Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

sábado, 17 de setembro de 2016

PLANO DE AULA - ELMER, O ELEFANTE XADREZ

 ELMER, O ELEFANTE XADREZ
O livro Elmer, o elefante xadrez, de David Mckee, conta a história de um elefante engraçado chamado Elmer, que um dia ficou muito incomodado com suas cores, pois ele achava que ser xadrez colorido não era cor de elefante. Mas logo percebeu que cada um é como é, e que ser diferente podia ser muito interessante, porque isso torna o "ser" muito especial.

OBJETIVOS:

  • Propiciar o contato com diferentes histórias;
  • Explorar o tema "diferenças"
  • Aprender a lidar com as diferenças;
  • Perceber o valor da amizade.

1º Momento: Contar a história 

                ELMER - O ELEFANTE XADREZ



CONVERSAR SOBRE O TEXTO:

  • Comentar as imagens.
  • Como era o elefante?
  • Por que ele se sentia diferente dos outros...
  • Ir instigando os alunos a falar sobre as "diferenças"
2° Momento: ATIVIDADE DE ESCRITA ESPONTÂNEA

NOMEAR AS CORES DE ELMER

1. Recorte papéis em forma de quadrados nas cores: amarelo, laranja, vermelho, rosa, roxo, azul, verde, preto e branco.
2. No caderno o aluno deve escrever o título: As cores de Elmer.

4. Ao lado de cada quadrado deve escrever o nome das cores.

3º Momento: Artes- Colorir o elefante ou fazer colagens como as sugestões em anexo.



ÓCULOS DO ELMER




4º Momento: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO:

 CORES PREFERIDAS PELA TURMA

1. ELABORE UMA TABELA COM OS NOMES DAS CORES TRABALHADAS.
2. FAÇA A VOTAÇÃO.
3. AS CRIANÇAS DEVEM REGISTRAR PINTANDO OS QUADRADINHOS DAS PREFERENCIAS COM A COR ESCOLHIDA.
4. NO FINAL FAÇA A TABULAÇÃO COM LEGENDAS E QUANTIDADES.

1









2









3









4









5









6









7












AMARELO

LARANJA

VERMELHO

AZUL

VERDE

PRETO

BRANCO

Cantar músicas sobre o tema: CANTIGA DO ELEFANTE


5º Momento: CONTAGEM E REGISTRO DE NÚMEROS


SERIAÇÃO: ORDENAR AS FIGURAS DA HISTÓRIA (7 TAMANHOS)



6º Momento: LISTA DE ANIMAIS DA FLORESTA

1. FAZER LISTA DOS NOMES DOS ANIMAIS  QUE INICIAM COM A LETRA   E.



SUGESTÕES DE ARTES/ELEFANTE:
                                            (ALGUMAS SUGESTÕES QUE ENCONTREI NA NET.)















Avaliação: Avaliar a participação e o entrosamento sobre o assunto.

3 comentários:

  1. Parabéns amei as atividades... estou adaptando seu plano de aula para a sala de Informática Educativa da Minha escola.

    ResponderExcluir
  2. ótimo projeto envolvendo história e artes na educação infantil!

    ResponderExcluir