Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

segunda-feira, 24 de abril de 2017

PROJETO: SEMEANDO E CULTIVANDO VALORES

PROJETO: SEMEANDO E CULTIVANDO VALORES


APRESENTAÇÃO



Após algumas observações realizadas no cotidiano da Escola Municipal(....), percebemos que o  projeto “Semeando e Cultivando Valores” é uma necessidade imediata .É fundamental  que nossos alunos percebam o quanto é  importante valorizar a amizade, ter atitudes de respeito com o próximo, dizer obrigado, pedir desculpas, licença .. por favor(...) Essas  atitudes e palavras são necessárias para uma boa convivência em grupo. 


Os pequenos devem sentir que os valores estão presentes não só na sala de aula, mas no cotidiano também e que se deve fazer uso deles diariamente procurando não mentir, não discriminar nem enganar e cooperar com o próximo. Enfim, somente pela educação preventiva podemos atingir o objetivo de formar cidadãos .


JUSTIFICATIVA: 
                                                                                                    
A escola é um espaço social privilegiado na construção do conhecimento humano. Não há como crescer e se desenvolver cognitivamente se não houver a relação entre as pessoas. É nessa relação humana que os valores tornam-se relevantes.
Desde à educação infantil (berçário e maternal) os verdadeiros valores precisam ser abordados, no sentido da construção da personalidade da criança. Todos estão em processo de constante aprendizagem.
Nesta fase a criança recebe uma bagagem de conhecimento que a levará para a vida. Sendo então muito importante que escola e família falem a mesma linguagem.
Os valores se constroem no convívio com o outro, nas ações do dia a dia e nós educadores precisamos assumir esse compromisso com o coração e com a ação; planejando atividades para refletir junto às crianças, sobre o comportamento humano, agindo em prol do bem comum, descobrindo a amizade, o respeito e a partilha.

OBJETIVO GERAL:

  • Oportunizar a criança, através de ações diárias, situações que o levem a desenvolver relações de amizade, para a construção do respeito, partilha e amor ao próximo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Explorar histórias que abordam valores como autoestima, paz, respeito às diferenças, amor ao próximo, amizade e solidariedade, visando contribuir na formação do caráter da criança.
  • Compreender a necessidade de conviver com as pessoas, adotando atitudes de respeito.
  • Oportunizar a criança hábitos de colaboração, de partilha e respeito ao outro.
  • Estimular atitudes de respeito pelo “Eu” e pelo “Outro” e pelo meio ambiente, afim de estabelecer uma relação harmônica na vida.
  • Propor situações para a criança valorizar e participar de brincadeiras, demonstrando atitudes de amizade, cooperação e respeito, visando o bem estar do grupo.
  • Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, oportunizando as reflexões e atitudes que visem o bem estar da criança.
  • Melhorar o comportamento na sala de aula, criando regras de convivência e respeito que possibilitem a boa interação entre as crianças. 
ESTRATÉGIAS:




O Projeto Semeando e Cultivando Valores será desenvolvido através das seguintes ações:

CONTEÚDOS:
                                             LINGUAGEM ORAL:

.       Ouvir diferentes histórias abordando valores
         Reconto das histórias trabalhadas;
·          Dramatizações;
·          Falar e escutar: trabalhar com as histórias lidas e contadas:
·           Observar e manusear diversos materiais impressos e livros;
·           Rimas;
·          Adivinhas usando as palavras mágicas;
·          Histórias com fantoche;
·          Cartaz com as regras da escola;
·          Cartaz com poesias;
·         Recitar poesias;
·         Produzir textos coletivos tendo a professora como escriba;
·         Montar histórias sanfonadas ou livros seriados;
·          Trabalhar crachás com nome dos alunos;
·         Trabalhar símbolos relacionados ás palavras mágicas e sentimentos;
·         Caixa surpresa.

MATEMÁTICA:


  • Explorar as quantidades apresentadas nas histórias.
  • Hora da novidade (explorar formas, tamanhos, cores, utilidades, quantidades e classificação);
  • Brincadeiras diversas que envolvam valores;
  • Conceitos básicos: muito - pouco, grande – pequeno, cheio – vazio, mais – menos, manhã - tarde;
  • Calendário: explorar a data de aniversário;
  • Espaço e forma: jogos e brincadeiras;


NATUREZA E SOCIEDADE

·         Atividades sobre Boas Maneiras
·         DVDs (Palavras mágicas – Xuxa 8, Palavrinhas mágicas – Eliana, As mãos – Patati Patatá...);
·         Boas maneiras no momento do hino nacional e do município;


MOVIMENTO

  • Mímica;
  • Dança;
  • Brincar;
  • Função semiótica;
  • Correr, saltar, pular.

ARTES VISUAIS

  • Desenhos;
  • Pinturas;
  • Modelagens;
  • Colagens;
  • Recortes diversos;
  • Dobraduras;
  • Confecção de murais;
  • Esquema corporal.

RECURSOS DIDÁTICOS


  • Materiais diversificados de acordo com a necessidade das atividades desenvolvidas.
CRONOGRAMA:

·         Meses de fevereiro, março e abril: Combinados – convivência - amizade -solidariedade – partilha.

·         Meses de maio, junho e julho: Respeito – cooperação – gentileza – união
AVALIAÇÃO:
. A avaliação será processual e contínua, realizada através de observação, relatórios e portfólio durante o desenvolvimento do projeto.
             Este projeto será apresentado na feira cultural e terá sua culminância na Mostra cultural.


Sugestões de livros:
·         Doki e as palavras mágicas (Educação e respeito)
·         O Jardim de Ceci (Colaboração e cuidados)
·         Douglas quer um abraço (Carinho e fraternidade)
·         O peixinho arco Íris (Partilha e amizade)
·         Os Três Porquinhos (Amizade e união)
·         Branca de Neve (Bondade)
·         Pinóquio (Honestidade)
·         Chapeuzinho Vermelho (Obediência)
·         A Bela e a Fera (Amor)
·         A Galinha Ruiva (Trabalho, cooperação, partilha)



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Apostila Vivendo Valores na Escola,SP.1995-UNICEF
Baú do Professor -Vol.3 ed.FAPI
Celso Antunes, Alfabetização Emocional- Petrópolis- Ed. Vozes, 7 edição- 1999
_____________Alfabetização Moral em sala de aula e em casa: do nascimento aos 12 anos.
CD Eliana
Maria Radespiel, Alfabetização sem Segredos. Contagem MG.Ed.IEMAR
Revista do Professor - outubro a dezembro de 2007.
Willian Bennett, O Livro das Virtudes para Crianças-Ed. Nova Fronteira.





3 comentários:

  1. Gostei do jeito que foram distribuidas as atividades.Vou desenvolver esse projeto aqui em minha escola. Bacana demais! (Elaine)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Elaine! Ótimo trabalho para você e sua turminha. Sucesso!

      Excluir
  2. Obrigada por compartilhar! Me ajudou na elaboração do meu projeto.

    ResponderExcluir