Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Bruna e a galinha d´angola- Plano de aula/Educação infantil



Plano de aula: Bruna e a Galinha d´angola

Tema  : Cultura africana

Livro trabalhado: Bruna e a galinha d´angola, de Gercilga de Almeída

Objetivos

- Valorizar a cultura africana;
- Ouvir diferentes histórias:
- Conhecer e vivenciar produções culturais brasileiras com influências africanas.
- Conhecer a cultura afro através da história Bruna e a galinha d’angola.
- Conhecer as características da galinha d’angola, seu habitat, reprodução
- Despertar o gosto pela leitura, artes e música;

 As atividades serão desenvolvidas através das seguintes ações:

1º MOMENTO: Atividades de rotina:

Receber os alunos, fazer a oração, cantar música de boa tarde.
Chamada:  Realizar a chamada
Quantos somos? Realizar a contagem dos alunos.
      Quantas meninas? Quantos meninos?
       Quantos ao todo?
       Tem mais meninas ou meninos? Quantos a mais?
Calendário: Marcar a data no calendário, explorando o dia/data atual, a anterior e posterior. Exemplo: (Hoje são 2 de setembro, ontem foi... amanhã será?)
Assim os alunos assimilam os números vizinhos.

2º MOMENTO: Hora do conto
                     Bruna e a Galinha D’Angola

Iniciar apresentando o livro “Bruna e a Galinha D’Angola”, demonstrando entusiasmo, e paixão pela leitura, apresentar o título/capa, falar sobre a autora, perguntar se já viram/conhecem a galinha de angola, como ela era, qual sua cor, de que se alimentava, qual a cor dos seus ovos. As crianças falaram tudo que sabiam sobre a galinha de Angola e também o que elas imaginavam sobre essa ave.

              Contar a história...

Após a história...
Mostrar aos alunos, com calma, as páginas do livro Bruna e a galinha d'angola, comentar sobre o assunto do livro. Falar sobre a avó da menina, personagem do livro, tinha vindo da África. 
Apresentar às crianças, o globo terrestre e mostrar onde fica a África.             



3º MOMENTO: 
  Assistir  ao "Filme do livro Bruna e a Galinha d'angola". Socializar a história por meio de perguntas e respostas explorando a oralidade dos alunos. 



Passar também imagens reais sobre a galinha da angola.


Apresentar a música infantil: O galinho de Angola , as crianças gostam muito dessa música. Cantar e se divertir!




4º MOMENTO: Contagem e seriação
Fazer seriação utilizando 9 figuras semi concretas da galinha da angola.
Verificar se o aluno conseguiu seriar as 9 figuras...se foi em ordem crescente ou decrescente.
Contar as figuras...pedir para que coloquem 8 figuras...5 figuras...

Fazer cálculos mentais:

Tem 5 galinhas no galinheiro. Vou colocar mais 2, quantas ficaram ao todo?
Colocar 4 figuras sobre a mesa e pedir para completar para que fique com 6 galinhas. Quantas galinhas foram acrescentadas?
Ir criando situações orais.

5º MOMENTO:  

 Em sala de aula, solicitei que as crianças pintassem com lápis de cor ou giz de cera, uma gravura com desenho da personagem da história brincando com sua galinha de Angola.  
Fizemos dobradura da galinha
Pintura da galinha carimbando com as mãos.
























6º MOMENTO:  
 Classificando animais 3 vaquinhas, 2 galinhas, 4 cavalinhos
       - Apresentar os brinquedos às crianças e deixa-las manusear livremente.
       - Fazer grupos com os animais que se parecem.
       - Conversar sobre a maneira de como procedeu.
     Questionar: há outra maneira de agrupá- los? tamanho...quantidade de patas...
Inclusão de classes: colocar os brinquedos e perguntar:
Quantas vaquinhas? Quantas galinhas? Quanto ao todo?
Tem mais animais ou cavalinhos?


7º MOMENTO: 

Reconto: Realizar o reconto utilizando o livro e uma galinha de tecido.

    Artes: Escultura da galinha feita com massinha de modelar. 



          
Culminância
Exposição dos trabalhos sobre a galinha , pinturas, dobraduras, desenhos, escultura com massinha de modelar caseira.

Avaliação

Será feita pela observação do desempenho dos alunos ao longo da realização das atividades, prestando atenção e realizando as tarefas propostas.

5 comentários:

  1. Amei...me ajudou muito. Obrigada!Néia

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo vou usar! Muito bom

    ResponderExcluir
  3. parabéns;
    muito bom, vou utilizar.

    ResponderExcluir
  4. ADOOOOOOOOOOORO SEU BLOG, ME AJUDA MUITO NAS MINHAS AULAS!
    PARABÉNS!!!!!

    ResponderExcluir
  5. ADOOOOOOOOOOOOOOOOOOORO SEU BLOG, ME AJUDA MUITO NAS MINHAS AULAS!
    PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir