Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Entrevista /perguntas e respostas sobre o faz de conta nas escolas

De que maneira os conteúdos trabalhados no faz de conta enfatizaram os conteúdos de zero a dois anos?

Os conteúdos trabalhados no faz de conta enriquecem o trabalho com as crianças de zero a dois anos. Através do faz de conta a criança age como protagonista, desenvolvendo sua capacidade de participação, socialização, interação aluno x aluno e professor x aluno.

Por exemplo: Cantinhos temáticos com blocos, cones, cubos para a criança empilhar; tampinhas de Toddy de tamanhos diversificados (pequeno, médio e grande) as quais as crianças exploram colocando uma dentro da outra de acordo com a forma, empilhado fazendo pirâmides, utilizando como pratinhos, entre outras possibilidades que a imaginação permitir; chocalhos feitos com garrafas pet, com diversos grãos para desenvolver a percepção auditiva e ritmo musical, bonecas, carrinhos, panelinhas auxiliam na imitação de atitudes familiar, no desenvolvimento da imaginação , diálogo e autonomia...etc.

Quais os desafios relacionados a essa faixa etária?
Os desafios relacionados a essa faixa etária está ao “Cuidar e educar”. Assim, através de aulas/rotinas bem planejadas o professor propõe atividades desafiadoras proporcionado o desenvolvimento dos alunos.
Durante as brincadeiras/faz de conta o professor atua indiretamente, organizando o espaço e observando os alunos durante as atividades intervindo em situações de conflitos. Atua também diretamente, incentivando o brincar para aquelas crianças mais tímidas, lembrando as regras de convivência, entre dividir o brinquedo, não morder o coleguinha ao passar dentro de um túnel.  O professor deve registrar momentos significativos e colorar com um relato no portfólio. Ex: Ana utilizou um copinho para pegar água na maçaneta da porta e deu para sua colega Maria tomar, perguntando, tá com sede? Aproveitar para usar uma foto e um registro.

Dê um exemplo do que acontece atualmente e que antes não ocorria em relação ao faz de conta.
Atualmente a escola, professores e os pais estão tendo outro “olhar” para o faz de conta. Antes poderia se visto como um momento de entretenimento, agora como um momento de muita aprendizagem e descobertas.

Outra mudança é a organização do espaço para o momento da brincadeira. Não é apenas despejar os brinquedos, mas preparar o espaço com carinho pensando no desenvolvimento dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário