Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
sábado, 28 de julho de 2018
quinta-feira, 26 de julho de 2018
Plano de aula : Dia da avó - 26 de julho.
Plano de aula: Tema Dia dos avós.
Analisar a capa do livro, o título, autor e em seguida iniciar a história.
Após a história, conversar com os alunos.
4º Momento. Música Canção para a vovó.
5º Momento. Chá coletivo para a vovó.
Lembrancinhas para a vovó.
Apresentação artística com a música de Cristina Mel "Canção para a vovó".
Objetivos:
·
Ouvir diferentes
histórias;
·
Estabelecer laços de afetividade entre familiares;
·
Valorizar a figura dos avós dentro da família;
Desenvolvimento:
1ºMomento. Contar a história “ A Casa Sonolenta”.
Após a história, conversar com os alunos.
- Em que local se passa a história?
- Quem são os personagens?
- Quem deitou na cama primeiro?
- Quem tem avó?Como ela se chama? O que fazem juntos? Quem gosta de dormir com a vovó?
2º Momento. Reconto com fantoches
Usar fantoches para os alunos ordenar e recontar a história.
3º Momento. Falar sobre a vovó e o vovô
- Quem é a vovó da Maria? Repetir os nomes dos avós.
- O que a vovó gosta de fazer?
- Você gosta de passear na casa da vovó?
Escrever no chão, utlilizando letras móveis, a palavra:
VOVÓ.
Instigar a conversa e a participação de todos os alunos.
4º Momento. Música Canção para a vovó.
5º Momento. Chá coletivo para a vovó.
Lembrancinhas para a vovó.
Apresentação artística com a música de Cristina Mel "Canção para a vovó".
Culminância:
A culminância poderá ser com a realizações de uma
exposição dos trabalhos feitos durante a semana.
Chá com a vovó!
Chá com a vovó!
quarta-feira, 25 de julho de 2018
Simulados para o 5º ano do ensino fundamental
Achei interessante os simulados do link abaixo e estou compartilhando( blog do Professor Warles).
https://profwarles.blogspot.com/2016/03/5-ano-matematica.html?m=1
https://profwarles.blogspot.com/2016/03/5-ano-matematica.html?m=1
sexta-feira, 20 de julho de 2018
quarta-feira, 18 de julho de 2018
Plano de aula: A Cesta da Dona Maricota - Projeto alimentação/educação infantil
Tema: A cesta de Dona Maricota
OBJETIVOS:
* Incentivar aos bons hábitos alimentares;
* Identificar as preferências alimentar dos alunos
* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e
das mãos.
* Explicar sobre a importância de um alimentação balanceada.
DESENVOLVIMENTO:
1º
Momento: Leitura do livro - A cesta de Dona Maricota
Realizar a leitura do livro , usando uma cesta de frutas,
verduras e legumes em EVA.
2º Momento: Explorando as frutas e legumes da cesta.
2º Momento: Explorando as frutas e legumes da cesta.
Tirar os ingredientes um a um, instigando os alunos a
falar o nome da fruta ou legumes.
·
Qual a cor?
·
Será qual sabor? Será que é doce/ amargo/
azedo...
·
Inicia com qual letrinha?
3º
Momento: Dramatização da história
A cesta de Dona Maricota
Dona Maricota fez um sopão com seus legumes, que tal
experimentar um sopão?
4º
Momento: Trabalhinhos.
- Colorindo e estudando as frutas
- Seriando e contando
5º
Momento: A fruta preferida.
Enviar um bilhete pedindo para as famílias enviar para a
escola a fruta preferida do seu filho/filha.
- Explorar a cor, textura, peso, paladar(doce-azedo- amargo)...
Fazer salada de frutas!
6º
Momento: Matemática- Montando tabela
Construindo gráfico
- O que tem na cesta de Dona Maricota?
Usando imagens, recortes de revistas ou jornais...Construindo gráfico
Dona Maricota fez compras e trouxe frutas, verduras e
legumes, mas... qual a fruta preferida do maternal 3?
Fazer um gráfico com a fruta preferida.
7º
Momento: Confeccionar a cesta de Dona
Maricota usando papelão ou pratos de papel , recortando-os no formato de uma cestinha, desenhos de frutas, verduras e legumes para colorir, recortar e colar.
Músicas diversas!
8º
Momento: Jogo colhendo maçãs e laranjas!
Representar a quantidade de maçãs ou laranjas e depois colher contando uma a uma.
Representar a quantidade de maçãs ou laranjas e depois colher contando uma a uma.
9º
Momento:
Que tal fazer as compras como a Dona Maricota?
Recortar imagens
de alimentos como frutas, verduras e legumes e colar no carrinho.
10º
Momento:
Pirâmide Alimentar - Montar a pirâmide com caixa de
papelão.
Avaliar a participação no decorrer do processo. Registrar para o portfólio.
Anexo: Links com o projeto e culminância
Projeto alimentação:
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/10/projeto-o-reino-encantado-dos.html
Culminâcia do projeto:
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/09/projeto-alimentacao-o-reino-encantado.html
Molde da cestinha e as frutas.
Plano de aula : Dia dos Pais! Educação infantil/Maternal 3
Tema: Dia dos pais!
O Homem que Amava Caixas...
Esta é a história de um pai que amava seu
filho mas tinha muita dificuldade em expressar seus sentimentos. Então, para demonstrar
seu afeto, o pai decide construir brinquedos com suas preciosas caixas, fazendo
a alegria diariamente do filho. E assim, mesmo sem palavras, pai e filho trocam
amor e carinho através das caixas de brinquedo. Assim, o filho, que também
amava muito seu pai, compreende seu amor e sente segurança nessa relação.
História linda e ótima para ser explorada
próximo ao dia dos pais!
Objetivos:
ü
Ouvir
diferentes histórias;
ü
Incentivar
a afetividade paterna;
ü
Construir
objetos/brinquedos com materiais recicláveis e reutilizáveis;
ü
Brincar
com brinquedos alternativos.
Conteúdos:
MATEMÁTICA: Sólidos geométricos
(planificação de caixas, e atividades relacionadas).
Identificação de propriedades
geométricas: formas, tipos de contorno, faces planas, lados
retos.
LINGUAGENS-Apresentação dos trabalhos
para o grande grupo. (Expressão oral, exposição de ideias, leitura, interpretação
de textos e imagens).
ARTES - os procedimentos para montar,
dar acabamento, brinquedos.
Desenvolvimento:
1º
MOMENTO:
Hora da história!
APRESENTE O LIVRO.
- Apresentar o livro, o autor e o ilustrador.
- Contar a história “O Homem que amava Caixas”
Esse livro conta a história de um
homem que era apaixonado por caixas e por seu filho. O único problema é que,
como muitos pais, ele não sabia como dizer ao filho que o amava e aproveitava
sua arte com as caixas para demonstrar seu afeto.
Conversa
sobre o livro/Perguntas:
a) De acordo com a história, o que o homem colecionava?
a) De acordo com a história, o que o homem colecionava?
b)
Para que usamos caixas?
c)
Quais brinquedos podem ser confeccionados com caixas?
2º
MOMENTO: Explorando caixas de diversos tamanhos!
·
Usando
caixas de diferentes tamanhos, perguntar:
·
O
que cabe nesta caixa?
·
Qual
é mais pesada? Mais leve?
·
Qual
é a forma? Redonda...quadrada...retangular...
·
E se fosse um sentimento (AMOR Pela família,
mãe, pai, irmãos) caberia na caixa menor? E na caixa maior? Estimular o aluno
falar e a imaginar tudo que ele poderia colocar na caixa.
·
Deixar
as crianças manusear, entrar dentro das caixas.
Artes
com caixas!
Confeccionar alguns brinquedos em sala de aula.
Durante todo o processo de construção
dos brinquedos, podemos desenvolver vários conceitos:
- Matemática - Quando trabalhamos conceitos de leve, pesado, grande, pequeno, formas geométricas, pesos, medidas, comprimento e volume, estimativas das quantidades de caixas necessárias; cálculos mentais simples, comparações de diversas grandezas; exploração e identificação de propriedades geométricas: formas, tipos de contorno, faces planas, lados retos.
- Artes - Os procedimentos para montar, dar acabamento, pintar, decorar ....
- Linguagem
oral e escrita – Conversar sobre o que será feito, nomes dos
brinquedos, dos objetos/materiais gastos na construção dos brinquedos;
Depois de pronta é só brincar e se
divertir com os colegas da escola e com as crianças que também amam caixas.
3º
MOMENTO: Atividade em família!
Incentivar
a leitura e confecção de um brinquedo junto aos pais.
A
criança levará o livro para casa. Após ler a história, pais e filhos
confeccionarão um brinquedo feito com caixas de papelão.
Avião confeccionado por Luciana Nascimento
4º
MOMENTO: Músicas diversas!
5º
MOMENTO: Cartão para o papai.
Avaliação
Avaliar a participação individual e
familiar (atividades com os pais).
Registro para o portfólio do aluno.
Outras sugestões!
Sugestões de cartões e lembrancinhas.
Sugestões de histórias/livros que abordam a figura paterna
(Nos links abaixo).
O homem que amava caixas.
https://www.youtube.com/watch?v=UJ1tnReCF74
Todos os pais são diferentes.
https://pt.slideshare.net/marcelafigueiredo/todos-os-pais-so-diferentes-12016809
Meu pai é uma figura
https://www.youtube.com/watch?v=fDS1BPd-gfI
Adivinha quanto eu te amo.
https://www.youtube.com/watch?v=s3MhsDO3Has
Pnóquio
https://www.youtube.com/watch?v=ofmqds66PsA
segunda-feira, 16 de julho de 2018
Momento cultural: Tema Circo
XX MOMENTO CULTURAL SEMEAR.
Os alunos expuseram seus trabalhos, pesquisas e artes e todos puderam se divertir muito com um "Dia no Circo".
Os alunos expuseram seus trabalhos, pesquisas e artes e todos puderam se divertir muito com um "Dia no Circo".