quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Plano de aula"Os Três Porquinhos"/maternal 2



Tema:   OS TRÊS PORQUINHOS

Objetivos:
•    Estimular a criatividade, sensibilidade  e imaginação;
•    Promover o hábito da leitura;
•    Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
•    Estimular a linguagem oral;

Linguagem oral e Escrita: Livro “Os Três Porquinhos”

Ø Ler a história completa dos três porquinhos  explorando as imagens.
Ø Após a leitura, pergunte às crianças por que os três porquinhos precisavam de uma moradia.
Ø  Depois de ouvir as respostas comente que moradia é um importante lugar onde convivemos com nossos parentes e amigos, descansamos, dormimos, comemos, enfim, onde realizamos inúmeras atividades. É um dos primeiros espaços onde aprendemos a conviver em grupo.
Ø Falar sobre  a importância do trabalho realizado com capricho e dedicação, estimar o valor de ajudar os amigos e ser grato pelo cuidado que recebemos uns dos outros.



Linguagem musical:
Música 3 porquinhos:

Com palha eu faço a casa
Pra não me esforçar
Na minha casinha
Eu toco a flautinha
Podem rir, dançar e brincar
Que não vou me aborrecer
Mas não vai ser brincadeira
Quando o lobo aparecer

Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau------------ Bis
Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau------------ Bis

Filme: “Os Três Porquinhos”.

Geralmente  o enredo do filme é diferente do livro, conversar com os alunos  verificando as semelhanças e as diferenças entre o filme  e o livro.
Seriação:
ü Explorar figuras dos porquinhos  em tamanhos diferentes(pequeno, médio e grande).

ü  Distribuir figuras dos três porquinhos na mesa ,deixar a criança manipular, ordenar e brincar com elas.
ü Solicitar que pegue a figura grande...média....pequena.

Contagem e recitação de números:
ü Contar os porquinhos (individualmente).
ü Distribuir os  três porquinhos na mesa  e pedir para a  criança contar.

Educação sensorial tátil: Explorar através do tato, as diferentes texturas  das casinhas.



   Observação: Os alunos brincaram com as casinhas e os porquinhos, colocando um porquinho  para cada casinha(correspondência um a um).
 Dramatização da história“Os Três Porquinhos”.


Teatro com fantoches de vara (confeccionados pela professora Janete).






Leitura/produção com cenas.
Os Três Porquinhos(Livrão confeccionado pela professora Janete).













AVALIAÇÃO:

Medir a compreensão da relação do signo numeral com sua quantificação de 1 a 3 e observar a afetividade entre as crianças da turma, sua capacidade de reconhecimento e gratidão.

Anexos:















 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Plano de aula/ O Lobo e os 3 cabritinhos

EMEI Conceição de Itaguá -2011
Plano de aula/ Professora: Ivani Ferreira
Turno: Tarde
Tema: O Lobo e Os Três Cabritinhos.
Objetivos:
·       Assistir ao filme com atenção  e concentração
·       Aprender os valores sociais como a importância da disciplina: saber a hora de ouvir e falar;
·        Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação.
·       Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais.
            Ouvir diferentes histórias.


Assistir ao filme: O Lobo e Os Três Cabritinhos.





Após o filme ....

·       Explorar quantos eram os cabritinhos da história;
·       Qual a cor deles?
·       Eles eram todos do mesmo tamanho?
·       O que os cabritinhos comiam? E o que eles bebiam?
·       O que o lobo queria fazer com os cabritinhos?

Dramatização:
Fazer a dramatização do filme “Os Três Cabritinhos”.


Seriação
Ø Distribuir figuras dos três cabritinhos no chão (três tamanhos) deixar a criança manipular, ordenar e brincar com elas.
Ø Depois pegar 2 figuras e perguntar...qual é a maior? E menor?
(Nessa idade e natural não conseguir seriar, segundo Piaget a seriação ocorre a partir dos 4 anos.


Diferentes Sensações...
Educação sensorial/Tátil: Sentir a grama verdinha (alimento dos cabritinhos) através das mãos e dos pés(conversar sobre o alimento dos cabritinhos/grama  e o alimento dos humanos).
Educação sensorial Gustativa: Tomar água (conversar sobre a importância da água para todos os seres vivos).

Bincadeira: Cabra cega.
Uma criança com os olhos vendados, deverá encontrar os coleguinhas.



Música: Os Três Cabritinhos 
 Ti tó tó...
 Ti tó tó
Àgua fresquinha
para beber...
Nhoc,nhoc,nhoc...
Nhoc,nhoc,nhoc...
Grama verdinha
para comer.

Leitura: Contar a história "Os sete Cabritinhos".




Reconto da história.



Avaliação:Observar se houve concentração,participação e exploração dos objetos e materiais.