segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Projeto: Ler e Cantar... É só começar!

MOSTRA LITERÁRIA -  Escola Municipal Professora Yolandina de Melo Silva. 

O projeto "Ler e Cantar.... É só começar", teve como objetivo principal, incentivar a música e a leitura  na escola, para desenvolver aprendizagem, através de atividades lúdicas e prazerosas.

                                                                                         Parabéns à todos da equipe!!!



 







sábado, 25 de novembro de 2017

"O Galinho Gripado"!!!

"O Galinho Gripado!!!



Em uma fazenda, toda madrugada,
o galo Galizé, a bicharada acordava,
com seu canto em cima do poleiro,
uma tossezinha para a garganta limpar
e a boca no trombone assim colocar...
Era cocoricó pra todo lado,
mas muito afinado,
o galinho cantava sem parar
para á todos acordar...
porém ele tinha a mania
e sua mamãe, dona Galinha
sempre estava a lhe aconselhar:
- Menino não tome gelado!!!
- Pare de andar descalço !!!
- Se não gripado você vai ficar...
Mas se pensas que ele ouvia,
estás muito enganado,
e por causa de sua teimosia
acabou pegando um resfriado...
Então bem cedo acordou.
e foi para o poleiro,
se ajeitou todo faceiro
limpando a garganta para
a cantoria começar
mas logo veio a tristeza
que em vez do seu cocoricó costumeiro
saiu foi um espirro , que a garganta até doía,
Atchim, atchim, atchim , atchim, atchim...
E assim o galinho aprendeu sua lição
para ser um bom cantor, é preciso saber escutar
pois a mamãe sempre tem razão
e gelado não vou mais tomar."

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Atividades- 20 de novembro Dia da Consciência Negra

Estou compartilhando os lindos trabalhos/artes da Escola Padre Vicente Assunção.Fiquei encantada com a forma que representaram a "diversidade". 
                                       Parabéns à todos pela linda exposição!!!!

 Assim como as flores, as pessoas tem cores diferentes!
































"Novembro é oficialmente o mês da consciência negra: um tema que, na verdade, deve ser trabalhado o ano inteiro em sala de aula. O nosso país conta com uma grande diversidade cultural , e infelizmente,  desde muito cedo, crianças e adolescentes já têm contato com diversas formas de preconceito e discriminação em seu dia a dia. Por isso, é importante que a prática de abordar a tolerância e o respeito à diversidade seja uma tarefa contínua. O ideal é que a questão seja incorporada em práticas diárias, como artes, brincadeiras, leituras e músicas".



Dicas de rostos para fazer artes!


















domingo, 19 de novembro de 2017

Plano de aula: Maju não vai a festa/ Consciência Negra

                
Tema:Valorização da Identidade

                Maju Não Vai à Festa!

A obra " Maju não vai à festa",nos mostra que, devemos valorizar nossa identidade; não devemos mudar nosso jeito de ser , de viver  e de pensar para agradar aos outros. A diversidade é maravilhosa! Existem pessoas de todas as cores/raça e cabelos de várias formas. Isso é maravilhoso!

Objetivos:

  • Conhecer histórias com personagens/princesas negras;
  • Valorizar a própria identidade;
  • Desenvolver a autoestima;
  • Produzir textos/frases;
  • Fazer/criar artes.

Desenvolvimento: Leitura oral e escrita

1º Momento:Leitura do livro: 
                  Maju Não Vai à Festa!




























Iniciar apresentando e analisando a capa.

Explorar o título, imagens....autora...

Observando o título, o que podemos pensar/ intuir?

  • Haverá uma festa!
  • Maju não irá à festa.Será que ela não foi convidada? Qual será o motivo?
  • Falar sobre a autora...ilustrador...

   Conhecendo a autora:


Mônica Pimentel nasceu em Carangola-MG em 26 de junho de 1976. Graduou-se em letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Realizou diversos trabalhos na área da cultura, como: Teatro(interpretação e direção), Contadora de Histórias, Doutora Alegria.
                 

"A professora e escritora mineira, Mônica Pimentel, teve a sensibilidade de olhar para a situação que sempre está presente na infância de quem tem cabelos cacheados e crespos, a rejeição dos cabelos por achar feio e escreveu este livro. A ideia surgiu após a autora perceber que uma de suas alunas tinha dificuldades em aceitar os cabelos crespos/cacheados e, com isso, sentia-se inferior as outras crianças, Mônica criou  uma história para ajudar no processo de aceitação das  características físicas das crianças negras".

Lendo o livro!

Leitura em voz alta , realizada pela professora.Utilizando a entonação adequada para o diálogo entre as princesas.



2º Momento: Roda de conversa

Interpretação oral/conversa sobre o texto:

  • Como  se chama a personagem principal da história?
  • Quem são seus pais?
  • Com quem Maju Brincava?
  • O que Maju descobriu sobre seus cabelos?
  • Qual princesa veio visitar Maju?
  • De quem ela era filha?
  • Qual o motivo da visita?
  • Em quais ocasiões recebemos convites?
  • Qual era a regra para ir ao baile?
  • Como eram as princesas do reino de Clarice?
  • Vocês acham correto um reino onde todos os cabelos são iguais/ lisos?
  • As princesas dos livros possuem que tipo de cabelo? Por que será?
  • No final , Maju foi ou não foi à festa?
  • O que Maju fez?
  • O que os amigos pássaros fizeram com Maju?
  • O que aconteceu no final da história?
  • Vocês gostaram da história? Gostaram do final? Mudariam o final?

Obs: O roteiro acima é uma sugestão! A conversa deverá fluir naturalmente sobre o texto.

3º Momento: Produção de texto - Convite.

- Dividir a sala em 2 grupos.

Grupo 1:

Crie um convite de acordo com o texto.
Regra:Todas as princesas de cabelos lisos

Grupo 2:

Crie um convite para um baile da diversidade!Onde cada um deverá ir do seu jeito especial de ser.

Lembre-se  de colocar local e data.

- Cada grupo deverá escolher 2 integrantes para apresentar o trabalho/ convite.

Conversar com a turma:

  • Em qual festa vocês gostariam de ir? Em qual se sentiriam mais a vontade? Por quê?

4º Momento: Atividade envolvendo arte e escrita.

Use a criatividade!

Desenhe a Maju bem linda para ir à uma festa, onde a diversidade é  o tema da festa.
Escreva uma legenda/frase para a sua arte.

5º Momento: Video - Baú de Histórias

                 Maju não vai à festa




6º Momento: Culminância dos trabalhos realizados.

  • Organizar uma festa na sala de aula.
  • Expor as artes e atividades.
  • Cada aluno deverá ir com o penteado que desejar.
  • As meninas poderão usar laços, tiaras, flores ou coroas.
                          Use a criatividade!

Avaliação:

A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. 


Baixar livro:  Maju não vai à festa.
https://baudesophia.files.wordpress.com/2016/07/maju-19x19.pdf

Sugestão de artes/ cartazes/mural!


http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2017/11/atividades-20-de-novembro-dia-da.html

sábado, 18 de novembro de 2017

Semana da Consciência Negra- Escola Paulina Aluotto Ferreira

 Os alunos do Integral Integrado , criaram um lindo mural com figuras sobre a Consciência Negra.
                                                                                      Professora Juliana Brasil

20 de novembro:

                Somos Todos Iguais!

 




Artes/Releitura

Aula de artes/ releitura da obra de Jarbas Lopes....Troca , troca Inhotim.
Professora Juliana Brasil- E.E.Paulina Paulina Aluotto Ferreira.

            Parabéns pelos lindos trabalhos!