Quando as crianças brincam, elas o fazem para satisfazer uma necessidade básica que é viver a brincadeira. Na escola, as atividades precisam contribuir para uma compreensão de aspectos que envolvem o desenvolvimento da criança, a corporeidade associada à criatividade, a importância da motricidade, do jogo e do aspecto lúdico nas atividades.O livro Corpo em Movimento na Educação Infantil, oferece um rico repertório de prática, aliado a uma sólida base teórica, que proporcionarão aos professores melhores prática educativas na Educação Infantil.
Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
terça-feira, 29 de setembro de 2015
Oficina Corpo em Movimento na Educação Infantil - Supervisora Ivani Ferreira
Oficina e atividades extraídas do Livro - Educação Física Escolar - Corpo em Movimento na Educação Infantil - Vilma L. Nista-Piccolo e Wagner Wey Moreira.
Quando as crianças brincam, elas o fazem para satisfazer uma necessidade básica que é viver a brincadeira. Na escola, as atividades precisam contribuir para uma compreensão de aspectos que envolvem o desenvolvimento da criança, a corporeidade associada à criatividade, a importância da motricidade, do jogo e do aspecto lúdico nas atividades.O livro Corpo em Movimento na Educação Infantil, oferece um rico repertório de prática, aliado a uma sólida base teórica, que proporcionarão aos professores melhores prática educativas na Educação Infantil.
Quando as crianças brincam, elas o fazem para satisfazer uma necessidade básica que é viver a brincadeira. Na escola, as atividades precisam contribuir para uma compreensão de aspectos que envolvem o desenvolvimento da criança, a corporeidade associada à criatividade, a importância da motricidade, do jogo e do aspecto lúdico nas atividades.O livro Corpo em Movimento na Educação Infantil, oferece um rico repertório de prática, aliado a uma sólida base teórica, que proporcionarão aos professores melhores prática educativas na Educação Infantil.
sábado, 26 de setembro de 2015
Plano de aula -Tema : Lavar as mãos- Educação infantil
A importância de lavar as mãos!
A importância de lavar as mãos será abordada, juntos aos
alunos da educação infantil, devido a necessidade de se retomar e consolidar os
hábitos de higiene das crianças, visando lhes proporcionar o gosto por estar com
as mãos sempre limpinhas, pois essa medida é eficaz na preservação de doenças e
infecções.
OBJETIVOS
- Promover
e consolidar hábitos de higiene das mãos.
- Perceber
como a mão são importantes em nossas tarefas;
- Possibilitar
o desenvolvimento da coordenação motora para pintura e colagem.
- Estimular a atenção e a concentração nas coreografias com as mãos.
DESENVOLVIMENTO
1º Momento: Iniciar com a música 'As Mãos" do Patati Patatá.
AS MÃOS, AS MÃOS
JUNTINHAS REPRESENTAM UNIÃO
AS MÃOS, AS MÃOS
JUNTINHAS ELAS FAZEM UM CORAÇÃO
AS NOSSAS MÃOS SÃO IMPORTANTES
COM ELAS TUDO PODEMOS FAZER
COM AS MÃOS VIVEMOS TODO INSTANTE
AS MÃOS AGORA VAMOS CONHECER
AS NOSSAS MÃOS SERVEM PRA LAVAR
O ROSTINHO DE MANHÃ PRA DESPERTAR
COM AS MÃOS PEGO A ESCOVINHA
PARA OS MEUS DENTINHOS ESCOVAR
AS MÃOS, AS MÃOS
JUNTINHAS REPRESENTAM UNIÃO
AS MÃOS, AS MÃOS
JUNTINHAS ELAS FAZEM UM CORAÇÃO
CHEGANDO NA ESCOLA PRA ESTUDAR
MEUS AMIGUINHOS VOU CUMPRIMENTAR
A PROFESSORA VAI ME ENSINAR
COMO USAR AS MÃOS PRA DESENHAR
VOLTO PRA CASA NA HORA DE COMER
COM AS MINHAS MÃOS VOU ME ALIMENTAR
MAS ANTES NÃO POSSO ESQUECER
QUE AS MINHAS MÃOS EU TENHO QUE LAVAR
AS MÃOS, AS MÃOS
JUNTINHAS REPRESENTAM UNIÃO
AS MÃOS, AS MÃOS
JUNTINHAS ELAS FAZEM UM CORAÇÃO
CHEGA À NOITINHA É HORA DE DEITAR
A MAMÃEZINHA CANTA PARA EU DORMIR
ANTES DE DORMIR EU NÃO POSSO NEM PENSAR
DEIXAR DE USAR AS MÃOS PARA ORAR
ASSIM!
AS MÃOS, AS MÃOS
JUNTINHAS REPRESENTAM UNIÃO
AS MÃOS, AS MÃOS
JUNTINHAS ELAS FAZEM UM CORAÇÃO
- Cantar várias vezes acompanhando a coreografia da música.
- Conversar sobre a importância das nossas mãos;
- Quantas coisas fazemos com as nossas mãos: Carinho, pegar objetos, pegar alimentos, escrever, desenhar,fazer gestos/coração...
2º Momento:Cuidados de higiene com as mãos
- Já vimos como as nossas mãos são importantes, mas elas precisam de cuidados.Que cuidados devemos ter com as mãos?
- Lavar bem as mãos;
- Manter as unhas bem cortadas...
Atenção!!!
É importante de lavar as mãos após utilizar o banheiro, após espirrar,quando
chegamos da rua, antes das refeições e em outros momentos que percebemos que as
mesmas estão sujas.Na escola, apenas o ato de pedir aos alunos da educação
infantil para lavar as mãos não é o suficiente, é preciso, antes de tudo,
fazer com que eles entendam a importância da higienização para a sua saúde. É
necessário também, que eles saibam o modo correto de lavar as mãos, pois abrir
a torneira e jogar uma “aguinha” não adianta nada.
Para ensinar o modo correto de lavar as mãos, a professora deverá ensinar gestualmente, como os alunos devem proceder, seguindo como
exemplo as orientações abaixo:
Após lavar , enxugar as mãos com toalhas individuais de tecido ou de papel.
3º Momento: Arte com as mãos!
- Trabalhar atividades carimbando com as mãozinhas.
- Em seguida deixar cada criança lavar a mão sozinha e observar se elas realizaram todas as dicas anteriores. Colocar sabão, lavar as palmas, entre os dedinhos, a parte de trás das mãos, enxaguar e secar.
- Orientar sobre a higiene diariamente até formar bons hábitos.
4 º Momento: Filme sobre Germes e bactérias
Conversar sobre o filme:
- O que aconteceu após o espirro?
- Como que os germes e as bactérias foram passando de uma pessoas/objeto para outra?
- E quando a moça lavou as mãos o que aconteceu com os germes?
Esse monitoramento precisa ser constante até que criem o hábito da higienização.
Plano de aula Artes na Educação infantil - 2º período
Atenção!!!Esta sequência didática poderá ser desenvolvida em 1 mês, explorando cada obra com calma e desenvolvendo a aula de acordo com as brincadeira trabalhada.
Plano de aula: Estudando as Obras de Ivan Cruz
Ivan Cruz baseia seu trabalho na frase que criou: “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”.
Objetivos:
- Conhecer a vida do poeta Brasileiro Ivan Cruz
- Resgatar culturalmente alguns brinquedos e brincadeiras infantis;
- Realizar produção textual;
- Apreciar e interpretar obra artística;
Desenvolvimento:
1º Momento: Visualizar através do data show a biografia e imagem do artista Ivan Cruz.
Após o vídeo ,em uma roda de conversa, dialogar sobre a sobre a vida e obra de Ivan Cruz... algumas brincadeiras do artista ....
2º Momento: Arte e Brincadeiras!!!
- Explorar uma obra de arte/ pintura do artista , a cada dia da semana ;
- Realizar a brincadeira ilustrada na obra, junto a turma, no pátio da escola.
3º Momento: Releitura das obras
- Realizar a releitura das obras de Ivan Cruz ;
- Utilizar giz de cera ou tinta para recriá-las
- Montar um painel na sala de aula.
- Ser observadores aos pequenos detalhes.
http://projetobrincadeirasdecrianca.blogspot.com.br/2012/02/vamos-colorir.html
4º Momento: Produção de texto
- Criar um texto e/ou frases sobre a obra de arte que o aluno recriou.
- Realizar a leitura do texto para os colegas.
Avaliação: Avaliar se as crianças:
- Apreciaram
a obra de arte do artista Ivan cruz;
- Realizaram
a releitura da obra, atentando para as orientações da técnica proposta;
- Participaram
das atividades de pesquisa, artes e brincadeiras com envolvimento.
Algumas obras do pintor:
http://aprendendo-e-brincando.blogspot.com.br/2013/04/biografia-do-artista-plastico-ivan-cruz.html
sexta-feira, 25 de setembro de 2015
Plano de aula: Aprendendo através de rótulos e embalagens - 1º ano
Professora estagiária: Aline
Tema : Leitura de rótulos e embalagens
Objetivos
- Leitura de diferente rótulos
- Estimular a curiosidade e analisar as diferentes informações encontradas nos rótulos dos alimentos.
- Estimular o faz de conta.
Justificativa
Os rótulos dos diferentes produtos encontrados nos supermercados podem ser grandes aliados no processo de alfabetização e letramento.
Recursos didáticos
- Diferentes rótulos de alimentos trazidos pelos alunos.
- kraft ou cartolina para montar os cartazes
- Fita adesiva
Estratégias
1º Momento: Estudando o alfabeto através de rótulos
a) Solicitar para que os alunos tragam diferentes rótulos para a sala de aula;
b) Organizar junto com a turma um alfabeto com os rótulos;
c) Incentivar diariamente a leitura dos rótulos(leitura coletiva, leitura individual...quantidade de letras nas palavras,letra inicial e final...)
2º Momento: Faz de conta!
Brincando de supermercado ou Vendinha na sala de aula.
- Solicitar para que os alunos tragam embalagens de diversos produtos para a sala de aula.
- Xerocar dinheirinho para a turma e reservar em envelopes com nomes.
- Montar uma vendinha em sala de aula, utilizando as mesas ou caixas de papelão para fazer as divisórias.
- Incentivar a brincadeira e registrar as observações necessárias.
3º Momento
Leitura de rótulos
Leitura de rótulos
Utilizar os rótulos que sobraram da atividade 1.
- Com os alunos sentados em círculos, a professora promoverá uma ampla leitura dos rótulos . Ela orientará aos alunos para que observe os rótulos para descobrirem as informações que eles trazem:
- Nomes dos produtos
- Marca dos produto
- Data de fabricação e validade
- Quantidade
- Utilidade
- Código de barras
- Slogan da marca
TODDY - Slogan do TODDY
- As propagandas: Toddy, sabor que alimenta!
- Slogan Nescau -
- Energia que dá gosto
Este primeiro momento será um momento de descobertas. Dar oportunidade para cada criança falar do produto que trouxe.
4ª Momento - Montando cartazes com rótulos
- A professora solicitará para que os alunos formem grupos de quatro elementos para a confecção de cartazes.
Orientações
para os trabalhos:
- A professora sorteará entre os grupos os itens discutidos anteriormente.
- Cada grupo deverá ilustrar o cartaz, recortando dos seus rótulos e colando o item sorteado para o seu grupo: código de barra, marca, etc
- Um elemento escolhido pelo grupo escreverá no cartaz o que significa o seu item:
- Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc.
- Código de barra é um símbolo que aparece nos rótulos e serve para indicar o preço do produto. É um retângulo com vários tracinhos diferentes que será lido por um computador.
- Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc.
- Marca - é o nome próprio do produto: Lux, Faber Castel, Antártica.
- Data de fabricação: diz quando o produto foi feito.
- Validade: informa até quando o produto estará bom para ser usado.
- Utilidade: é a informação que nos diz para que serve o produto.
5ª Momento Apresentação de trabalhos
- Apresentação oral dos trabalhos: cada grupo apresentará seu trabalho para toda a turma, explicando também para eles o significado do seu item.
- Exposição dos cartazes no mural da sala para apreciação de todos.
Dicas:
O mesmo procedimento poderá ser utilizado com diferentes segmentos de produtos: Alimentícios, de limpeza, de higiene , etc.
Avaliação: Observar se os alunos interagiram em grupo, se trouxeram os rótulos solicitados para sala de aula.Verificar como está a leitura , se já são capazes de ler ou de antecipam a leitura porque já conhecem os rótulos e embalagens,se já sabem buscar informações nas embalagens e se reconhecem dinheiro.