Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

terça-feira, 30 de agosto de 2016

História de Brumadinho, MG.

                  DISTRITOS

                 VISTA AÉREA DO CENTRO E ENTORNO DE BRUMADINHO
SEDE
A origem do Distrito Sede de Brumadinho, onde se localiza a Casa de Cultura “Carmita Passos”, se deve a construção do canal de Paraopeba da Estrada de Ferro Central do Brasil. O povoado nasceu eu se desenvolveu em consequência do estabelecimento da Estação Ferroviária, em 20 de junho de 1917. Desde a época da decadência da mineração do ouro, Minas Gerais foi um estado de economia estagnada, praticando apenas a lavoura de subsistência e uma pequena mineração. Com o desenvolvimento da cultura cafeeira e a possibilidade de se extrair e exportar o minério de ferro, a construção ferroviária apareceu não só como uma necessidade, mas como uma grande saída para o desenvolvimento. Assim, a construção do Ramal do Paraopeba faz parte dessa fase áurea da construção ferroviária em Minas e no Brasil. Juntamente com a inauguração da Estação Ferroviária de Brumadinho, também foram inauguradas as estações de Belo Vale, Fecho do Funil, Sarzedo, Ibirité, Jatobá e Gameleira, concluindo o ramal.
ARANHA

IGREJA MATRIZ JESUS MARIA E JOSÉ
PRAÇA PADRE AGOSTINHO
O município de Brumadinho foi criado através do Decreto-Lei n° 148, no dia 17 de dezembro de 1938, desmembrando-se de Bonfim. Foi instalado em 1° de janeiro de 1939. Empossou-se nesta data o primeiro prefeito nomeado, o engenheiro civil e de minas Mário Albergaria dos Santos. Quando se formou o novo município, foram anexados os distritos de Aranha e São José do Paraopeba, saídos do município de Itabirito e Piedade do Paraopeba, desmembrado do município de Nova Lima.
PIEDADE DO PARAOPEBA

IGREJA NOSSA SENHORA DA PIEDADE
O município de Brumadinho foi criado através do Decreto-Lei n° 148, no dia 17 de dezembro de 1938, desmembrando-se de Bonfim. Foi instalado em 1° de janeiro de 1939. Empossou-se nesta data o primeiro prefeito nomeado, o engenheiro civil e de minas Mário Albergaria dos Santos. Quando se formou o novo município, foram anexados os distritos de Aranha e São José do Paraopeba, saídos do município de Itabirito e Piedade do Paraopeba, desmembrado do município de Nova Lima.

SÃO JOSÉ DO PARAOPEBA
 IGREJA MATRIZ SÃO JOSÉ

O município de Brumadinho foi criado através do Decreto-Lei n° 148, no dia 17 de dezembro de 1938, desmembrando-se de Bonfim. Foi instalado em 1° de janeiro de 1939. Empossou-se nesta data o primeiro prefeito nomeado, o engenheiro civil e de minas Mário Albergaria dos Santos. Quando se formou o novo município, foram anexados os distritos de Aranha e São José do Paraopeba, saídos do município de Itabirito e Piedade do Paraopeba, desmembrado do município de Nova Lima.

CONCEIÇÃO DE  ITAGUÁ

IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

PRAÇA MARIA JÚLIA DE SALES

O distrito de Brumado do Paraopeba (atual distrito de Conceição do Itaguá), fundado por volta de 1914, pertencia ainda ao município de Bonfim. Em 1953, Conceição de Itaguá se torna Distrito de Brumadinho, que passa a possuir quatro distritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário