quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

27 de Fevereiro- Dia Nacional do Livro Didático.

     
                                                            Cartazes Confeccionados pela professora Lucilene Brasil.




    O  livro didático  é um instrumento eficiente, mas  cabe ao professor o  papel de mediador insubstituível dentro do processo de ensino-aprendizagem. A  ineficiência do livro didático fica por conta do mau aproveitamento deste recurso. O professor deve estar em constante busca de instrumentos e recursos que venham a enriquecer a sua prática pedagógica, de forma a contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes e reflexivos.  
   Tornar o livro eficiente ou ineficiente vai depender da maneira como o professor utilizá-lo no processo de ensino-aprendizagem.


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Maquete Feudalismo- Atividade Feudalismo 7° ano.

"Maquete sobre o Sistema Feudal" da turma do 7º ano 1 da professora Ariane/Escola M.Padre Machado 

                     "Feliz aquele que transmite o que sabe e aprende o que ensina"
 
                                                                                             Cora Coralina






















sábado, 22 de fevereiro de 2014

Plano de aula/educação sensorial/1ºperíodo


Sugestão de Plano de Aula para 1º período

Supervisora: Ivani Ferreira

EDUCAÇÃO SENSORIAL

Objetivos:

Ø Criar condições para que a criança desenvolva, através dos sentidos, a memória tátil ,olfativa e degustativa;

Ø Ter noção de densidade, peso, cheiro, cor, textura, forma e quantidade de objetos contidos na caixa surpresa.

Material: Caixa de papelão coberta e decorada em EVA, contendo uma boneca da “Branca de Neve” e uma maçã natural.

Desenvolvimento.

A professora chega com a caixa surpresa, mostrando para as crianças, aguçando -lhes a curiosidade e dizendo:
 

ü Que caixa bonita, olhem bem!

ü O que vocês acham que está dentro dela?

ü Coloque a mãozinha para sentir o que tem dentro dela.

ü Quantos são os objetos?

ü O que você acha que é?

ü Como são suas formas?

ü Elas são grandes ou pequenas?

Novas perguntas surgem  a medida em que as crianças se expressam. Após  os comentários a professora retira a boneca e a maçã da caixa, deixando todos os alunos tocarem nos objetos.

Conversar sobre:
 

ü A cor dos cabelos, da roupa, tamanho...explorando as características da boneca.

ü Observar a maçã, seu cheiro, cor, textura, forma e sabor, pois todos irão degustar, na rodinha, uma maçã.

 

Avaliação: A criança deverá despertar para habilidades de concentração, percepção de detalhes, cores, cheiros, texturas, formas e expressar-se com coerência mediante a proposta do trabalho apresentado.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Tipo e gênero textual

Tipologia Textual

1. Narração
Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis até às piadas do cotidiano. É o tipo predominante nos gêneros: conto, fábula, crônica, romance, novela, depoimento, piada, relato, etc.
2. Descrição
Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. Significa "criar" com palavras a imagem do objeto descrito. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto se Pega. É um tipo textual que se agrega facilmente aos outros tipos em diversos gêneros textuais. Tem predominância em gêneros como: cardápio, folheto turístico, anúncio classificado, etc. 
3. Dissertação
Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Dependendo do objetivo do autor, pode ter caráter expositivo ou argumentativo.

3.1 Dissertação-Exposição
Apresenta um saber já construído e legitimado, ou um saber teórico. Apresenta informações sobre assuntos, expõe, reflete, explica e avalia idéias de modo objetivo. O texto expositivo apenas expõe ideias sobre um determinado assunto. A intenção é informar, esclarecer.  Ex: aula, resumo, textos científicos, enciclopédia, textos expositivos de revistas e jornais,  etc.

3.1 Dissertação-Argumentação
Um texto dissertativo-argumentativo faz a defesa de ideias ou um ponto de vista do autor. O texto, além de explicar, também persuade o interlocutor, objetivando convencê-lo de algo. Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias. Geralmente utiliza linguagem denotativa. É tipo predominante em: sermão, ensaio, monografia, dissertação, tese, ensaio, manifesto, crítica, editorial de jornais e revistas.
4. Injunção/Instrucional
Indica como realizar uma ação. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo, porém nota-se também o uso do infinitivo e o uso do futuro do presente do modo indicativo. Ex: ordens; pedidos; súplica; desejo; manuais e instruções para montagem ou uso de aparelhos e instrumentos; textos com regras de comportamento; textos de orientação (ex: recomendações de trânsito); receitas, cartões com votos e desejos (de natal, aniversário, etc.).


OBS: Os tipos listados acima são um consenso entre os gramáticos. Muitos consideram também que o tipo Predição possui características suficientes para ser definido como tipo textual, e alguns outros possuem o mesmo entendimento para o tipo Dialogal.

5. Predição
Caracterizado por predizer algo ou levar o interlocutor a crer em alguma coisa, a qual ainda estar por ocorrer. É o tipo predominante nos gêneros: previsões astrológicas, previsões meteorológicas, previsões escatológicas/apocalípticas. 

6. Dialogal / Conversacional
Caracteriza-se pelo diálogo entre os interlocutores. É o tipo predominante nos gêneros: entrevista, conversa telefônica, chat, etc.


Gêneros textuais
Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Pode-se dizer que se tratam das variadas formas de linguagem que circulam em nossa sociedade, sejam eles formais ou informais. Cada gênero textual tem seu estilo próprio, podendo então, ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características. Exemplos:


Carta: quando se trata de "carta aberta" ou "carta ao leitor", tende a ser do tipo dissertativo-argumentativo com uma linguagem formal, em que se escreve à sociedade ou a leitores. Quando se trata de "carta pessoal", a presença de aspectosnarrativos ou descritivos e uma linguagem pessoal é mais comum.

Propaganda: é um gênero textual dissertativo-expositivo onde há a o intuito de propagar informações sobre algo, buscando sempre atingir e influenciar o leitor apresentando, na maioria das vezes, mensagens que despertam as emoções e a sensibilidade do mesmo.

Bula de remédio: é um gênero textual descritivodissertativo-expositivo injuntivo que tem por obrigação fornecer as informações necessárias para o correto uso do medicamento.

Receita: é um gênero textual descritivo e injuntivo que tem por objetivo informar a fórmula para preparar tal comida, descrevendo os ingredientes e o preparo destes, além disso, com verbos no imperativo, dado o sentido de ordem, para que o leitor siga corretamente as instruções.
Tutorial: é um gênero injuntivo que consiste num guia que tem por finalidade explicar ao leitor, passo a passo e de maneira simplificada, como fazer algo.

Editorial: é um gênero textual dissertativo-argumentativo que expressa o posicionamento da empresa sobre determinado assunto, sem a obrigação da presença da objetividade.

Notícia: podemos perfeitamente identificar características narrativas, o fato ocorrido que se deu em um determinado momento e em um determinado lugar, envolvendo determinadas personagens. Características do lugar, bem como dos personagens envolvidos são, muitas vezes, minuciosamente descritos.

Reportagem: é um gênero textual jornalístico de caráter dissertativo-expositivo. A reportagem tem, por objetivo, informar e levar os fatos ao leitor de uma maneira clara, com linguagem direta.

Entrevista: é um gênero textual fundamentalmente dialogalrepresentado pela conversação de duas ou mais pessoas, o entrevistador e o(s) entrevistado(s), para obter informações sobre ou do entrevistado, ou de algum outro assunto. Geralmente envolve também aspectos dissertativo-expositivos, especialmente quando se trata de entrevista a imprensa ou entrevista jornalística. Mas pode também envolver aspectosnarrativos, como na entrevista de emprego, ou aspectos descritivos, como na entrevista médica.   

História em quadrinhos: é um gênero narrativo que consiste em enredos contados em pequenos quadros através de diálogos diretos entre seus personagens, gerando uma espécie de conversação.

Charge: é um gênero textual narrativo onde se faz uma espécie de ilustração cômica, através de caricaturas, com o objetivo de realizar uma sátira, crítica ou comentário sobre algum acontecimento atual, em sua grande maioria.
Poema: trabalho elaborado e estruturado em versos. Além dos versos, pode ser estruturado em estrofes. Rimas e métrica também podem fazer parte de sua composição. Pode ou não ser poético. Dependendo de sua estrutura, pode receber classificações específicas, como haicai, soneto, epopeia, poema figurado, dramático, etc. Em geral, a presença de aspectos narrativos e descritivos são mais frequentes neste gênero.
Poesia: é o conteúdo capaz de transmitir emoções por meio de uma linguagem , ou seja, tudo o que toca e comove pode ser considerado como poético (até mesmo uma peça ou um filme podem ser assim considerados). Um subgênero é a prosa poética, marcada pela tipologia dialogal

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Plano de aula para o 4º ano/Sinais de Pontuação/Língua Portuguesa

Planejamento de aula/Língua Portuguesa 14/02/2014
Professora: Cristiane                                 Turma:  4º ano
 
Tema: Sinais de Pontuação
 
 
                 O que o aluno poderá aprender com esta aula?

ü Desenvolver  a interpretação de textos observando a importância da pontuação para a sua compreensão. 

ü Aprender a utilizar os sinais de pontuação .

Duração das atividades: 3 aulas de aproximadamente 40 minutos.

Desenvolvimento da aula

Atividade 1 - Aula de Informática.

Comece a atividade apresentando para as crianças um vídeo sobre os sinais de pontuação:

 


http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3089

Peça às crianças que façam comentários sobre o vídeo e que sugiram frases utilizando cada um dos sinais de pontuação. É interessante que você faça o registro de cada frase no quadro.   Se necessário repita o vídeo.   

ü Colocar Cartazes com sinais de pontuação.








 
 

  Atividade 2




 Leitura do  texto: Bom Dia, Todas as Cores!


                                                                       Ruth Rocha
 

 

Leia o texto abaixo silenciosamente e observe os sinais de pontuação.  

 

  •                          Após ler o  texto, marcar cada sinal de uma cor:

Atividade complementar: Aula de Informática.  

Jogo para completar os sinais de pontuação: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3468  

 

Atividade 3

COMPLETE O TEXTO ABAIXO COLOCANDO O SINAL DE PONTUAÇÃO ADEQUADO.

Recursos Complementares/Aula de Informática.  

Treine a leitura da pontuação através deste jogo para ler e completar frases: http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/CompletarTextos1ºano.htm

 

Avaliar a Leitura

* A criança demonstra compreensão da diferença sonora que o sinal de pontuação causa na frase?

* Consegue realizar a leitura com ritmo e entonação respeitando os sinais de pontuação?    

Escrita

 

Agora é você!!!

Escreva um texto/diálogo  utilizando  os sinais de pontuação adequados.

 
Avaliação!!!
Avaliar se os alunos aprenderam , caso contrário retome o conteúdo com outros jogos e atividades. Vale ressaltar que os sinais de pontuação, e produção de texto devem ser trabalhados durante todo o ano letivo.

 

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Trabalhando com o nome próprio

Em uma caixinha colocar a ficha do nome e  as letras móveis coladas no fundo de tampinhas de refrigerante. A criança irá montar o nome de acordo com a ficha.