Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Projeto Valores - Educação Infantil















Projeto: Família e Escola de mãos dadas resgatando valores.

INTRODUÇÃO



Através das leituras e da prática no cotidiano escolar percebemos que o apelo por valores está cada vez mais constante no mundo inteiro, na medida em que educadores, pais e até mesmo as crianças encontram-se sensivelmente afetados pela violência e outros problemas crescentes  que implicam na falta de coesão social.
Nós, educadores, somos solicitados frequentemente a abordar problemas que surgem na sociedade e implicam, muitas vezes, na ausência de uma relação harmoniosa entre os seres humanos onde os principais valores pessoais, sociais e morais parecem não existir.
Sendo assim, devemos, desde muito cedo, cultivar os valores no dia a dia dos nossos alunos, conscientizá-los da importância e da necessidade em preservar valores como respeito ao próximo, amor, amizade, gratidão, cooperação, colaboração, entre outros.
É fundamental perceberem o quão importante é dizer obrigado, pedir desculpas, licença e por favor. Essas palavras são necessárias para uma boa convivência em grupo.
 Devem perceber que os valores estão presentes não só na sala de aula, mas no cotidiano também e que se deve fazer uso deles diariamente.
Dentro desta visão é importante trabalhar a interação na atuação de professores, monitores e alunos na Educação Infantil, despertando o senso moral na infância, sensibilizando, mobilizando e resgatando valores no cotidiano da escola infantil, ou seja, experiências vividas no dia a dia da escola, construindo a identidade, autonomia e ampliação da competência simbólica, construindo na infância qualidade para novos desafios;
É muito importante promover a integração entre aluno, família e escola, pois a criança desenvolve vínculos afetivos resgatando valores morais como amor, respeito, responsabilidade, cooperação, humildade, honestidade, generosidade, justiça, dignidade, paciência, solidariedade...
Encorajar os educadores a olharem para a educação como uma filosofia de vida, e por meio dela facilitar o crescimento geral, o desenvolvimento e as escolhas do aluno, de modo a integrá-lo na comunidade com respeito, confiança e propósito.
No entanto, para assegurar a formação dos alunos devemos interiorizar que os valores são ensináveis, somos capazes de criar procedimentos com responsabilidade, com atitudes profissionais, com vontade de chegar ao compromisso, que explicitam nossa missão que é muito maior que transmitir informação.





JUSTIFICATIVA
Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes. Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum. A escola se tornaria vazia e ineficiente se omitisse de resgatar certos valores “adormecidos” na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as “crenças”, inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.
Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo, no qual prevalece a cada um por si... O ser humano está perdendo seu valor... e parece não perceber. Hoje, na maioria dos países, os povos são influenciados pela ideologia materialista que cria uma cultura de acúmulo, posse, egoísmo e ganância. A escola enquanto instituição, sofre inevitavelmente com esta realidade, e se está perdendo os valores essenciais para vida. Desta forma desde a educação infantil os verdadeiros valores precisam ser abordados. Não no sentido da imposição, mas no da construção. Toda pessoa está em processo de constante aprendizagem, porém, ela será um ser privilegiado e mais seguro se a bagagem de conhecimento for de soma, ano a ano, em sua existência.
Por que viver valores? Os valores motivam o comportamento e a atividade humana. São fontes de energia que mantém a autoconfiança e a objetividade.
Baseado em observações feitas pelos profissionais da escola surgiu a necessidade de um projeto que vise o resgate dos valores não demonstrado pelas crianças e que são essenciais para um bom convívio escolar, familiar e social.
            Visando construir um ser capaz de melhorar o mundo em que vivemos sentimos a necessidade de atuar de forma mais eficaz no que concerne aos valores humanos, pois com esta ação estaremos colaborando para a existência de alunos mais íntegros e saudáveis.
           
            

OBJETIVO GERAL


Ø  Propiciar atividades que desenvolvam a percepção das boas atitudes e ações que devemos ter para, em longo prazo, se tornar um hábito que contribuirão para a melhoria das relações interpessoais, contribuindo com a formação moral da criança. A educação do espírito e da mente para o bem, envolve diversos aspectos, envolvendo regras e preceitos o que se deve e o que não se deve fazer no convívio com o outro.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Ø  Demonstrar atitudes de respeito para com o colega, utilizando sempre as palavrinhas mágicas;
Ø  Aprimorar a linguagem oral;
Ø  Perceber atitudes positivas e negativas em desenhos, histórias, brincadeiras, dramatizações, gestos, etc;
Ø  Despertar o interesse no valor da boa convivência através de músicas, poesias, parlendas...
Ø  Introduzir as palavrinhas mágicas, para que sejam usadas diariamente tanto no convívio escolar, familiar e social;
Ø  Praticar as boas maneiras em diversas atividades (brincadeiras, jogos...);
Ø  Aprimorar o vocabulário, a imaginação, a criatividade, a memória e o raciocínio lógico.
Ø  Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana;
Ø  Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visem ao bem estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens;




CONTEÚDOS:
LINGUAGEM ORAL:
Abertura do projeto com dramatização da história: A galinha Ruiva. Sendo apresentado pelas professoras e alguns alunos. Percebemos nas crianças o espírito de solidariedade, cooperação, respeito, amor, paz, tolerância, etc. Selecionamos alguns livros de literatura infantil que abordam temas de acordo com nossos objetivos, onde vivenciaremos com as crianças algumas situações em que o trabalho em grupo e a colaboração estará presente, além dos valores que motivam o comportamento e a atividade humana, essenciais para um bom convívio escolar, familiar e social.



·         FALAR E ESCUTAR:


Ø  Conhecer os personagens;
Ø  Conhecer outras versões da história;
Ø  A visita da galinha ruiva (explorar como nasce os pintinhos);
Ø  Visita dos pintinhos;
Ø  Visita à um galinheiro na localidade.

Trabalhar com as histórias da coleção “Os clássicos e as virtudes”:
ü  Pinóquio – Aprendendo a honestidade;
ü  A Pequena Sereia – Aprendendo a determinação;
ü  Cinderela – Aprendendo a ser forte;
ü  A bela Adormecida – Aprendendo a paciência;
ü  Os Três Porquinhos – Aprendendo o esforço;
ü  Chapeuzinho Vermelho – Aprendendo a obediência;
ü  A Bela e a Fera – Aprendendo a bondade;
ü  O Patinho Feio – Aprendendo o perdão;
ü  Peter Pan – Aprendendo a superação.

Ø  Rimas;
Ø  Adivinhas usando as palavras mágicas;
Ø  Histórias com fantoche;
Ø  Cartaz com as regras da escola;
Ø  Cartaz com poesias;
Ø  Recitar poesias;
Ø  Montar histórias sanfonadas ou livros seriados;
Ø  Realizar atividades diversificadas com o crachá;
Ø  Trabalhar símbolos relacionados às palavras mágicas e sentimentos;
Ø  Reconto de histórias trabalhadas;
Ø  Dramatizações;
Ø  Rimas;
Ø  Adivinhas;
Ø  Caixa surpresa;
Ø  Transmitir recados;
Ø  Brincar de telefone sem fio;
Ø  Parlenda: A galinha do vizinho;
Ø  Quadrinha: A galinha pintadinha;
Ø  Produzir textos coletivos tendo a professora como escriba;
Ø  Cartaz com as regras da sala;
Ø  Cartaz com a receita do bolo da história;
Ø  Trabalhar crachás com o nome dos alunos;
Ø  Trabalhar símbolos relacionados à sentimentos e emoções;
Ø  Montar histórias sanfonadas ou livros seriados;
Ø  Montar cenas da história da Galinha Ruiva em dados grandes;






·         PRÁTICA DE LEITURA:

Ø  Palitoches com os personagens para reconto da história pelos alunos;
Ø  Criação do Cantinho de Leitura;
Ø  Biblioteca Circulante/Leitura em família usando as sacolinhas de leitura;
Ø  Parceria escola/família – convidar às famílias para contarem história na escola;
Ø  Observar e manusear diversos materiais impressos e livros;

·         PRÁTICA DE ESCRITA:

Ø  Escrita espontânea (evolução);
Ø  Escrita do nome (evolução);
Ø  Mural com desenhos dos alunos;
Ø  Produzir textos coletivos tendo a professora como escriba;
Ø  Rotular com a criança os espaços e objetos da sala;
Ø  Brincar com o alfabeto móvel;
Ø  Brincar com parlendas, estrofes de poemas, versinho, letras de músicas;
Ø  Trabalhar livremente com revistas, percepção de detalhes: capa, folha, cores, gravuras, desenhos grandes e pequenos;
Ø  Fazer listas;
Ø  Explorar fichas com avisos ou mensagens;
Ø  Participar de situações que encorajem a criança a interagir e a resolver seus conflitos;
Ø  Brincar de casinha de boneca assumindo vários papéis;
Ø  Participar da arrumação, limpeza da sala, distribuição de materiais, em pequenos grupos;
Ø  Planejar coletivamente as atividades diárias (rotina);

MÚSICA
Ø  Introduzir canções que falem de amor, paz, otimismo e de valores a serem resgatados que valorizem a vida e a convivência harmoniosa entre as pessoas. Trabalhar com músicas dedicadas às crianças, pais e educadores da Educação Infantil.
Ø  Produzir sons com o corpo (língua, mãos, pés ...);
Ø  Produzir sons com objetos (talheres, tampas, latas e outros);
Ø  Distinguir e perceber sons da natureza (vento, pássaros, animais em geral);
Ø  Vivenciar sons diversos e o silêncio;
Ø  Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical;
Ø  Confecção de instrumentos musicais usando recicláveis;
Ø  Fazer uso da “Bandinha” da escola;
Ø   Locomover (andar, saltar, correr, saltitar, galopar ao ritmo musical);
Ø  Caminhar em direção a um determinado som produzido pela professora;
Ø  Ouvir música com ruídos: de sinos, água, vento, trovão, rugidos, etc;
Ø  Músicas diversas:
·         A galinha do vizinho;
·         Piu Piu Piu;
·         A galinha pintadinha;
·         O pintinho e a galinha;
·         Pintinho;
·         O pintinho amarelinho.
·         Outras.

SUGESTÕES

Virtudes - Sentimentos - Valores
.http://www.4shared.com/dir/6011570/b39b0540/Virtudes_-_by_HILARY.html

*Tema Solidariedade
http://rapidshare.com/files/125292815/19_Solid_o_Magia_Musical.mp3.html

Trabalhando as diferenças
http://rapidshare.com/files/34924765/Claudia_Cotes_e_Ci_a_Baradel_-_A_vez_da_voz_-_Interagindo_com_as_diferen_as.rar

*Tema - Amizade
Atchim e Espirro - Amigos pra Valer
http://www.4shared.com/file/70326837/395a62a6/Atchim__Espirro_-_Amigos_Pra_Valer.html

*Balão Mágico - É Tão Lindo
http://www.4shared.com/file/70327375/7d14e0a/Balo_Mgico_-__To_Lindo.html

*Fofão - Amizade
http://www.4shared.com/file/70327955/3870a95e/Fofo_-_Amizade.html

*Toy Story - Amigo Estou Aqui
http://www.4shared.com/file/70329023/715cd610/Toy_Story_-_Amigo_Estou_Aqui.html

           *Tema - UNIÃO
          http://www.4shared.com/file/124454160/fe7f00bd/trabalhando_juntos_com_amor.       html

          *Amigo
                   http://www.4shared.com/dir/12867495/8326a948/sharing.html 
          *O Boi da Cara Preta e a Dignidade - Música
           *Esopo - Assembleia dos Ratos-(música)
          *Esopo - A Cigarra e a Formiga-(música)
           *Esopo - A Lebre e a Tartaruga-(música)
           *Esopo - O Burro e a Pele de Leão-(música) 
           *Esopo - A Raposa e as Uvas-(música)
          *La Fontaine - A Galinha dos Ovos de Ouro-(música)
           *La Fontaine - A Raposa e o Galo-(música) 
         *La Fontaine - O Corvo Que Quis Imitar a Águia-(música) 
         *La Fontaine - O Leão e o Camundongo-(música) 
         *La Fontaine - O Rato do Campo e o Rato da Cidade-(música)

MATEMÁTICA:

Ø  Hora da novidade (explorar formas, tamanhos, cores, utilidades, quantidades e classificação de frutas, seriação de maçãs);
Ø  Brincadeiras diversas que envolvam valores;
Ø  Conceitos básicos: muito - pouco, grande – pequeno, cheio – vazio, mais – menos, manhã - tarde;
Ø  Calendário: explorar a data de aniversário;
Ø  Espaço e forma: jogos e brincadeiras;
Ø  Relacionar número /quantidade;
Ø  Trabalhar os conceitos pequeno/grande com ovo de galinha e de codorna;
Ø  Trabalhar com os conceitos duro/mole com ovo cozido e ovo cru;
Ø  Separar grãos (milho comum e pipoca);
Ø  Quebra cabeça de números e quantidades até 5;
Ø  Explorar medidas e realizar contagem;
Ø  Jogo da memória com os personagens da história da galinha ruiva;
Ø  Separar animais da fazenda (com penas, sem penas);
Ø  Trabalhar cores com os ovos pintados, atividade artes e cores, caixinha das cores, dado das cores, palitos coloridos etc;
Ø  Explorar quantidades ao preparar o bolo da história.


NATUREZA E SOCIEDADE

PLANTAÇÃO DO MILHO
De onde vêm o milho que a Galinha Ruiva comia? De onde vêm as plantas? Como as plantas crescem?

Ø  Apresentar ás crianças o pé de milho que nasceu no passeio da escola, espigas de milho e milho de pipoca. Explicar para as crianças que além de servir de alimento os grãos são responsáveis também pelo surgimento de uma nova planta de milho.
Ø  Sensibiliza-las da importância das plantas e do porquê de não arrancá-las;
Ø  Explicar a importância do sol e da água para o crescimento das plantas;
Ø  Plantar as sementes de milho em uma bandeja e coloca-la ao lado da horta;
Ø  Conscientizar para o cuidado com as plantas

ESQUEMATIZAÇÃO DA PLANTAÇÃO
Ao longo de duas semanas de observação e registro/desenho (as crianças poderão comprovar a germinação das sementes e o desenvolvimento das plantas de milho que germinarão na bandeja...que recebeu luz e água, vivenciando a experiência realizada).
Ø  Atividade para o portfólio: E o milho cresceu...(através de desenho e relato dos alunos)

CULINÁRIA
Preparar um bolo de milho, usando os mesmos ingredientes do bolo da história.
* Fazer o bolo da Galinha Ruiva.
Ø  Atividades da coleção Boas Maneiras
Ø  DVDs (Palavras Mágicas – Xuxa 8, Palavrinhas Mágicas – Eliana, As Mãos – Patati Patatá...);
Ø  Boas maneiras no momento do Hino Nacional e do Município;
Ø  Exibição do filme: A Galinha Ruiva.

MOVIMENTO


Ø  No pátio representar os personagens e interpretar a história, os animais do quintal da Galinha Ruiva fugindo para não colaborar com o trabalho;
Ø  Mímica;
Ø  Dança;
Ø  Brincar;
Ø  Função semiótica;
Ø  Ginástica cantada;
Ø  Correr, saltar, pular, rolar, etc;
Explorar:
·         Cor;
·         Quantidade;
·         Educação sensorial
- Paladar gustativo: doce e azedo
- Olfativo: cheiro da maçã comparado com outras frutas
- Tato: apalpar objetos que produzem sensações diferentes ao tato
- Auditivo: reproduzir sons ouvidos e de animais presentes no filme
           -Visual: jogo da memória dos personagens da história, exercícios imitativos, exercícios com blocos lógicos e quebra cabeça (3 peças), brincadeira macaco disse, comparação de objetos etc.
Ø  Modelar livremente usando massinha caseira;
Ø  Construir livremente usando blocos;
Ø  Brincadeiras diversas;
Ø  Caça ao tesouro.
Ø  Experimentar texturas diversas;
Ø  Cartaz com colagem de caixa de ovo de isopor;
Ø  Confecção dos personagens da História de massinha de modelar;
Ø  Confecção do ovo da Galinha Ruiva com argila/massinha.

ARTES VISUAIS



Ø  Desenho livre;
Ø  Pinturas;
Ø  Modelagens;
Ø  Colagens;
Ø  Recortes diversos;
Ø  Dobraduras;
Ø  Confecção de murais;
Ø  Esquema corporal.
Ø  Colagem de milho: desenho de espiga;
Ø  Pintura da galinha e seus pintinhos;
Ø  Pintura do galo e da galinha usando a mãozinha;
Ø  Dobraduras circulares do pintinho;
Ø  Dobradura da galinha no ninho;
Ø  Galinha Ruiva de garrafa pet;
Ø  Galinha Ruiva de luva cirúrgica;
Ø  Pintinhos feitos de caixa de ovo e lã;
Ø  Montar na sala um ninho de palha. Colocar a galinha de garrafa pet e os pintinhos feitos de caixa de ovo;
Ø  Pintura em ovos;
Ø  Fantoches com pratos de papelão dos personagens da história;

RECURSOS DIDÁTICOS


Ø  Materiais diversificados de acordo com a necessidade das atividades desenvolvidas.

RESULTADOS ESPERADOS – METAS


São resultados esperados desenvolver a capacidade crítica, observadora e a mudança de comportamento de cada criança.
Podemos dizer que educar em valores e com autodisciplina leva os alunos a se desenvolverem e entenderem seus direitos e deveres, como também entenderem os demais colegas, a escola e principalmente a sua família.




A meta desse projeto é:
Ø  Aprenderem a respeitar e a escutar o outro;
Ø  Aprenderem a ser solidários;
Ø  A ser tolerantes;
Ø  A trabalhar em equipe;
Ø  A compartilhar ou socializar o que sabem;
Ø  A ganhar e a perder;
Ø  Aprender a dividir, deixar de ser egoísta;
Ø  A tomar decisões, enfim, é assim o resultado da educação;
Ø  Ajudar os alunos a se desenvolverem como pessoas humanas e fazer ser possível o desenvolvimento harmonioso de todas as qualidades do ser humano ressaltando a qualidade de viver melhor.

AVALIAÇÃO


A avaliação será processual e contínua, realizada através de observação, anotações coletivas e individuais, fotos com pequenos relatos do desenvolvimento das atividades para o portfólio.

             As atividades trabalhadas com relação ao projeto será apresentado na Mostra Cultural, no dia 21 de setembro e terá sua culminância no final do ano, esperando que cada criança o carregue para sua convivência no dia-a-dia e para toda a sua vida!


           Anexos:

Fotos com as atividades do projeto.

Em cada turma uma história diferente.

Plano de aula/livro Doki e as palavrinhas mágicas

https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/plano-de-aula-doki-e-as-palavrinhas.html

Doki e as palavrinhas mágicas

https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/doki-e-as-palavrinhas-magicas-maternal-1.html
O Jacarezinho egoísta

https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-o-jacarezinho-egoista.html

O patinho feio

https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-o-patinho-feio.html

Os Três Porquinhos.
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-os-tres-porquinhos.html

Cachinhos Dourados.
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-cachinhos-dourados.html

Chapeuzinho Vermelho.

https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-chapeuzinho-vermelho.html

Maria Vai com as Outras

https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-maria-vai-com-as-outras.html

A Galinha Ruiva

https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/mostra-literaria-galinha-ruiva-maternal.html

Elmer, O Elefante Xadrez

https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2017/09/projeto-elmer-o-elefante-xadrez.html

14 comentários:

  1. Projeto maravilhoso. Amei!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar. Muito bem organizado. Uma historia por turma abordando valores. Amei... (Juliana)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue acompanhando, linda. Neste ano teremos novo projeto.Beijosss

      Excluir
  3. Show...Lhe sigo há tempos...Sou sua fã! (Leinha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre respondo aos seus comentários.Obrigada pelo carinho. Beijossss

      Excluir
  4. Amei o projeto...Parabéns e força a Brumadinho!!!

    ResponderExcluir
  5. excelente abordagem, também fazemos onde trabalho, no colegio particular zona norte sp adorei o post do blog

    ResponderExcluir
  6. Amei este projeto e gostaria de fazer com minha turminha de 4 e 5 anos. Poderia me auxiliar com mais livros infantis q falam sobre valores.

    ResponderExcluir