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Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Plano de aula ortografia (troca)"T e D"- Ensino fundamental 3º ao 5º ano

PLANOS DE AULA DA INTERVENÇÃO

                                                       Professora estagiária: Marcinéia Machado

PLANO DE AULA 1

- CONTEÚDO:  Adivinhações/ortografia “t e d”
- OBJETIVOS:
ü  Ampliar o vocabulário
ü  Desenvolver a percepção auditiva e visual das letras/palavras

- DURAÇÃO : 4 horas

- METODOLOGIA: Brincar de adivinhações!!!
ü  Dividir a turma em grupos de quatro alunos, distribuir pedaços de cartolinas em tamanho ofício e pincéis para anotações.
ü  Vamos descobrir as respostas de algumas adivinhações? Eu irei fazer a pergunta e cada grupo irá responder escrevendo na cartolina.
ü  Após o grupo ter registrado a resposta, os representantes virão até a frente da classe e mostrará o registro. Assim, será feita uma reflexão sobre o registro.Grafou corretamente? Trocou letras? Quais letras foram trocadas?

 Perguntas realizadas:
a- O que é que quanto mais se enxuga mais molhada fica? Toalha.
b- O que é que são sete irmãos. Cinco tem nome e sobrenome. E dois só têm nome? Dias.
c- O que é que se compra para comer e nunca se come? Talheres.
d- O que é que tem coroa, mas não é rei, tem raiz, mas não é planta? Dente.

- RECURSOS METODOLÓGICOS:
·         Cartolinas(cortadas em tamanho ofício)
·         Pincéis atômicos
·         Adivinhações diversas
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Contínua e processual por meio da observação do interesse das crianças durante as atividades propostas.
PLANO DE AULA 2

- CONTEÚDOS: Música/ortografia “t e d”
- OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS
·         Encontrar estratégias para escrever palavras com “t e d”
·         Utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras
- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA :
1º MOMENTO:  Ouvir a música “Seu Felipe Dorminhoco”
ü  Com os alunos assentados em semicírculo, deixar a sala bem calma para que todos fiquem atentos a música.
ü  Após ouvir a música, fazer perguntas sobre a mesma.
       - O que cada aluno achou da música?
       - O que mais chamou a sua atenção?
       - O que pensam em relação a  Felipe ser considerado um dorminhoco.
        -  Em sua casa existe alguém muito dorminhoco?
        
2º MOMENTO: Leitura do texto/ música

ü  Distribuir uma cópia da música para que façam a leitura silenciosa.
ü  Sublinhar no texto/música todas as palavras com “t e d”.
ü  Copiar na tabela as palavras sublinhadas.

        PALAVRAS COM   D
       PALAVRAS COM  T




- RECURSOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS: “ Aparelho de som ,CD com a  música, folha de ofício.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO : Avaliar a participação, envolvimento dos alunos durante a música e na realização das atividades propostas.


PLANO DE AULA 3

- CONTEÚDOS: Música “Seu Felipe Dorminhoco”- escrita de palavras com “t e d”
- OBJETIVOS:
ü   Desenvolver a capacidade escrever corretamente palavras com “t e d”
ü  Ampliar a percepção entre os  modos de falar e escrever;


- DURAÇÃO 4 horas

- METODOLOGIA
   1 º MOMENTO:   Retornar a atividade da aula anterior  e escrever :
ü  3 palavras com a letra “d “que tenham 6 letras;
ü  3 palavras com a letra “ t” que tenha 5 letras
ü  2 palavras com as letras “t e d”(na mesma palavra).

2º MOMENTO:Construção de frases
ü  Elabore uma frase criativas, utilizando algumas palavras da atividade anterior (com  “t e d”).
ü  Troque a atividade com o colega ao lado, leia e escreva um recadinho sobre o que achou sobre a frase dele.

- RECURSOS METODOLÓGICOS: folhas de ofício, lápis e borracha.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Avaliar a participação, envolvimento dos alunos durante a realização das atividades propostas.


PLANO DE AULA 4

- CONTEÚDOS:  Bingo ortográfico
- OBJETIVOS:
ü  Desenvolver a ortografia
ü  Aprender através de jogos/bingo
- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA
 Conversar com os alunos:
ü  Quem conhece o jogo bingo?
ü  Alguém aqui já jogou bingo?
ü  Como foi? Perdeu ou ganhou?
Agora nós iremos realizar um jogo de bingo ortográfico.

Regras do jogo:
ü  Realizar um ditado de palavras com as letras d e t.
ü  Providenciar tabelas para que os alunos possam escrever algumas palavras que irão selecionar dentre as palavras ditadas.

 Faça assim:
ü  Realize um ditado com 20 palavras com as letras d e t.
ü  Os alunos escreverão as palavras no caderno.
ü  As letras pedidas poderão estar em qualquer lugar da palavra, ou seja, no começo ou no meio da palavra.

Sugestões de palavras que poderão ser ditadas:
cuidado – danado- mundo – pátio – acidente – bigode – telefone- tomate – irritado – convidado – receita – computador – contente – diferente – gente – caçador – tagarela – diurno - tempestade - importante.            
ü  Disponha um tempo para que os alunos consultem o dicionário, a fim de verificar se escreveram as palavras corretamente. Este momento é importante para que os alunos possam criar o hábito de consultar o dicionário.

 – Entregue para cada aluno uma cartela de Bingo. Veja a cartela:









ü  Solicite que os alunos escolham doze das vinte palavras ditadas para escrevê-las na cartela.
ü   Escreva as vinte palavras em tirinhas de papel para fazer o Bingo.
ü   Informe aos alunos que deverão assinalar a com um X as palavras ditadas.
   Dite as palavras sorteadas.
ü  O primeiro a marcar todas as palavras de sua cartela deverá levantar a mão e avisar: Bingo!
ü  Será considerado vencedor aquele que completar toda a cartela. Importante: as palavras deverão estar escritas corretamente.
ü  Ao final do jogo, você deverá conferir as palavras ditadas.
Ao final, faça uma roda de conversa com os alunos. Pergunte o que eles acharam, o que foi fácil e o que foi difícil. Organizar um brinde para os vencedores.
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Papel ofício, cartolina,dicionário, lápis e borracha.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Avaliar se os alunos conseguiram realizar a tarefa proposta e se grafaram corretamente as palavras.



PLANO DE AULA 5

- CONTEÚDO: Produção de texto coletiva
- OBJETIVOS :
ü  Produzir texto coletivo;
ü  Desenvolver o prazer em escrever, refletindo sobre a escrita;

- DURAÇÃO 4 horas

- METODOLOGIA:
ü  Produzir um texto coletivo sobre o jogo do  bingo realizado na aula anterior .
ü  Os alunos vão expondo suas ideias e o professor  registrando na lousa.
ü  Ao escrever cada frase ou parágrafo retome para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos.
ü  Quando terminar de escrever o texto, refaça a leitura, reorganize, se for o caso, e peça que os alunos façam a cópia.
ü  Solicite que escrevam, individualmente, sua opinião sobre a realização do jogo; justifiquem a resposta e ilustrem o texto.

- RECURSOS METODOLÓGICOS: Caderno de produção de texto, lápis e borracha.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar se os alunos participaram da produção, conforme a proposta coletiva.

PLANO DE AULA 6

CONTEÚDO: Jogo  “Soletrando”
OBJETIVOS :
ü  Desenvolver a reflexão sobre a grafia das palavras
ü  Identificar unidades fonológicas, através de um jogo;
ü  Despertar o interesse pela aprendizagem, por tratar-se de um jogo;
ü  Ampliar a percepção entre os  modos de falar e escrever;

DURAÇÃO: 4 horas
METODOLOGIA:
Atividades preliminares
ü  Propor o jogo "Soletrando" na sala de aula,
ü  Elaborar com a turma as regras do jogo
ü  Recortar as palavras com “t e d” que foram trabalhadas durante a semana e colocar em uma caixinha, com um orifício para enfiar a mão.
ü  Após retirar a palavra o aluno deverá falar em voz alta;
ü  Em seguida soletrar as letras que compõe a palavra.
ü   O professor deverá registrar no quadro as letras soletradas pelo aluno participante.
ü   Ao final da soletração a criança deverá ser  convidada a ler o que ditou. Em caso de erro, será eliminado. Em caso de acerto, permanece para a próxima rodada. O aluno vencedor ganhará um brinde.

- RECURSOS METODOLÓGICOS: caixa para sorteio,tesoura, palavras recortadas.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Contínua e processual por meio da observação do interesse das crianças durante as atividades propostas.Verificar se tiveram autonomia, como que foi a soletração das letras

Um comentário:

  1. Muito interessante esse plano de aula sobre ortografia.Parabéns!

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