Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Plano de aula tema dengue /ensino fundamental 1

Tema: Dengue   (sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas)
Objetivo geral 
Desenvolver a linguagem oral, a leitura e a escrita dentro do contexto atual.

Objetivos específicos:

  • Pesquisar sobre o mosquito transmissor;
  • Conhecer as causas e consequências da dengue
  • Relacionar a dengue com a falta de higiene ambiental;
  • Despertar a consciência da responsabilidade de cada um no processo de prevenção e combate a dengue;
  • Promover a mudança de comportamentos da comunidade, levando-a a tomar atitudes concretas no combate a doença.

1º Momento: Produção oral
Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema em questão, através de
 conversa informal, com todos conversas informais “na rodinha”. 
Utilizando um cartaz  ou vídeo com o mosquito da dengue, lançar questões:

Qual foi o bichinho que acabamos de ver?
  • Ele transmite uma doença .Alguém sabe o nome dela?
  •  Quem já ouviu falar? Quando? Onde? Quem falou?
Permitir que os alunos se expressem contando suas experiências, relatando seus conhecimentos a respeito.
Aumentar as perguntas de acordo com a conversa, interesses e faixa-etária dos alunos.
Listar num cartaz os conhecimentos prévios.
  • Verificar o que os alunos tem curiosidade de saber?
Listar, também num cartaz, as dúvidas provisórias dos alunos e combinar com eles que juntos descobrirão todas as respostas.


  • Os agentes de saúde falarão sobre como é transmitida a dengue.
  • Dramatização (como se prevenir da dengue)
  •  Brincadeiras (cuidar de uma boneca que está “dengosa” – quais são os sintomas e como tratar)
   
2º Momento: Linguagem oral e escrita:
  • Rodas de conversas utilizando textos informativos em jornais e revistas.
  • Produção coletiva - os alunos falam a respeito do tema, criam histórias, poesias ou textos informativos e o(a) professor(a) organiza as falas sendo o escriba;
  • Estudo da letra D – identificar através de pesquisas em jornais e revistas velhas, falar outras palavras que iniciam com D, nomes de alunos que iniciam com D, escrita espontânea da letra, identificar e escrever em maiúscula e minúscula.
  • Listar palavras que iniciam com a letra D.
3º Momento:   Natureza e Sociedade:
  • Convidar os agentes de saúde para falar sobre o tema/ como é transmitida a dengue.
  • Elaborar cartazes para conscientizar a população/ colegas e espalhar pela escola e comunidade.
  • Representar através de desenhos e brincadeiras noções de prevenção a dengue;
  • Ampliar noções de higiene e saúde a partir do estudo sobre sintomas e efeitos da dengue;
4º Momento:Artes plásticas:
  • Criar cartazes e folders sobre o tema através de desenhos e técnicas de recorte e colagem;
  • Criar dobraduras e máscaras do mosquito,
  • Desenhos, pinturas e modelagens relacionados ao tema.
5º Momento:Música e Movimento:
  • Cantar, dançar e dramatizar com base no tema em questão;
  • Desafiar os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos ajudando a conscientizar outros alunos, sua família e os moradores da comunidade, além de prevenir cuidando das plantas e examinando os terrenos.
6º Momento:Matemática:
  • Observar gráficos e tabelas/e ou elaborar gráfico com os casos de dengue da escola.
  • Contar letras da palavra DENGUE;
  • Seriação, classificação e contagem/utilizando mosquitos (figuras previamente preparadas pelo professor);
  • Representar a quantidade de mosquitos ditadas pelo professor através de desenhos;
  • Identificar mosquitos grandes e pequenos, na frente de, atrás de, no lado esquerdo e direito, em cima e embaixo (de forma lúdica com base no mosquito previamente preparado pelo professor para realização da atividade).
Avaliação: avaliar a participação,os trabalhos realizados , apresentação de teatro, dança ,paródia...
.

2 comentários:

  1. As suas postagens e dicas, Ivani Ferreira, auxiliam muito o trabalho dos professores! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Você é um grande exemplo a ser seguido. Sou sua fã! (Luciana)

    ResponderExcluir