Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 15 de abril de 2017

Plano de aula para o dia do índio - Educação infantil

PLANO DE AULA - DIA DO ÍNDIO /Maternal

                                   
Objetivos:

. Valorizar de forma lúdica a cultura indígena(Conhecer e sensibilizar as crianças, sobre a história dos índios, saber sobre as dificuldades que eles enfrentam, seus usos, costumes, hábitos alimentares, palavras, lendas e crenças).
•Desenvolver o ritmo e atenção.
•Ouvir diferentes músicas e histórias
•Estimular a imaginação e a criatividade.

Desenvolvimento e descrição do Projeto:

2º feira: Leitura/Linguagem oral

•Contar histórias sobre os índios. Use Livros, fotos ou vídeos.

              Ler  o livro “De onde vem o Fogo”(uma história Indígena). 








“Antigamente o homem não conhecia o fogo. Cada cultura possui uma lenda diferente para a descoberta do fogo. Graça ao fogo o homem passou a comer alimentos quentes e a se proteger do frio”

3ª feira: Exploração e linguagem plástica 

•Montar com as crianças o "Cantinho do índio". Coloque cocar, utensílios ou instrumentos com características indígenas:

•Artes: confeccionar colar de macarrão com as crianças


4ª feira: Linguagem musical e expressão corporal
Cantar músicas infantis sobre índios.

  Música: Indio chefe



•Cantar e dançar fazendo tudo que o índio chefe mandar


 5ª feira: Artes plásticas


• Desenhar uma carinha indígena usando o carimbo de suas mãos:


•Música: Os indiozinhos.



- Arte nos pratinhos (Luciana Silva)




 6ª feira : Cineminha com pipoca






pipocaaperitivo tão comum e adorado pelos brasileiros, também tem origem indígena. Ao contrário do que muitos pensam, ela apresenta um baixo teor calórico. Possui, ainda, antioxidantes,  que têm uma série de benefícios para a saúde, inclusive o combate ao envelhecimento, uma vez que ajudam a destruir moléculas danosas que podem prejudicar as células.
Sabe-se, que inicialmente ,os índios preparavam a pipoca com a espiga inteira sobre o fogo. Depois, eles passaram a colocar só os grãos sobre as brasas – até inventarem um método mais sofisticado: cozinhar o milho numa panela de barro com areia quente. O princípio é sempre o mesmo: fazer o grão de milho explodir.

O interior do grão está cheio de água, que, sob calor intenso, se expande até fazê-lo explodir. Popular no mundo inteiro, a pipoca contém alta quantidade de proteína, além de sais minerais importantes para a nutrição, como ferro e cálcio.


Sessão de fotos!

Cada criança fará pintura de rosto ,pintura corporal , colocará um cocar  e participará da sessão de  fotos/lembrancinha.

Avaliação: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas, por meio da observação. 




#professoraivaniferreira

4 comentários:

  1. Gostei muito desse plano de aula par o dia do índio. Encontrei exatamente o que estava precisando.Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar. Gostei muito vou usar na semana do índio. (Suze)

    ResponderExcluir
  3. Que bacana para trabalhar na semana do dia 19 de abril/indio.Com os pequenos precisamos de história, músicas e alegria...amei (Sandra)

    ResponderExcluir
  4. ÒTIMO PARA O DIA DO INDIO

    ResponderExcluir