Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 3 de outubro de 2015

Plano de aula: Estudando a vida e obra de Romero Britto - 2º ano

Plano de aula
Tema: Obras de Romero Britto


v  OBJETIVO GERAL:

Aguçar a criatividade  dos alunos com a finalidade de os tornarem mais observadores e críticos, desenvolvendo o interesse e o respeito por suas atividades artísticas, de outras crianças e pela obra de arte de Romero Britto .

v  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • ·         Conhecer melhor quem é  Romero Britto   e sua arte
      as formas geométricas simples (quadrado, retângulo, círculo e triângulo);
  • ·        Explorar diferentes materiais;
  • ·        Perceber e identificar as formas geométricas presentes nas obras  (quadrado, retângulo, círculo e triângulo); 
  • ·        Observar as cores utilizadas nas obras;
  • ·        Fazer leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos
  •      Perceber traços da natureza em suas obras.


Conhecendo Romero Britto
 Romero Britto nasceu em Recife, no dia 6 de outubro de 1963. Começou seu interesse pelas artes na infância, quando usava sucatas e papelões de jornal para exercitar a sua criatividade. Romero Britto também começou nessa época a usar grafitagem, o que foi de grande influência em seu trabalho.
Iniciou o curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco, mas depois viajou aos Estados Unidos e lá estabeleceu-se como artista de sucesso até hoje.

Influências!!!
É muito influenciado pela estética cubista, e tem Picasso como um grande mestre. Seu estilo vibrante e alegre, com cores fortes e impactantes fez com que sua obra tivesse forte ligação com a publicidade. O artista já mostrou o seu talento pintando para uma campanha publicitária, para as latas de refrigerante da Pepsi Cola, e redesenhou personagens de Walt Disney.
Muitas celebridades admiram a obra de Romero Britto, como Arnold Schwarzenegger, Madonna, os ex-presidentes Bill Clinton, Fernando Henrique Cardoso, Carlos Menem, respectivamente dos EUA, Brasil e Argentina. Suas coleções estão presentes em diversas galerias do mundo inteiro.
Dentre outras realizações, merece destaque a criação dos selos postais que levam o nome de Esportes para a paz, sobre as olimpíadas de Beijing. Outra criação importante é uma pirâmide que esteve instalada no Hide Park, em Londres, com uma altura similar a de um prédio de quatro andares. A obra deverá ser encaminhada para o museu da criança, na cidade do Cairo, no Egito.
Suas pinturas estão presentes em importantes aeroportos do mundo inteiro, como os de Washington DC, Nova York e Miami. Romero Britto foi homenageado pela escola de samba carioca Renascer no desfile do carnaval de 2012. O enredo abordou sua história, o colorido e a alegria de sua obra.
Hoje, o pintor vive em Miami, cidade na qual possui grande identificação. É casado e tem um filho.

Um pouco da vida e obra do querido Romero Britto.




Em sala de aula fazer a releitura da obra passarinho.
- utilizar colagens.



 Britto Tarefa!!!
Com a ajuda da família,escolher uma obra de Romero Britto, pesquisar sobre a mesma e fazer a releitura.
- Use a criatividade! 






Exposição dos trabalhos e das pesquisas na Mostra Cultural

v  Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua, através das observações e registros diários para o acompanhamento do desenvolvimento das atividades.

2 comentários: