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Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

terça-feira, 22 de março de 2016

Evolução dos conteúdos de Língua Portuguesa- 1º ao 5º ano /Planejamento do 1º ao 5º ano

EVOLUÇÃO DOS CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA – 1º AO 5º ANO
1º ANO
2º ANO
3º ANO
4º ANO
5º ANO
SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
Compreender o alinhamento e a direção da escrita.
Dominar o alinhamento e a direção da escrita.



Utilizar espaçamento adequado entre as palavras.
Utilizar espaçamento adequado entre as palavras.



Escrever o nome completo sem auxílio da ficha.
Escrever o nome completo sem auxílio da ficha.



Diferenciar letras de outros símbolos.
Diferenciar letras de outros símbolos.



Conhecer e nomear o alfabeto.
Conhecer e nomear o alfabeto.



Conhecer palavras com as diferentes formações das sílabas.
Conhecer palavras com as diferentes formações das sílabas.



Consciência fonológica: sílabas iniciais, medianas e finais.
Consciência fonológica: sílabas iniciais, medianas e finais.
Consciência fonológica: sílabas iniciais, medianas e finais.


Conhecer a ordem alfabética tomando a primeira letra como referência.
Conhecer a função da ordem alfabética (ampliando para as próximas letras).
Conhecer a função da ordem alfabética.


Reconhecer diferentes tipos de letra: manuscrita maiúscula, minúscula e cursiva (somente para os alfabéticos).
Reconhecer diferentes tipos de letra (manuscrita maiúscula, minúscula e cursiva).




Compor e decompor sílabas.
Compor e decompor sílabas.



Segmentar palavras em textos.
Segmentar palavras em textos.



Perceber a presença das vogais em todas as sílabas.
Perceber a presença das vogais em todas as sílabas.



Dominar correspondência entre grafemas e fonemas.
Dominar correspondência entre grafemas e fonemas.




Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas. (P,B,T,D,F,V)


Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas. (P,B,T,D,F,V)




Escrever palavras com estruturas silábicas diversas, observando regras contextuais que explicam o valor sonoro dos grafemas:
·         SA/SO/SU (em início de palavras)
·         JA/JO/JU (inicial)
·         Z no início de palavras
·         M/N (final de sílabas)
·         NH, LH, CH
·         C/QU
·         G/GU
·         C/QU, G/GU.
·         R/RR.
·         SA/SO/SU (em início de palavras).
·         JA, JO, JU, Z (inicial).
·         O/U, E/I (em sílaba final).
·         M e N (nasalizando final de sílaba).
·         Ã, ÃO (em final de substantivos e adjetivos).
·         NH, LH, CH.
·         A, E, I, O, U (sílabas nasais que antecedem
·         M e N).
·         C/QU, G/GU, R/RR,
·         SA/SO/SU (em início de palavras)
·         JA, JO, JU, Z (inicial)
·         O/U, E/I (em sílaba final)
·         M, N, NH ou ~ (marcar nasalização)
·         Ã, ÃO (em final de substantivos e adjetivos)
·         Uso do H acompanhado de N, C e do L: NH, LH, CH
·         A, E, I, O, U (sílabas nasais que antecedem M e N)
·         C/QU, G/GU, R/RR,
·         SA/SO/SU (em início de palavras)
·         JA, JO, JU, Z (inicial)
·         O/U, E/I (em sílaba final)
·         M, N, NH ou ~ (marcar nasalização)
·         Ã, ÃO (em final de substantivos e adjetivos)
·         Uso do H acompanhado de N, C e do L: NH, LH, CH
·         A, E, I, O, U (sílabas nasais que antecedem M e N)



Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares morfológico-gramaticais presentes em substantivos e adjetivos:

·         Formação por derivação:
oAdjetivos que indicam lugar de origem se escrevem com ESA no final (exemplo: francesa).
oSubstantivos derivados de adjetivos que terminam com o segmento sonoro /eza/ se escrevem com EZA.
oMilharal, canavial, cafezal e outros coletivos semelhantes terminam com L.
oFamoso, carinhoso, gostoso, e outros adjetivos semelhantes se escrevem sempre com S.
oDoidice, meninice, chatice e outros substantivos terminados com o sufixo ICE se escrevem com C.
oSubstantivos derivados que terminam com os sufixos ÊNCIA, ANÇA, ÂNCIA também se escrevem com C ou Ç.
· Flexão verbal
oCantou, bebeu, partiu e todas as outras formas da 3ª pessoa do singular do passado se escrevem com U final.
oCantarão, beberão e todas as formas da 3ª pessoa do plural no futuro se escrevem com ÃO, enquanto todas as outras formas da 3ª pessoa do plural de todos os tempos verbais se escrevem com M no final.
oCantasse, bebesse, dormisse e todas as flexões do imperfeito do subjuntivo terminam com SS.
·         Todos os infinitivos terminam com R, embora esse R não seja pronunciado em muitas regiões de nosso país.
·         Formação por derivação:
o   Adjetivos que indicam lugar de origem se escrevem com ESA no final (exemplo: francesa).
o   Substantivos derivados de adjetivos que terminam com o segmento sonoro /eza/ se escrevem com EZA.
o   Milharal, canavial, cafezal e outros coletivos semelhantes terminam com L.
o   Famoso, carinhoso, gostoso, e outros adjetivos semelhantes se escrevem sempre com S.
o   Doidice, meninice, chatice e outros substantivos terminados com o sufixo ICE se escrevem com C.
o   Substantivos derivados que terminam com os sufixos ÊNCIA, ANÇA, ÂNCIA também se escrevem com C ou Ç.
·         Flexão verbal
o   Cantou, bebeu, partiu e todas as outras formas da 3ª pessoa do singular do passado se escrevem com U final.
o   Cantarão, beberão e todas as formas da 3ª pessoa do plural no futuro se escrevem com ÃO, enquanto todas as outras formas da 3ª pessoa do plural de todos os tempos verbais se escrevem com M no final.
o   Cantasse, bebesse, dormisse e todas as flexões do imperfeito do subjuntivo terminam com SS.
o   Todos os infinitivos terminam com R, embora esse R não seja pronunciado em muitas regiões de nosso país

Escrever palavras irregulares que aparecem com muita frequência em textos lidos na sala de aula.
·         A notação do som do /s/ com S, C, Z, SS, X, Ç, XC, SC, SÇ, S. (exemplo: seguro, cidade, assistir, auxílio, açude, exceto, piscina, cresça).
·         A notação do som do /z/ com Z, S e X (gozado, casa, exame).
·         A notação do som /s/ com X, CH OU Z (xale, chalé, rapaz).
·         A notação do som /g/ com G e J (gelo, jiló).
·         A notação do som /l/ com L e LH em palavras como família e toalha.
·         A notação do som /i/ com I ou E em posição átona não-final (cigarro, seguro).
·         A notação do som /u/ com U ou O em posição átona não-final (buraco, bonito).
·         O emprego do H em início de palavra (harpa, hoje e humano).
·         A notação do som do /s/ com S, C, Z, SS, X, Ç, XC, SC, SÇ, S. (exemplo: seguro, cidade, assistir, auxílio, açude, exceto, piscina, cresça).
·         A notação do som do /z/ com Z, S e X (gozado, casa, exame)
·         A notação do som /s/ com X, CH OU Z (xale, chalé, rapaz)
·         A notação do som /g/ com G e J (gelo, jiló)
·         A notação do som /l/ com L e LH em palavras como família e toalha.
·         A notação do som /i/ com I ou E em posição átona não-final (cigarro, seguro)
·         A notação do som /u/ com U ou O em posição átona não-final (buraco, bonito)
·         O emprego do H em início de palavra (harpa, hoje e humano)
·         Certos ditongos da escrita, que tem uma pronúncia reduzida, por exemplo: caixa, madeira, vassoura.
·         A notação do som do /s/ com S, C, Z, SS, X, Ç, XC, SC, SÇ, S. (exemplo: seguro, cidade, assistir, auxílio, açude, exceto, piscina, cresça).
·         A notação do som do /z/ com Z, S e X (gozado, casa, exame)
·         A notação do som /s/ com X, CH OU Z (xale, chalé, rapaz)
·         A notação do som /g/ com G e J (gelo, jiló)
·         A notação do som /l/ com L e LH em palavras como família e toalha.
·         A notação do som /i/ com I ou E em posição átona não-final (cigarro, seguro)
·         A notação do som /u/ com U ou O em posição átona não-final (buraco, bonito)
·         O emprego do H em início de palavra (harpa, hoje e humano)
·         Certos ditongos da escrita, que tem uma pronúncia reduzida, por exemplo: caixa, madeira, vassoura.
ANÁLISE LINGUISTICA: DISCURSIVIDADE E NORMATIVIDADE
Adequação do texto ao interlocutor
Adequação do texto ao interlocutor
Adequação do texto ao interlocutor
Adequação do texto ao interlocutor
Adequação do texto ao interlocutor
Diversas estruturas dos gêneros textuais: finalidades, esfera de circulação, tema e composição.
Diversas estruturas dos gêneros textuais: finalidades, esfera de circulação, tema e composição.
Diversas estruturas dos gêneros textuais: finalidades, esfera de circulação, tema e composição.
Diversas estruturas dos gêneros textuais: finalidades, esfera de circulação, tema e composição.
Diversas estruturas dos gêneros textuais: finalidades, esfera de circulação, tema e composição.
·         Textos não verbais e mistos
o   Símbolos (A)
o   Sinais de trânsito (A)
o   Rótulos (A)
·         Textos jornalísticos
o   Notícias (A)
o   Entrevistas (A)
·         Textos publicitários
o   Propagandas (A)
o   Cartazes (A)
·         Textos instrucionais
o   Receitas (A)
o   Listagens (A)
·         Textos humorísticos
o   História em quadrinhos (A)
o   Anedotas (A)
·         Textos científicos
o   Tabelas (A)
·         Textos epistolares
o   Cartões de felicitação (A)
o   Convites (A)
o   Bilhetes (A)
·         Textos literários
o   Parlendas (A)
o   Contos tradicionais e modernos (A)
o   Poemas (A)
o   Canções (A)
o   Adivinhas (A)
o   Canções (A)
o   Trava-línguas (A)

·         Textos não verbais e mistos
o   Logotipos (A)
o   Símbolos (A)
o   Sinais de trânsito (A)
o   Rótulos (A)
·         Textos jornalísticos
o   Notícias (A)
o   Entrevistas (A)
·         Textos publicitários
o   Propagandas (A)
o   Cartazes (A)
o   Anúncios (A)
·         Textos instrucionais
o   Regras de jogo (A)
o   Receitas (A)
o   Listagens (S)
·         Textos humorísticos
o   História em quadrinhos (A)
·         Textos científicos
o   Verbete de dicionário (A)
o   Tabelas (A)
o   Gráficos (A)
·         Textos epistolares
o   Cartões de felicitação (S)
o   Avisos (S)
o   Convites (A)
o   Bilhetes (S)
·         Textos literários
o   Contos tradicionais e modernos (A)
o   Poemas (A)
o   História em quadrinhos (A)
o   Canções (A)
o   Quadrinhas (A)
o   Adivinhas (A)
o   Canções (A)
o   Trava-línguas (A)
·         Textos não verbais e mistos
o   Logotipos (A)
o   Tirinhas (A)
o   Sinais de trânsito (A)
o   Rótulos (A)
·         Textos jornalísticos
o   Notícias (A)
o   Entrevistas (A)
·         Textos publicitários
o   Propagandas (A)
o   Cartazes (A)
o   Anúncios (S)
·         Textos instrucionais
o   Regras de jogo (A)
o   Receitas (S)
·         Textos humorísticos
o   Tirinhas (A)
o   Anedotas (A)
·         Textos científicos
o   Relato de vivência (A)
o   Verbete de dicionário (A)
o   Tabelas (A)
o   Gráficos (A)
·         Textos epistolares
o   Cartas formais (A)
o   Convites (S)
o   Bilhetes (A)
·         Textos literários
o   Contos tradicionais e modernos (A)
o   Poemas (A)
o   História em quadrinhos (A)
o   Canções (A)
o   Quadrinhas (S)
o   Adivinhas (A)
·         Textos não verbais e mistos
o   Logotipos (A)
o   Visuais (A)
o   Símbolos (A)
o   Sinais de trânsito (A)
·         Textos jornalísticos
o   Reportagens (A)
o   Notícias (S)
·         Textos publicitários
o   Propagandas (A)
o   Folhetos (A)
o   Cartazes (S)
·         Textos instrucionais
o   Manuais de instrução (A)
o   Regras de jogo (S)
·         Textos humorísticos
o   Tirinhas (A)
o   Histórias em quadrinhos (S)
·         Textos científicos
o   Tabelas (A)
o   Gráficos (A)
o   Relatos de Vivência (A)
o   Verbete de dicionário (A)
o   Relato de experimento (S)
·         Textos epistolares
o   Convite (A)
o   Diários (A)
o   Bilhetes (A)
o   Cartas informais (S)
o   E-mail (A)
o   Cartas abertas (A)
·         Textos literários
o   Fábulas (A)
o   Lendas (A)
o   Poemas (S)
o   Contos modernos (A)
o   Canções (A)
o   Histórias em quadrinhos (A)
·         Textos não verbais e mistos
o   Logotipos (S)
·         Textos jornalísticos
o   Reportagens (S)
o   Artigos de opinião (A)
o   Entrevistas (A)
·         Textos publicitários
o   Propagandas (S)
o   Folhetos (S)
·         Textos instrucionais
o   Manuais de instrução (A)
o   Regras de jogo (S)
o   Formulários (S)
·         Textos humorísticos
o   Tirinhas (A)
o   Charges (A)
o   Anedotas (S)
·         Textos científicos
o   Tabelas (S)
o   Gráficos (S)
o   Verbete de dicionário (S)
·         Textos epistolares
o   Cartas formais (A)
o   Diários (s)
·         Textos literários
o   Fábulas (A)
o   Lendas (A)
o   Peças de teatro (A)
o   Provérbios (A)
o   Canções (A)
o   Poemas (S)
Conhecimento e uso de palavras e/ou expressões que retomam sentido no texto.
Conhecimento e uso de palavras e/ou expressões que retomam sentido no texto.
Conhecimento e uso de palavras e/ou expressões que retomam sentido no texto.
Conhecimento e uso de palavras e/ou expressões que retomam sentido no texto.
Conhecimento e uso de palavras e/ou expressões que retomam sentido no texto.

Palavras que indicam tempo, espaço e relações de causa.
Palavras que indicam tempo, espaço e relações de causa.
Palavras que indicam tempo, espaço e relações de causa.
Palavras que indicam tempo, espaço e relações de causa.

Palavras e/ou expressões que retomam o que já foi escrito e palavras que substituem o nome evitando repetições.
Palavras e/ou expressões que retomam o que já foi escrito e palavras que substituem o nome evitando repetições.
Palavras e/ou expressões que retomam o que já foi escrito e palavras que substituem o nome evitando repetições.
Palavras e/ou expressões que retomam o que já foi escrito e palavras que substituem o nome evitando repetições.


Elementos que compõem as partes de um texto: título, texto principal e tópicos.



Concordância nominal: concordância de gênero e número nos casos mais frequentes.
a)      Gênero: masculino e feminino
b)      Número: singular e plural
Concordância verbal
Concordância nominal: concordância de gênero e número nos casos mais frequentes.
a)      Gênero: masculino e feminino
b)      Número: singular e plural
Concordância verbal
a)      Modo-temporal: passado, presente e futuro.
b)      Pessoa: 1ª e 3ª pessoa.
Concordância nominal: concordância de gênero e número nos casos mais frequentes.
a)      Gênero: masculino e feminino
b)      Número: singular e plural
Concordância verbal
a)      Modo-temporal: passado, presente e futuro.
b)      Pessoa: 1ª e 3ª pessoa.

Concordância nominal: concordância de gênero e número nos casos mais frequentes.
a)      Gênero: masculino e feminino
b)      Número: singular e plural
Concordância verbal
a)      Modo-temporal: passado, presente e futuro.
b)      Pessoa: 1ª e 3ª pessoa.


Substantivos próprio e comum: estabelecendo relações com o uso da letra maiúscula e minúscula.
Substantivos:
o        Comum e próprio: estabelecer relação do uso da letra maiúscula.
o        Simples e composto: estabelecer relação com o emprego ou não do hífen.
o        Primitivo e derivado: estabelecer relação entre as grafias das palavras.
o        Coletivos usuais
o        Variação quanto ao número: singular e plural.
o        Variação quanto ao gênero: masculino e feminino.
o        Variação quanto ao grau: aumentativo e diminutivo.
o        Concordância nominal.
·         Substantivos:
o   Comum e próprio: estabelecer relação do uso da letra maiúscula.
o   Simples e composto: estabelecer relação com o emprego ou não do hífen.
o   Primitivo e derivado: estabelecer relação entre as grafias das palavras.
o   Coletivo usuais.
o   Variação quanto ao número: singular e plural
o   Variação quanto ao gênero: masculino e feminino.
o   Variação quanto ao grau: aumentativo e diminutivo.
o   Concordância nominal.

Uso adequado da letra maiúscula e minúscula.
Uso adequado da letra maiúscula e minúscula.
Uso adequado da letra maiúscula e minúscula.
Uso adequado da letra maiúscula e minúscula.




Palavras de ligação para a construção de frases: por que, e, mas, que, porque e porquê, portanto, etc.


Função dos adjetivos para conferir características, qualidades, aspecto ou estado.
Função dos adjetivos no texto.
Função dos adjetivos no texto.




Uso e identificação da preposição no texto.




Uso e identificação da conjunção no tempo.




Palavras que expressam modo, tempo, lugar e intensidade (advérbio )


Substituição do nome por pronomes e sinônimos, evitando repetição de palavras.
Substituição do nome por pronomes e sinônimos, evitando repetição de palavras.
Substituição do nome por pronomes e sinônimos, evitando repetição de palavras.

Pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.



Funções dos verbos na frase: ligar uma característica a um ser, exprimir ações, fenômenos e sentimentos.
Conceito de verbo:
·  Noção de tempos verbais (passado, presente e futuro)
·  Noção de pessoas verbais (1ª, 2ª e 3ª pessoa)
Concordância verbal
Uso e identificação do verbo no texto.

Pontuação: exclamação, interrogação, ponto final e dois pontos para indicar a fala de personagens, travessão. Análise dos efeitos de sentidos provocados pela pontuação numa frase e a relação entre os tipos de frase e a pontuação.
Pontuação: exclamação, interrogação, ponto final e dois pontos para indicar a fala de personagens, travessão.
Análise dos efeitos de sentidos provocados pela pontuação numa frase e a relação entre os tipos de frase e a pontuação.
Sinais de pontuação:
ü  ponto final,
ü  interrogação,
ü  exclamação,
ü  vírgula (em listagens, vocativo, aposto e em outros casos que precisam de esclarecimentos).
ü  Dois pontos: introduzir listagens, exemplos e indicar fala de personagens.
ü  Travessão
Análise dos efeitos de sentidos provocados pela pontuação numa frase e a relação entre os tipos de frase e a pontuação.

Tipos de frases: afirmativa, interrogativa, exclamativa, negativa, imperativa).
Sinais de pontuação:
ü  ponto final,
ü  interrogação,
ü  exclamação,
ü  vírgula (em listagens, vocativo, aposto e em outros casos que precisam de esclarecimentos).
ü  Dois pontos: introduzir listagens, exemplos e indicar fala de personagens.
ü  Travessão
ü  Reticências
ü  Aspas
Análise dos efeitos de sentidos provocados pela pontuação numa frase e a relação entre os tipos de frase e a pontuação.

Tipos de frases: afirmativa, interrogativa, exclamativa, negativa, imperativa).


Identificação de tonicidade das sílabas.
Acentos agudo e circunflexo.
Marcas de nasalização (til, n, m).
Tonicidade (sílaba tônica)
Classificação quanto a tonicidade: oxítona, paroxítona e proparoxítona.
Acentuação de proparoxítona.
Acentos: circunflexo e agudo
Uso do til: sinal indicativo de nasalização.
Classificação quanto a tonicidade: oxítona, paroxítona e proparoxítona.
Regras de acentuação (oxítona e paroxítona e proparoxítona).
Conhecer e utilizar as regras de acentuação: paroxítonas terminadas em l, r, i,is, ã, ãs, ao, aos, um,us e uns.
Uso do til: sinal indicativo de nasalização.
Sentidos de palavras e expressões no texto, diferenças dos sentidos entre sinônimos.
Sentidos de palavras e expressões no texto, diferenças dos sentidos entre sinônimos.
Sentidos de palavras e expressões no texto, diferenças dos sentidos entre sinônimos.
Sentidos de palavras e expressões no texto, diferenças dos sentidos entre sinônimos.
Sentidos de palavras e expressões no texto, diferenças dos sentidos entre sinônimos.
LEITURA
Leitura de textos verbais e não verbais.
Leitura de textos verbais e não verbais.
Leitura de textos verbais e não verbais.
Leitura de textos verbais e não verbais.
Leitura de textos verbais e não verbais.
Leitura de textos de gêneros variados.
Leitura de textos de gêneros variados.
Leitura de textos de gêneros variados.
Leitura de textos de gêneros variados.
Leitura de textos de gêneros variados.
Antecipação de sentidos e conhecimentos prévios.
Antecipação de sentidos e conhecimentos prévios.
Antecipação de sentidos e conhecimentos prévios.
Antecipação de sentidos e conhecimentos prévios.
Antecipação de sentidos e conhecimentos prévios.
Leitura de texto em voz alta com fluência.
Leitura de texto em voz alta com fluência.
Leitura de texto em voz alta com fluência.
Leitura de texto em voz alta com fluência.
Leitura de texto em voz alta com fluência.
Localização de informações explícitas em textos.
Localização de informações explícitas em textos.
Localização de informações explícitas em textos.
Localização de informações explícitas em textos.
Localização de informações explícitas em textos.
Localização de informações implícitas em textos.
Localização de informações implícitas em textos.
Localização de informações implícitas em textos.
Localização de informações implícitas em textos.
Localização de informações implícitas em textos.


Inferências em textos.
Inferências em textos.
Inferências em textos.
Estabelecimento de relações lógicas entre as partes do texto.
Estabelecimento de relações lógicas entre as partes do texto.
Estabelecimento de relações lógicas entre as partes do texto.
Estabelecimento de relações lógicas entre as partes do texto.
Estabelecimento de relações lógicas entre as partes do texto.
Apreensão de assunto e tema tratado no texto.
Apreensão de assunto e tema tratado no texto.
Apreensão de assunto e tema tratado no texto.
Apreensão de assunto e tema tratado no texto.
Apreensão de assunto e tema tratado no texto.

Finalidade do texto.
Finalidade do texto.
Finalidade do texto.
Finalidade do texto.
Interpretação de frases e expressões contidas em textos.
Interpretação de frases e expressões contidas em textos.
Interpretação de frases e expressões contidas em textos.
Interpretação de frases e expressões contidas em textos.
Interpretação de frases e expressões contidas em textos.
Estabelecimento de relações de intertextualidade.
Estabelecimento de relações de intertextualidade.
Estabelecimento de relações de intertextualidade.
Estabelecimento de relações de intertextualidade.
Estabelecimento de relações de intertextualidade.

Significado das palavras no dicionário e busca do sentido das palavras no contexto.

Significado das palavras no dicionário e busca do sentido das palavras no contexto.
Significado das palavras no dicionário e busca do sentido das palavras no contexto.
Significado das palavras no dicionário e busca do sentido das palavras no contexto.

Uso do dicionário com auxílio do professor.
Uso do dicionário com auxílio do professor.
Uso do dicionário
Uso do dicionário
PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS
Planejamento da escrita de textos.
Planejamento da escrita de textos.
Planejamento da escrita de textos.
Planejamento da escrita de textos.
Planejamento da escrita de textos.
Produção de textos com diversas finalidades.
Produção de textos com diversas finalidades, em especial:
ü  Avisos
ü  Listagem
ü  Bilhete
ü  Cartão de felicitação
Produção de textos com diversas finalidades.
ü  Anúncios
ü  Receitas
ü  Convites
ü  Quadrinhas
Produção de textos com diversas finalidades.
ü  Narrativas literárias
ü  Poemas
ü  Cartazes
ü  Notícias
ü  Regras de jogo
ü  Relato pessoal
ü  Relato de experimento
ü  Cartas informais
ü  Cartas abertas
ü  Histórias em quadrinhos
ü  Textos multimodais
Produção de textos com diversas finalidades.
ü  Logotipo
ü  Reportagens
ü  Propagandas
ü  Folhetos
ü  Regras de jogo
ü  Formulário
ü  Anedotas
ü  Tabela
ü  Gráfico
ü  Verbete de dicionário
ü  Diários
ü  Poemas
Organização do conteúdo do texto: articulação de ideias e uso de recursos coesivos.
Organização do conteúdo do texto: articulação de ideias e uso de recursos coesivos.
Organização do conteúdo do texto: articulação de ideias e uso de recursos coesivos.
Organização do conteúdo do texto: articulação de ideias e uso de recursos coesivos.
Organização do conteúdo do texto: articulação de ideias e uso de recursos coesivos.

Uso do parágrafo.
Uso do parágrafo.
·         Uso do parágrafo.
·         Separação adequada de palavras no texto.
·         Escrita de acordo com a norma ortográfica regulares (através da inferência de regras) e irregulares (constatação da ausência de regras) em palavras usuais.
·         Acentuação de palavras: regras gerais relacionadas a tonicidade.
·         Separação, no texto, entre discurso direto e indireto.
·         Utilização de marcadores de tempo, espaço, causa.
·         Substituição do nome pelos pronomes, sinônimos.
·         Uso do parágrafo.
·         Separação adequada de palavras no texto.
·         Escrita de acordo com a norma ortográfica regulares (através da inferência de regras) e irregulares (constatação da ausência de regras) em palavras usuais.
·         Acentuação de palavras: regras gerais relacionadas a tonicidade.
·         Separação, no texto, entre discurso direto e indireto.
·         Utilização de marcadores de tempo, espaço, causa.
·         Substituição do nome pelos pronomes, sinônimos.

Marcas da fala direta de personagens.
Marcas da fala direta de personagens.
Marcas da fala direta de personagens.
Marcas da fala direta de personagens.

Pontuação como recurso essencial para estruturar textos. Análise dos efeitos de sentidos provocados pela pontuação numa frase e relação entre os tipos de frases e a pontuação.
Pontuação como recurso essencial para estruturar textos. Análise dos efeitos de sentidos provocados pela pontuação numa frase e relação entre os tipos de frases e a pontuação.
Pontuação como recurso essencial para estruturar textos. Análise dos efeitos de sentidos provocados pela pontuação numa frase e relação entre os tipos de frases e a pontuação.
Pontuação como recurso essencial para estruturar textos. Análise dos efeitos de sentidos provocados pela pontuação numa frase e relação entre os tipos de frases e a pontuação.
Utilização de vocabulário diversificado e adequado ao gênero.
Utilização de vocabulário diversificado e adequado ao gênero.
Utilização de vocabulário diversificado e adequado ao gênero.
Utilização de vocabulário diversificado e adequado ao gênero.
Utilização de vocabulário diversificado e adequado ao gênero.

Revisão (coletiva ou autônoma) de textos de gêneros variados.
Revisão (coletiva ou autônoma) de textos de gêneros variados.
Revisão (coletiva ou autônoma) de textos de gêneros variados.
Revisão (coletiva ou autônoma) de textos de gêneros variados.
ORALIDADE
Participação em interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
Participação em interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
Participação em interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
Participação em interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
Participação em interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
Escuta com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-os criticamente.
Escuta com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-os criticamente.
Escuta com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-os criticamente.
Escuta com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-os criticamente.
Escuta com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-os criticamente.
Planejamento de intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debates, contação de histórias.
Planejamento de intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debates, contação de histórias.
Planejamento de intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debates, contação de histórias.
Planejamento de intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debates, contação de histórias.
Planejamento de intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debates, contação de histórias.
Produção de textos orais de diferentes gêneros com diferentes propósitos sobretudo os mais formais, comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição, notícia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outras).
Produção de textos orais de diferentes gêneros com diferentes propósitos sobretudo os mais formais, comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição, notícia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outras).
Produção de textos orais de diferentes gêneros com diferentes propósitos sobretudo os mais formais, comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição, notícia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outras).
Produção de textos orais de diferentes gêneros com diferentes propósitos sobretudo os mais formais, comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição, notícia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outras).
Produção de textos orais de diferentes gêneros com diferentes propósitos sobretudo os mais formais, comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição, notícia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outras).

Produção (coletiva ou autônoma) de resumos de textos lidos ou ouvidos.
Produção (coletiva ou autônoma) de resumos de textos lidos ou ouvidos.


Análise da pertinência e a consistência de textos orais, considerando as finalidades e características dos gêneros.
Análise da pertinência e a consistência de textos orais, considerando as finalidades e características dos gêneros.
Análise da pertinência e a consistência de textos orais, considerando as finalidades e características dos gêneros.
Análise da pertinência e a consistência de textos orais, considerando as finalidades e características dos gêneros.
Análise da pertinência e a consistência de textos orais, considerando as finalidades e características dos gêneros.
Reconhecimento da diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre variedades regionais, sociais, de faixa etária, de gênero dentre outras
Reconhecimento da diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre variedades regionais, sociais, de faixa etária, de gênero dentre outras
Reconhecimento da diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre variedades regionais, sociais, de faixa etária, de gênero dentre outras
Reconhecimento da diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre variedades regionais, sociais, de faixa etária, de gênero dentre outras
Reconhecimento da diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre variedades regionais, sociais, de faixa etária, de gênero dentre outras
Relação da fala e escrita, tendo em vista a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
Relação da fala e escrita, tendo em vista a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
Relação da fala e escrita, tendo em vista a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
Relação da fala e escrita, tendo em vista a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
Relação da fala e escrita, tendo em vista a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
Valorização dos textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.
Valorização dos textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.
Valorização dos textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.
Valorização dos textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.
Valorização dos textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.

Exposição oral de trabalhos e pesquisas.
Exposição oral de trabalhos e pesquisas.
Exposição oral de trabalhos e pesquisas.
Exposição oral de trabalhos e pesquisas.



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