Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Sugestão de plano de aula para educação infantil- Construção do Número

Atividade construção do número com a história dos Três Porquinhos.
1ª momento:
Contar a história dos Três Porquinhos.
2º momento:
Questionamentos sobre a história.
Onde se passa a história?
Quais são os personagens?
O que eles construíram?
Como eram as casas?
Qual a mais resistente?
3º momento:
Confecção dos personagens da história revestidos em papel contact.
4ª momento:
Distribuição dos personagens da história e deixar as crianças manusear e brincar com as peças dos personagens livremente.
5º momento:
Passos matemáticos para a construção do número:
-Observação e classificação:
Organizar os grupos de lobos, porquinhos e casas.
-Sequência:
Colocar um porquinho ao lado do outro, sem se preocupar com a ordem.
-Seriação:
Os porquinhos vão fazer um passeio pela floresta. Organizar a fila de pequenos, médios e grandes.
-Inclusão:
Separar os grupos de animais e personagens.
O que tem mais: animais ou personagens?
-Correspondência termo a termo.
Uma casa para cada porquinho.
Quantas casas foram construídas?
Quantas casas o lobo destruiu?
Onde os porquinhos foram morar?
Quantas casas sobraram?
-Sequência lógica:
Um porquinho, um lobo, um porquinho, um lobo.
Um porquinho grande, um porquinho médio, um porquinho pequeno.
-Conservação:
É a percepção de que a quantidade não depende de arrumação, forma ou posição.
-Comparação:
Está em todos os processos.
Os alunos adoram essa atividade pois trabalham a matemática com toda a fantasia  dos contos de fada".

Um comentário:

  1. Sou Maria das Graças e já estudei com você no Paulina. Gosto muito de tudo que você posta e do seu entusiasmo pela educação. Amo voce! Sucesso...

    ResponderExcluir