Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

terça-feira, 22 de março de 2016

Planejamento para o 1º ano - Alfabetização e letramento

ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS EM BIMESTRES – 1° ANO – ALFABETIZAÇÃO LETRAMENTO
EIXOS
1° BIMESTRE
2° BIMESTRE
3° BIMESTRE
4° BIMESTRE


Compreensão e valorização da cultura escrita
Práticas de letramento: função social da escrita.
Práticas de letramento: função social da escrita.
Práticas de letramento: função social da escrita.
Práticas de letramento: função social da escrita.
Usos do suporte e instrumento de escrita no ambiente escolar.
Usos do suporte e instrumento de escrita no ambiente escolar.
Usos do suporte e instrumento de escrita no ambiente escolar.
Usos do suporte e instrumento de escrita no ambiente escolar.
Habilidades motoras para escrita: psicomotricidade.
Habilidades motoras para escrita: psicomotricidade.
Habilidades motoras para escrita: psicomotricidade.
Habilidades motoras para escrita: psicomotricidade.



Apropriação do
Sistema de Escrita Alfabética

(Atente-se para a gradação do conteúdo e as orientações pedagógicas no planejamento)












Apropriação do
Sistema de Escrita Alfabética
Escrita do nome completo com apoio da ficha.
Escrita do nome completo com apoio da ficha.
Escrita do nome completo sem apoio da ficha.
Escrita do nome completo sem apoio da ficha.
Consolidação do domínio do alfabeto.
Letras e sílabas.
Decomposição e composição silábica.
Segmentação oral de sílabas.
Composição silábica.
Correspondência fonema/grafema.
Letras e sílabas.
Decomposição e composição silábica.
Segmentação oral de sílabas.
Composição silábica.
Correspondência fonema/grafema.

Diferentes variações das sílabas: Consoante© e vogal (V): CV, CCV, CVC, V, CVV, CVVV, VC, VCC, etc.

Segmentação de espaços entre as palavras.
Segmentação de espaços entre as palavras.
Segmentação de espaços entre as palavras.
Orientação e alinhamento da escrita na língua Portuguesa.
Orientação e alinhamento da escrita na língua Portuguesa.
Orientação e alinhamento da escrita na língua Portuguesa.
Orientação e alinhamento da escrita na língua Portuguesa.
Consciência fonológica.
Consciência fonológica.
Consciência fonológica.
Consciência fonológica.
Diferenciar letras, números e outros símbolos.



Ordem Alfabética.
Ordem Alfabética.
Ordem Alfabética.
Ordem Alfabética.
Letra manuscrita maiúscula (leitura e escrita)
Letra manuscrita minúscula (leitura)
Letra manuscrita maiúscula (leitura e escrita)
Letra manuscrita minúscula (leitura)
Letra manuscrita maiúscula (leitura e escrita)
Letra manuscrita minúscula (leitura)
Letra manuscrita maiúscula (leitura e escrita)
Letra manuscrita minúscula (leitura)
Introdução da cursiva (somente para alunos alfabéticos)








Análise linguística: discursividade, textualidade e normatividade.

(Atente-se para a gradação do conteúdo e as orientações pedagógicas no planejamento)
Adequação de um texto ao interlocutor e ao contexto.
Adequação de um texto ao interlocutor e ao contexto.
Adequação de um texto ao interlocutor e ao contexto.
Adequação de um texto ao interlocutor e ao contexto.
Suporte e estrutura dos gêneros textuais: finalidade, esfera de circulação, tema e composição.
Suporte e estrutura dos gêneros textuais: finalidade, esfera de circulação, tema e composição.
Suporte e estrutura dos gêneros textuais: finalidade, esfera de circulação, tema e composição.
Suporte e estrutura dos gêneros textuais: finalidade, esfera de circulação, tema e composição.
Gêneros textuais a serem apresentados:
ü  Símbolos
ü  Rótulos
ü  Convites
ü  Parlendas
ü  Trava-línguas

Gêneros textuais a serem apresentados:
ü  Listagens
ü  Cartões de felicitação
ü  Bilhetes
ü  Poemas
ü  Canções
Gêneros textuais a serem apresentados:
ü  Sinais de trânsito
ü  Cartazes
ü  Contos tradicionais e modernos.
ü  Adivinha Propagandas
História em quadrinhos.
Gêneros textuais a serem apresentados:
ü  Entrevistas
ü  Tabelas
ü  Anedotas
ü  Receitas
ü  Notícias

Palavras que indicam tempo, espaço e causa.
Palavras que indicam tempo, espaço e causa.
Palavras que indicam tempo, espaço e causa.
Palavras que indicam tempo, espaço e causa.
Palavras que retomam o sentido do que já foi escrito.
Palavras que retomam o sentido do que já foi escrito.
Palavras que retomam o sentido do que já foi escrito.
Palavras que retomam o sentido do que já foi escrito.
Sentidos de palavras
Sentidos de palavras
Sentidos de palavras
Sentidos de palavras


Correspondências regulares (P/B, T/D, F/V).
Correspondências regulares (P/B, T/D, F/V).


Leitura












Leitura
Compreender textos de gêneros variados lidos pelo professor ou leitor experiente.
Compreender textos de gêneros variados lidos pelo professor ou leitor experiente
Compreender textos de gêneros variados lidos pelo aluno.
Compreender textos de gêneros variados lidos pelo aluno.
Antecipação de sentidos e conhecimentos prévio de gêneros variados lidos pelo professor ou leitor experiente.
Antecipação de sentidos e conhecimentos prévio de gêneros variados lidos pelo professor ou leitor experiente.
Antecipação de sentidos e conhecimentos prévio de gêneros variados lidos pelo aluno.
Antecipação de sentidos e conhecimentos prévio de gêneros variados lidos pelo professor ou leitor experiente.
Finalidade de um texto lido pelo professor ou leitor experiente.
Finalidade de um texto lido pelo professor ou leitor experiente.
Finalidade de um texto lido pelo aluno.
Finalidade de um texto lido pelo aluno.

Leitura em voz alta de palavras e frases.
Leitura em voz alta de pequenos textos.
Leitura em voz alta de pequenos textos.
Localização de informação explícitas em textos de gêneros variados lidos pelo professor ou leitor experiente.
Localização de informação explícitas em textos de gêneros variados lidos pelo professor ou leitor experiente.
Localização de informação explícitas em textos de gêneros variados lidos pelo aluno.
Localização de informação explícitas em textos de gêneros variados lidos pelo aluno.

Realizar inferência em textos lido pelo professor ou leitor experiente.
Realizar inferência em textos lido pelo professor ou leitor experiente.
Realizar inferência em textos lido pelo aluno.
Relações entre as partes de um texto, lido pelo professor ou leitor experiente.
Relações entre as partes de um texto, lido pelo professor ou leitor experiente.
Relações entre as partes de um texto, lido pelo aluno.
Relações entre as partes de um texto, lido pelo aluno.
Apreensão do assunto/tema em textos lidos pelo professor ou leitor experiente.
Apreensão do assunto/tema em textos lidos pelo professor ou leitor experiente.
Apreensão do assunto/tema em textos lidos pelo aluno.
Apreensão do assunto/tema em textos lidos pelo aluno.
Interpretação de frases contidas em textos lidos pelo professor ou leitor experiente.
Interpretação de frases contidas em textos lidos pelo professor ou leitor experiente
Interpretação de frases contidas em textos lidos pelo aluno.
Interpretação de frases contidas em textos lidos pelo aluno.
Relação de intertextualidade.
Relação de intertextualidade
Relação de intertextualidade
Relação de intertextualidade.


Produção de textos escritos





Produção de textos escritos
Planejamento do texto, com ajuda de um escriba.
Planejamento do texto, com ajuda de um escriba.
Planejamento do texto pelo aluno.
Planejamento do texto pelo aluno.
Produção de pequenos textos, com ajuda de um escriba.
Produção de pequenos textos, com ajuda de um escriba.
Produção de pequenos textos, com autonomia.
Produção de pequenos textos, com autonomia.
Organização do conteúdo de um texto, com ajuda de um escriba.
Organização do conteúdo de um texto, com ajuda de um escriba.
Organização do conteúdo de um texto, com autonomia.
Organização do conteúdo de um texto, com autonomia.
Articulação de ideias e fatos no texto, com ajuda de um escriba.
Articulação de ideias e fatos no texto, com ajuda de um escriba.
Articulação de ideias e fatos no texto, com autonomia.
Articulação de ideias e fatos no texto, com autonomia.
Adequação do vocabulário ao gênero e a finalidade proposta, com ajuda de um escriba.
Adequação do vocabulário ao gênero e a finalidade proposta, com ajuda de um escriba.
Adequação do vocabulário ao gênero e a finalidade proposta, com autonomia.
Adequação do vocabulário ao gênero e a finalidade proposta, com autonomia.





Oralidade
Participação de interações orais.
Participação de interações orais.
Participação de interações orais.
Participação de interações orais.
Respeito aos turnos de fala.
Respeito aos turnos de fala.
Respeito aos turnos de fala.
Respeito aos turnos de fala.
Argumentação.
Argumentação.
Argumentação.
Argumentação.
Escuta de texto.
Escuta de texto.
Escuta de texto.
Escuta de texto.
Interpretação de textos orais.
Interpretação de textos orais.
Interpretação de textos orais.
Interpretação de textos orais.
Planejamento de intervenções orais em situações públicas.
Planejamento de intervenções orais em situações públicas.
Planejamento de intervenções orais em situações públicas.
Planejamento de intervenções orais em situações públicas.
Produção de textos orais de diferentes gêneros.
Produção de textos orais de diferentes gêneros.
Produção de textos orais de diferentes gêneros.
Produção de textos orais de diferentes gêneros.
Análise da pertinência e consistência de textos orais.
Análise da pertinência e consistência de textos orais.
Análise da pertinência e consistência de textos orais.
Análise da pertinência e consistência de textos orais.
Reconhecimento e valorização da diversidade linguística.
Reconhecimento e valorização da diversidade linguística.
Reconhecimento e valorização da diversidade linguística.
Reconhecimento e valorização da diversidade linguística.
Relação entre a fala e a escrita.
Relação entre a fala e a escrita.
Relação entre a fala e a escrita.
Relação entre a fala e a escrita.


Oralidade
Adequação da fala as circunstâncias de interlocução.
Adequação da fala as circunstâncias de interlocução.
Adequação da fala as circunstâncias de interlocução.
Adequação da fala as circunstâncias de interlocução.
Valorização de textos de tradição oral.
Valorização de textos de tradição oral.
Valorização de textos de tradição oral.
Valorização de textos de tradição oral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário