Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

domingo, 11 de setembro de 2016

Atividades do Filme Divertida Mente- Monitor de informática Vitor

Crescer pode ser uma jornada turbulenta, e com Riley não é diferente. Conforme ela e suas emoções, Alegria , Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza se esforçam para adaptar-se à uma nova vida, uma enorme agitação toma conta do centro de controle em sua mente. Embora Alegria, a principal e mais importante emoção de Riley, tente se manter positiva, as emoções entram em conflitos, às vezes muito divertidos, sobre qual a melhor maneira de viver em uma nova cidade, casa e escola.

Projeto desenvolvido pelo professor/monitor de informática Vitor e a turminha do 3º ano.

                           Filme: Divertida Mente


O filme nos permite fazer várias reflexões sobre:

– O  papel das emoções em nossas vidas
– Perceber que todas as emoções são importantes, até as que parecem ser apenas negativas.
- Refletir sobre as cinco emoções alegria, tristeza, raiva, medo e nojo .

 









Assunto abordado no filme Divertida Mente /resumo.

Riley Anderson é uma feliz garota de 11 anos muito satisfeita com sua vida, possui amorosos pais, amigos na escola e é muito boa no esporte que pratica, o hóquei sobre o gelo. Tudo vai muito bem até que é obrigada a mudar de cidade, de Minnesota para São Francisco. O filme aborda toda a questão emocional deste momento de dificuldades na vida da pequena menina, uma nova casa, nova escola, novos amigos.

As emoções alegria, tristeza, raiva, medo e nojo (brilhantemente personificadas) guiam a pequena Riley em suas reações perante essa nova vida. Eles ficam numa sala de controle dentro da mente da menina, observam tudo o que acontece e geram uma resposta emocional pertinente.
A alegria ajuda Riley a ver o lado bom das coisas.
A tristeza olha pelo lado negativo das coisas e as outras emoções não compreendem seu papel na sala de controle.2
A medo tenta proteger Riley dos potenciais perigos de cada situação.1
O nojo protege Riley de ser envenena tanto fisicamente como socialmente.
A raiva aparece para Riley demonstrar que está insatisfeita com alguma situação. A raiva é um personagem muito interessante que quando está com muita raiva, a sua cabeça explode literalmente. É como dizemos no nosso dia a dia: “Que raiva !!! Minha cabeça vai explodir de tanta raiva !!!”.
A representação da mente de Riley no filme é muito interessante. As cinco emoções ficam em uma torre de controle. De acordo com as repostas emocionais realizadas, são geradas memórias que são armazenadas em globos. As cores destes são relacionadas com a emoção ligada àquela memória. As memórias de alegria são amarelas, as de tristeza são azuis, as de raiva são vermelhas, as de nojo são verdes e as de medo são roxas. Ao final do dia, quando Riley vai dormir, as memórias de curto prazo são enviadas para a área de memória de longo prazo. Acredita-se que o sono tem um papel importante neste processo e isto também é retratado no filme.
O filme aborda toda a questão emocional deste momento de dificuldades na vida da pequena menina, uma nova casa, nova escola, novos amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário