Atividades com a "História Rapunzel"(Maria Coelli)
Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
domingo, 22 de fevereiro de 2015
sábado, 14 de fevereiro de 2015
terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
Plano de aula /2º período
Plano de aula /2º período
1º
Momento: Atividades que repetem
diariamente.
(acolhimento,
rodinha com entrega de crachá, quantos somos, ajudante do dia, calendário e
tempo).
Acolhida:
Cantar música de Boa Tarde.
Boa
tarde, coleguinha, como vai?
Boa
tarde, coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Boa tarde, coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Boa tarde, coleguinha, como vai?
Na
rodinha:
Conversar
com as crianças ...
Como
foi o final de semana?... Onde foram, o que fizeram (...)
O
que fizeram pela manhã...
Crachá: Sentados
em roda, com os crachás no centro, começar a cantar:
Se
Eu Fosse Um Peixinho....
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar
Assim
que falar o nome da criança ela deverá pegar o seu crachá; caso
ela confunda o seu crachá com o do coleguinha, a professora intervirá neste
momento.
- Explorar a letra inicial,
final e quantidade de letras de cada nome/ criança.
Cantar
até que todas as crianças estejam com o crachá.
A professora
também deverá usar o crachá.
Quantos
somos? Ainda com os alunos em círculo perguntar:
Quantos
alunos vieram hoje?
Vamos
contar? Contar colocando a mão sobre a cabeça de cada um (
um...dois...três...)
Vieram
mais meninas ou mais meninos?
Quantas
meninas?
Quantos
meninos?
Neste momento poderá sugerir que façam uma fila de
meninos e uma de meninas de mãos dadas ...quem ficar sem o par é a
maioria( tem um a mais...dois a mais... e assim
sucessivamente) .
Calendário:
A noção de tempo é difícil para essa idade, mas podemos trabalhar
com música e falar em qual dia da semana estamos.
Quem quiser aprender eu vou ensinar
Quem quiser aprender eu vou ensinar
Os dias da semana pra ninguém se
atrapalhar. (BIS)
Começa no domingo depois vem segunda feira
Terça, quarta, quinta, sexta e sábado também...
Agora você já sabe são sete dias que a semana tem.
Começa no domingo depois vem segunda feira
Terça, quarta, quinta, sexta e sábado também...
Agora você já sabe são sete dias que a semana tem.
Hoje
é segunda feira!!!
Ajudante
do dia: Escolher na sala.
É
interessante a escolha do ajudante, para a criança desenvolver a linguagem oral
e autonomia ...buscar objetos, dar recados...entre outras eventualidades.
Tempo: Conversar
sobre o tempo:
Como
está o tempo hoje?
Está
com sol? Com chuva? É importante olhar o tempo ou pela janela ou
ir lá fora e olhar o céu.
O
que nós vestimos quando está calor?
E
quando está frio?
Cantar
música do tempo.
Como
está o tempo?
Como
está o tempo
Vou
correndo ver
Se
é sol ou vai chover...
Se
o céu está limpinho
bem
limpinho!!!
Então
o tempo nos diz
Hoje
é dia de solzinho.
Se
o céu está com nuvem
Bem
com nuvem
Então
o tempo nos diz
Hoje
é dia de chuvinha.
2º Momento: Linguagem oral e escrita.
Leitura do livro de Ana Terra
E o Dente Ainda Doía
Assentar com as crianças na rodinha e contar a história.
ü Dar ênfase na voz do jacaré e entonação nos demais bichinhos,
ü Fazer gestos
ü Como na história aparece quantidades, contar junto aos alunos ... um jacaré, dois coelhos, três corujas e
assim sucessivamente...
ü A história é marcada por repetições, então deixe as crianças
participarem da história repetindo partes dela, junto a leitura da professora.
Gênero textual /música
Cantar a música do jacaré
Eu
conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda seu nariz
Senão o jacaré come o seu nariz e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda seus olhinhos
Senão o jacaré come seus olhinhos e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda suas orelhas
Senão o jacaré come suas orelhas e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda sua boca
Senão o jacaré come sua boca e o dedão do pé
Esconda seu nariz
Senão o jacaré come o seu nariz e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda seus olhinhos
Senão o jacaré come seus olhinhos e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda suas orelhas
Senão o jacaré come suas orelhas e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda sua boca
Senão o jacaré come sua boca e o dedão do pé
Função semiótica e expressão verbal
Conversar com as crianças sobre o jacaré.
ü Peça para pensar em um jacaré.
ü Onde o jacaré vive?
ü Ele é grande
ou pequeno?
ü Onde vocês já viram um jacaré? Na TV, em
revistas, em filmes...
ü Jacaré é um animal manso ou feroz?
Explicar que jacaré é um animal carnívoro e
perigoso quando está faminto.
Grandezas e medidas
Quanto mede um jacaré?
Ao nascer o comprimento do
jacaré é de 30 cm, chegando, na maturidade, a 1,80m (no caso específico do
jacaré - açú, seu comprimento pode chegar a 6m). Na idade adulta o jacaré pode
atingir até 300 kg e sua idade varia entre 80 e 100 anos.
ü
Mostrar em uma régua a medida do jacaré quando nasce.
ü
Mostrar com uma trena a medida de um jacaré adulto . Desenhar um jacaré
enorme no quadro.
ü
Medir uma criança para comparar as medidas criança /jacaré.
Seriação
Reproduzir um desenho de jacaré em tamanhos
diferentes
( 7 elementos)
Obs: Individualmente pedir
que cada criança ordene as figuras e lhe explique como ela fez.
ü Foi do menor para o maior? Ordem crescente
ü Foi do maior para o menor? Ordem decrescente
Números e sistema de
numeração
Utilizando tampinhas , objetos ou figuras de
animais
Pedir para um aluno
colocar 5 tampinhas ou os jacarezinhos da atividade anterior. Acompanhar a
contagem do aluno apontando para as tampinhas.
Inventar situações para instigar o pensamento
das crianças.
Eram 5 jacarezinhos um foi
embora ficaram...
Tinha 3 jacarezinhos
chegaram mais dois ficaram...
Psicomotricidade. Cuidado
com o lago do jacaré!
No pátio realizar atividades com corda, cone e bambolê.
No primeiro momento fazer
um caminho , no qual as crianças deverão passar entre os cones, pular com os dois pés para dentro e para fora do
bambolê e andar sobre a corda.
Natureza e sociedade
Falar sobre o habitat do jacaré e da importância
da diversidade de animais(cadeia alimentar) e da àgua para os seres vivos.
Avaliação: avaliar a linguagem oral , a seriação e outras informações importantes
através de registro para o portfólio.
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015
Atividade com o tema água 7º ano / Wanessa
A Água
A água é o elemento fundamental para a existência da vida
na Terra. Todos os
seres
vivos dependem dela para sobreviver e para garantir a permanência da espécie –
a água
sustenta
a vida.
O peso corporal de uma pessoa é composto de 60 a 70% de
água, a qual tem tanto a
função
de regular a temperatura interna, quanto garantir o bom funcionamento de todas
as
funções
orgânicas.
O corpo humano adulto precisa, em média, de quatro litros
de água por dia para se manter
saudável.
Além disso, a água também é indispensável para a preparação de mamadeiras,
comidas,
sucos, imprescindível para a higiene pessoal e do ambiente. Assim, é dever de
todos
não
permitir nenhum tipo de desperdício e garantir uma água segura, com qualidade,
pura e
cristalina.
O seu consumo permite uma vida mais confortável, a começar pelo ato de saciar a
sede,
de prover alimentos, seja na agricultura, nas indústrias, nos restaurantes ou
em cada
moradia.
A água também é indispensável para a geração de energia,
para os transportes, a
recreação,
a saúde e para o emprego da população.
Existe
uma falsa ideia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita
água
no
planeta, mas menos de 3% desse volume é formado por água doce, do qual mais de
99% fica
congelado
nas regiões polares, o que dificulta a sua utilização pelo homem.
Ela
não tem cheiro (inodora), não tem cor (incolor), não tem sabor (insípida) e é
formada
por
dois gases: hidrogênio (H) e oxigênio (O2).
Para
que a água se torne potável, ou seja, própria para o consumo, precisa ser
tratada.
Atualmente,
milhões de pessoas em todo mundo não dispõem de água de boa qualidade, e um
dos
motivos está na contínua poluição dos rios, decorrente da falta de cuidado do
homem.
Dizemos
que a água está contaminada, ou imprópria para o consumo, quando apresenta
sujeira
e micro-organismos que causam doenças ao homem e aos animais.
Questionário
1) Segundo o texto quais são as
propriedades principais da água?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
________________________________________________________________________
2) Além da hidratação humana, quais são
os outros possíveis empregos da água?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
3) Cite algumas das características da água
imprópria para consumo?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
4) Qual é o elemento fundamental para a
maior parte dos seres vivos?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
5) Qual a necessidade diária de água por
pessoa?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
6) Uma certa porcentagem do peso de uma
pessoa é formada por água. Qual é essa
porcentagem?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
7) Quantos e quais são os gases que
formam a água?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
8) Qual a função da água no corpo?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
9) Dê exemplos de alimentos que contém
água?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
10)Qual é a porcentagem dessa água que
não está congelada?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
11)Qual é a porcentagem de água doce no mundo?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
Matriz de referência Língua Portuguesa 5º ano
Matriz de
Referência de Língua Portuguesa - Saeb / Prova Brasil - Tópicos e
Descritores-5º ano.
Fonte:http://portal.inep.gov.br/prova-brasil-matrizes-de-referencia-portugues
D1 – Localizar informações explícitas em um texto.
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
D6 – Identificar o tema de um texto.
D11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse
fato.
D5 – Interpretar texto com auxílio de material
gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D9 – Identificar a finalidade de textos de
diferentes gêneros.
D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma
informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das
condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto,
identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de
um texto.
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os
elementos que constroem a narrativa.
D8 – Estabelecer relação causa /consequência entre
partes e elementos do texto.
D12 – Estabelecer relações lógico-discursivas
presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
D13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em
textos variados.
D14 –Identificar o efeito de sentido decorrente do
uso da pontuação e de outras notações.
D10
– Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor
de um texto.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
Consumo Consciente de Água: Curta e Compartilhe essa ideia!
A água é um recurso
finito, então precisamos ter um consumo consciente desse nosso bem precioso
Você já parou para pensar como a água é
importante? Você já se imaginou vivendo sem água? Isto seria realmente
impossível! A água é fundamental para o funcionamento da vida.
Ela participa das reações químicas do nosso corpo, dos ciclos biológicos da
natureza e é essencial na manutenção dos ecossistemas.
Todas as atividades da sociedade demandam o uso de água, bem como as nossas atividades diárias.
Muitas pessoas não dão muita importância para o
consumo consciente de água, porque acham que ela é um recurso inesgotável,
podendo ser utilizada à vontade. Essa impressão se dá porque vemos água por
todos os lados, seja na chuva, nos rios, lagos, mares, represas, piscinas etc.
Realmente, a maior parte da superfície do nosso planeta, cerca de 70%, é
ocupada por água. Porém, desses 70%, apenas 2,5% é constituído por água
doce (esse é o tipo que é tratado e destinado ao nosso consumo), o restante é
água salgada, segundo a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio
Ambiente.
Aproximadamente 70% da superfície do nosso planeta é constituída por água
Se pensarmos em 2,5% de 70%, esse número parece bem
baixo, mas esse total seria o suficiente para abastecer toda a população
mundial, se não fosse a poluição das águas, a sua distribuição inadequada e,
principalmente, o desperdício.
A maior parte dessa água é destinada à produção de
alimentos e outra grande parcela para a indústria, restando uma pequena fração
para o nosso consumo. Além do desperdício de água que ocorre na produção de
alimentos e nas indústrias, desperdiçamos enorme quantidade deste recurso
durante as nossas atividades cotidianas.
Os 2,5% de água potável disponível no planeta não
são distribuídos de forma homogênea entre a população humana ao redor do mundo.
A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que um bilhão de pessoas não
possuam acesso a um abastecimento de água que seja suficiente para suprir suas
necessidades diárias.
Com o aumento da população mundial, dos avanços
industriais e tecnológicos, a demanda por água só tenderá a aumentar e, se não
a consumirmos de forma consciente, ela será um recurso cada vez mais escasso, o
que aumentará os conflitos pelo seu acesso.
Assim, precisamos cuidar desse nosso bem precioso,
para que ele não nos falte no futuro e continue propiciando o funcionamento dos
ecossistemas. Afinal, a água é um recurso finito.
Todos podem e devem ajudar a cuidar da água.
Observe o seu uso diário de água e pense em como você poderia mudar os seus
hábitos de forma a economizá-la. Veja algumas mudanças de atitude que você pode
adotar para contribuir com o consumo consciente de água:
Evite o desperdício de água, sempre feche a torneira ao escovar os dentes, ensaboar as mãos, bem como ao lavar a louça
·
Não tome banhos demorados. Cinco minutos costumam
ser o tempo suficiente para termos uma boa higienização;
·
Desligue o chuveiro na hora de se ensaboar e de
passar o xampu e o condicionador, religando-o somente na hora do enxágue. De
acordo com o Ministério do Meio Ambiente, um minuto de chuveiro ligado gasta
cerca de 15 litros de água. Agora imagine o tanto de água que você vai gastar
se tomar banhos de 20 minutos, e ainda com o chuveiro ligado! Seriam mais ou
menos 300 litros de água potável sendo jogados fora pelo ralo!;
·
Evite brincadeiras com água. Troque-as por outras.
Elas podem ser tão divertidas quanto às com água;
·
Desligue a torneira ao escovar os dentes;
·
Evite usar copos descartáveis, mesmo os
recicláveis. Tanto a produção quanto a reciclagem deste material demanda o
consumo de muitos litros de água. Prefira ter sempre em mãos uma caneca
(daquelas de plástico mesmo) ou uma garrafinha de água (isto ainda te
incentivará a beber mais água).
Fonte: http://www.escolakids.com/consumo-consciente-de-agua.htm