segunda-feira, 31 de julho de 2017

Plano de aula - Dia dos Pais /Maternal 2 e 3.


Tema: Data Comemorativa: Dia dos Pais

Resultado de imagem para imagem dia dos pais

Objetivos:
  • Valorizar a figura paterna
  •  Promover e estimular a linguagem oral;
  • Expressar-se oralmente.
  • Reconhecer as qualidades paternais.
  • Ouvir diferentes histórias,
  • Cantar e se divertir
·         CONTEÚDOS/ DESENVOLVIMENTO:

1º Momento:Leitura e escrita

Ler  a História "Os Três Ursos"

Explorar o texto:
  • Quem são os personagens?
  • Onde se passa  a história?
  • Quais os tamanhos dos ursos?
 Explorar a família urso e a figura paterna" Papai Urso", figura materna "mamãe ursa" e o filhinho "ursinho".
  • Perguntar quem mora na casa junto aos alunos.
  • Nome do papai...da mamãe... Enfim conversar sobre a família/pai/mãe...


2º Momento: Cantar a música 

              "Canção do papai"





3º Momento:  Cineminha com pipoca!

  Filme: Cachinhos "Dourados e os Três Ursos"




4º Momento: Organizar um mural/sala de aula com fotos dos pais e filhos.

 Feliz Dia dos Pais!Resultado de imagem para Artes para o dia dos pais maternal


5º Momento:Artes: Confeccionar uma lembrancinha para o papai!


5º Momento: Explorar a linguagem matemática.


  • Seriação dos 3 ursos, pratinhos, camas, cadeirinha...
  • Contar e recitar números.


6º Momento: Encerramento!Encerramento!

  • Músicas diversas... Canção do papai...


  •  O barulho da chavinha...






  •  Quadrinha


SOU PEQUENINA
DA PERNA GROSSA
VESTIDO CURTO?
PAPAI NÃO GOSTA.

  •  Entrega das lembrancinhas para os pais.


Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. 

terça-feira, 25 de julho de 2017

PLANO DE AULA PARA MATERNAL 2 e 3.

Tema: O Lobo e Os Três Cabritinhos.

 A história " Os Três Cabritinhos" é uma história com engano. Por meio das histórias com engano, podemos estimular o entendimento de que, assim como na vida real, os personagens realizam ações com determinada intenção. Narrativas com personagens bem caracterizados favorecem o desenvolvimento da capacidade de se colocar no lugar do outro para entender suas ideias, seus propósitos, desejos e pensamentos. Ao ler esse tipo de história, as crianças interpretam que alguém está enganando quando diz uma coisa, mas pensa outra. À medida que lerem esse tipo de texto, elas serão capazes de entender a diferença entre ação e intenção. 
Objetivos:
  • Ouvir diferentes histórias.
  • Assistir ao filme com atenção e concentração
  • Aprender os valores sociais como a importância da disciplina: saber a hora de ouvir e falar;
  •  Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação.
  •  Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais.

2ª FEIRA: Leitura/Linguagem oral e escrita

História "Os Três cabritinhos".


 Conhecendo a Obra e o autor:
ü Apresentar o livro começando pela capa e falando sobre o autor e ilustrador.

Ler a história: Leitura deleite “Os Três Cabritinhos”
dando enfoque ao enredo e a sonoridade/ sons dos animais.















Interpretação oral


Após ser lida a história, realizar a exploração oral do texto:

ü Por que a mamãe cabra disse pra não abrir a porta para ninguém?
ü Por que o lobo queria comer os cabritinhos?
ü  O que você achou da atitude da mamãe cabra?
ü O Lobo mentiu na história, por que ele fez isso? É certo mentir?
...Quantos cabritinhos tinha na história? Onde se passa a história?

Atividade registro- Artes














3ª FEIRA: Reconto da história utilizando fantoches.















4ª FEIRA: Assistir ao filme: 

O Lobo e Os Três Cabritinhos.










Após o filme ....

·       Explorar quantos eram os cabritinhos da história;
·       Qual a cor deles?
·       Eles eram todos do mesmo tamanho?
·       O que os cabritinhos comiam? E o que eles bebiam?
·       O que o lobo queria fazer com os cabritinhos?

Dramatização:
Fazer a dramatização da história/ filme “Os Três Cabritinhos”.
5ª FEIRA:

Seriação
Ø Distribuir figuras dos três cabritinhos no chão (três tamanhos) deixar a criança manipular, ordenar e brincar com elas.
Ø Depois pegar 2 figuras e perguntar...qual é a maior? E menor?
(Nessa idade e natural não conseguir seriar, segundo Piaget a seriação ocorre a partir dos 4 anos).


Diferentes Sensações...
Educação sensorial/Tátil: Sentir a grama verdinha (alimento dos cabritinhos) através das mãos e dos pés(conversar sobre o alimento dos cabritinhos/grama  e o alimento dos humanos).
Educação sensorial Gustativa: Tomar água (conversar sobre a importância da água para todos os seres vivos).

6ª FEIRA: Atividades ao ar livre!

Brincadeira cantada: 
Vamos passear na floresta?

Tá pronto seu lobo???

refrão:
Vamos passear na floresta
Enquanto seu Lobo não vem (bis)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou tomando banho
Seu Lobo não pega ninguém

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou me enxugando
Seu Lobo não pega ninguém

refrão

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo as meias
Seu Lobo não pega ninguém

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo a cueca
Seu Lobo não pega ninguém

refrão

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo a calça
Seu Lobo não pega ninguém

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo a camisa
Seu Lobo não pega ninguém

refrão

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou calçando os sapatos
Seu Lobo não pega ninguém

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou colocando o cinto
Seu Lobo não pega ninguém

refrão

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou escovando os dentes
Seu Lobo não pega ninguém

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou penteando os cabelos
Seu Lobo não pega ninguém

refrão

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou colocando a gravata
Seu Lobo não pega ninguém

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou passando perfume
Seu Lobo não pega ninguém

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Agora já estou pronto

E vou pegar alguém

Música: Os Três Cabritinhos 
 Ti tó tó...
 Ti tó tó
Àgua fresquinha
para beber...
Nhoc,nhoc,nhoc...
Nhoc,nhoc,nhoc...
Grama verdinha
para comer.

Percorrendo caminhos...

Marcar o chão com cordas ou fitas para os alunos 
percorrer caminhos.




Avaliação:Observar se houve concentração,participação e exploração dos
 objetos e materiais.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Livrinho para o dia dos pais /Cartão presente para o dia dos pais

                                                  (Professora Eliane Firmino)








quinta-feira, 13 de julho de 2017

Artes carimbando com as mãos e tintas guache



Arte carimbando com as mãos: coruja
Arte carimbando com as mãos: cachorrinha
Arte carimbando com as mãos: pato
Arte carimbando com as mãos: galinha



Arte carimbando com as mãos: pato
Imagem relacionada
Arte carimbando com as mãos: abelha
 Arte carimbando com as mãos: patinho
 Arte carimbando com as mãos: pintinho
 Arte carimbando com as mãos: leão
 Arte carimbando com as mãos: índio
 Arte carimbando com as mãos: macaco
 Arte carimbando com as mãos: girafa
 Arte carimbando com as mãos: borboleta
 Arte carimbando com as mãos: pintinho
 Arte carimbando com as mãos: gatinho
 Arte carimbando com as mãos: borboleta
 Arte carimbando com as mãos: girafa

 Arte carimbando com as mãos: pinguim

Arte carimbando com as mãos: fogueira


Resultado de imagem para artes carimbando com tinta ivani ferreira
Artes carimbando com os pés: Abelha
Resultado de imagem para artes carimbando com tinta ivani ferreira
  • Artes carimbando com as mãozinhas e tintas