a realizações de uma exposição dos trabalhos feitos durante a semana.
  Chá com a vovó!

quarta-feira, 25 de julho de 2018

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Plano de aula: A Cesta da Dona Maricota - Projeto alimentação/educação infantil



Tema: A cesta de Dona Maricota



OBJETIVOS:

* Incentivar aos bons hábitos alimentares;
* Identificar as preferências alimentar dos alunos
* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.
* Explicar sobre a importância de um alimentação balanceada.

DESENVOLVIMENTO:

1º Momento: Leitura do livro - A cesta de Dona Maricota

Realizar a leitura do livro , usando uma cesta de frutas, verduras e legumes em EVA.

2º Momento: Explorando as frutas e legumes da cesta.


Tirar os ingredientes um a um, instigando os alunos a falar o nome da fruta ou legumes.
·        Qual a cor?
·        Será qual sabor? Será que é doce/ amargo/ azedo...
·        Inicia com qual letrinha?






3º Momento: Dramatização da história

              A cesta de Dona Maricota


Dona Maricota fez um sopão com seus legumes, que tal experimentar um sopão?



4º Momento: Trabalhinhos.

  • Colorindo e estudando as frutas
  •  Seriando e contando


5º Momento: A fruta preferida.

Enviar um bilhete pedindo para as famílias enviar para a escola a fruta preferida do seu filho/filha.
  • Explorar a cor, textura, peso, paladar(doce-azedo- amargo)...


Fazer salada de frutas!



6º Momento: Matemática- Montando tabela

- O que tem na cesta de Dona Maricota?
 Usando imagens, recortes de revistas ou jornais...

             Construindo gráfico

Dona Maricota fez compras e trouxe frutas, verduras e legumes, mas... qual a fruta preferida do maternal 3?

Fazer um gráfico com a fruta preferida.


7º Momento: Confeccionar a cesta de Dona Maricota usando papelão ou pratos de papel , recortando-os no formato de uma cestinha, desenhos de frutas, verduras e legumes para colorir, recortar e colar.



Músicas diversas!




8º Momento: Jogo colhendo maçãs e laranjas!

Representar a quantidade de maçãs ou laranjas e depois colher contando uma a uma.



9º Momento:

Que tal fazer as compras como a Dona Maricota?
 Recortar imagens de alimentos como frutas, verduras e legumes e colar no carrinho.

10º Momento:

 Pirâmide Alimentar - Montar a pirâmide com caixa de papelão.



Avaliação:

Avaliar a participação no decorrer do processo. Registrar para o portfólio.

Anexo: Links com o projeto e culminância

Projeto alimentação:
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/10/projeto-o-reino-encantado-dos.html

Culminâcia do projeto:
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/09/projeto-alimentacao-o-reino-encantado.html

Molde da cestinha e as frutas.





Plano de aula : Dia dos Pais! Educação infantil/Maternal 3


 Tema: Dia dos pais!




O Homem que Amava Caixas...

Esta é a história de um pai que amava seu filho mas tinha muita dificuldade em expressar seus sentimentos. Então, para demonstrar seu afeto, o pai decide construir brinquedos com suas preciosas caixas, fazendo a alegria diariamente do filho. E assim, mesmo sem palavras, pai e filho trocam amor e carinho através das caixas de brinquedo. Assim, o filho, que também amava muito seu pai, compreende seu amor e sente segurança nessa relação.
    História linda e ótima para ser explorada próximo ao dia dos pais!

Objetivos:

ü  Ouvir diferentes histórias;
ü  Incentivar a afetividade paterna;   
ü  Construir objetos/brinquedos com materiais recicláveis e reutilizáveis;
ü  Brincar com brinquedos alternativos.

Conteúdos:

MATEMÁTICA: Sólidos geométricos (planificação de caixas, e atividades relacionadas).
Identificação de propriedades geométricas: formas, tipos de contorno, faces planas, lados retos.     
LINGUAGENS-Apresentação dos trabalhos para o grande grupo. (Expressão oral, exposição de ideias, leitura, interpretação de textos e imagens).
ARTES - os procedimentos para montar, dar acabamento, brinquedos.

Desenvolvimento:

1º MOMENTO: Hora da história!

APRESENTE O LIVRO.


         -  Apresentar o livro, o autor e o ilustrador.
        -  Contar a história “O Homem que amava Caixas”

Esse livro conta a história de um homem que era apaixonado por caixas e por seu filho. O único problema é que, como muitos pais, ele não sabia como dizer ao filho que o amava e aproveitava sua arte com as caixas para demonstrar seu afeto.

Conversa sobre o livro/Perguntas:

a) De acordo com a história, o que o homem colecionava?
b) Para que usamos caixas?
c) Quais brinquedos podem ser confeccionados com caixas?


2º MOMENTO: Explorando caixas de diversos tamanhos!

·       Usando caixas de diferentes tamanhos, perguntar:



·       O que cabe nesta caixa?
·       Qual é mais pesada? Mais leve?
·       Qual é a forma? Redonda...quadrada...retangular...
·        E se fosse um sentimento (AMOR Pela família, mãe, pai, irmãos) caberia na caixa menor? E na caixa maior? Estimular o aluno falar e a imaginar tudo que ele poderia colocar na caixa.
·       Deixar as crianças manusear, entrar dentro das caixas.

Artes com caixas!

Confeccionar alguns brinquedos em sala de aula.




Durante todo o processo de construção dos brinquedos, podemos desenvolver vários conceitos: 

  •  Matemática - Quando trabalhamos conceitos de leve, pesado, grande, pequeno, formas geométricas, pesos, medidas, comprimento e volume, estimativas das quantidades de caixas necessárias; cálculos mentais simples, comparações de diversas grandezas; exploração e identificação de propriedades geométricas: formas, tipos de contorno, faces planas, lados retos.      
  • Artes - Os procedimentos para montar, dar acabamento, pintar, decorar ....
  • Linguagem oral e escrita – Conversar sobre o que será feito, nomes dos brinquedos, dos objetos/materiais gastos na construção dos brinquedos;   
Depois de pronta é só brincar e se divertir com os colegas da escola e com as crianças que também amam caixas.

3º MOMENTO: Atividade em família!

Incentivar a leitura e confecção de um brinquedo junto aos pais.

A criança levará o livro para casa. Após ler a história, pais e filhos confeccionarão um brinquedo feito com caixas de papelão.

                              Casinha confeccionada por Débora Silva
                                     Avião confeccionado por Luciana Nascimento


4º MOMENTO: Músicas diversas!







5º MOMENTO: Cartão para o papai.



Avaliação

Avaliar a participação individual e familiar (atividades com os pais).
 Registro para o portfólio do aluno.

Outras sugestões!

Sugestões de cartões e lembrancinhas.






Sugestões de histórias/livros que abordam a figura paterna
          (Nos links abaixo).

O homem que amava caixas.

https://www.youtube.com/watch?v=UJ1tnReCF74

Todos os pais são diferentes.

https://pt.slideshare.net/marcelafigueiredo/todos-os-pais-so-diferentes-12016809

Meu pai é uma figura

https://www.youtube.com/watch?v=fDS1BPd-gfI

Adivinha quanto eu te amo.

https://www.youtube.com/watch?v=s3MhsDO3Has

Pnóquio 
https://www.youtube.com/watch?v=ofmqds66PsA

Momento cultural: Tema Circo

XX MOMENTO CULTURAL SEMEAR.

Os alunos expuseram seus trabalhos, pesquisas e artes e todos puderam se divertir muito com um "Dia  no Circo".